Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?

A circulação sistêmica e a pulmonar garantem o transporte adequado de oxigênio e nutriente para todas as células do corpo.

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?
O sistema cardiovascular garante o transporte de gases e nutrientes pelo corpo

O sistema cardiovascular humano funciona com o objetivo principal de levar a todas as células do corpo oxigênio e nutrientes, bem como retirar dos tecidos aqueles produtos resultantes do metabolismo da célula. Para que isso aconteça, o sangue é impulsionado pelo coração e levado por todo o corpo pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). Como o sangue permanece no interior dos vasos, dizemos que a circulação humana é fechada.

O sangue segue dois caminhos básicos ao chegar ao coração. Ele pode seguir em direção aos pulmões ou ser impulsionado para outros órgãos do corpo. De acordo com o caminho que ele segue, podemos classificar a circulação em pulmonar e sistêmica.

A circulação pulmonar, também chamada de pequena circulação, é a responsável por levar o sangue do coração para os pulmões. Nesse caso, o sangue rico em gás carbônio sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar, chega aos pulmões, sofre o processo de trocas gasosas (hematose) e retorna ao átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares.

Percebe-se, portanto, que a função da circulação pulmonar é levar sangue pobre em oxigênio para os pulmões e devolvê-lo rico em oxigênio para que, assim, o sangue possa ser bombeado para o restante do corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?

Observe atentamente a localização da circulação pulmonar e sistêmica

A circulação sistêmica, também chamada de grande circulação, é a responsável por garantir que o sangue oxigenado seja levado para todo o corpo e que o sangue rico em gás carbônico retorne ao coração. O sangue oxigenado sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, é levado para as diversas partes do corpo, sofre trocas gasosas nos tecidos e retorna ao átrio direito do coração pelas veias cavas superiores e inferiores. Ao chegar ao coração, o sangue rico em gás carbônico é então levado para o pulmão para a oxigenação, iniciando-se novamente o processo de circulação pulmonar.

A circulação pulmonar e sistêmica estão diretamente associadas e são essenciais para garantir o equilíbrio do corpo. A circulação sistêmica garante oxigenação e nutrição para todas as células do corpo, enquanto a circulação pulmonar garante que o sangue a ser distribuído tenha a quantidade de oxigênio necessária para cada célula.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

O sistema cardiovascular é formado por órgãos que atuam juntos para garantir a nutrição e oxigenação de todas as células do nosso corpo.

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos

O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.

Os vasos sanguíneos são divididos em artérias, veias e capilares. De uma maneira geral, podemos dizer que veias são vasos responsáveis por levar o sangue do corpo para o coração, enquanto as artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração para o corpo. Já os capilares são vasos de pequeno calibre que apresentam parede formada por uma única camada de célula, o que permite a troca de substância entre a corrente sanguínea e o líquido intersticial.

As artérias apresentam paredes grossas formadas por três camadas de tecidos (túnicas). Paredes elásticas e fortes são essenciais para assegurar o transporte do sangue, que está sendo levado sob alta pressão. A medida que se afastam do coração, as artérias diminuem seu calibre, formando ramos mais finos que recebem o nome de arteríolas, que, por sua vez, ramificam-se em capilares. Esses últimos unem-se em vênulas, que se reúnem em vasos mais calibrosos chamados de veias.

As veias também possuem três túnicas, porém são menos espessas que as artérias. Esses vasos apresentam valvas que se abrem no sentido do coração, impedindo, assim, que ocorra um refluxo. A pressão sanguínea nas veias é relativamente baixa.

Anteriormente, muitos livros didáticos diferenciavam veias e artérias dizendo que as primeiras transportavam apenas sangue rico em gás carbônico e as últimas transportavam sangue rico em oxigênio. Eram utilizados, inclusive, os termos sangue arterial e sangue venoso para diferenciar o sangue com grande quantidade de oxigênio e aquele com maior quantidade de gás carbônico.

Entretanto, essa definição de veias e artérias caiu em desuso, assim como os termos sangue arterial e venoso. O problema dessa definição é que as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio e as artérias pulmonares levam sangue pobre em oxigênio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?

Observe as principais diferenças entre veias e artérias: espessura e presença de valvas

O coração é um órgão musculoso responsável por impulsionar o sangue pelo corpo. Ele é encontrado entre os dois pulmões e sobre o diafragma, com aproximadamente dois terços de sua massa mais alinhados à esquerda. Esse órgão é revestido por um tecido muscular cardíaco chamado de miocárdio e, internamente, é dividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

As duas cavidades superiores são chamadas de átrios, enquanto as duas inferiores são chamadas de ventrículos. Quando comparadas com os ventrículos, as paredes dos átrios são relativamente mais finas. Isso ocorre porque os ventrículos bombeiam sangue para todo o corpo, enquanto os átrios bombeiam sangue somente para os ventrículos. Podemos dizer que os átrios funcionam como câmaras que recebem sangue do corpo, enquanto os ventrículos funcionam bombeando o sangue para o corpo.

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?

Representação esquemática da estrutura interna do coração

Cada átrio comunica-se com um ventrículo. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda, também chamada de valva bicúspide ou valva mitral. Já o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela valva atrioventricular direita, também chamada de tricúspide. Essas valvas asseguram o fluxo unidirecional do sangue.

Existem ainda as valvas semilunares que estão localizadas entre os ventrículos e a artéria pulmonar e entre o ventrículo e a aorta. Essas valvas recebem o nome de pulmonar e aórtica, respectivamente.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quais os principais processos envolvidos entre o sistema cardiovascular e o respiratório?

O sistema cardiovascular inclui dois circuitos: - o pulmonar, que se inicia no ventrículo direito e impulsiona o sangue venoso, para a artéria pulmonar, na direção dos pulmões, local onde se dá a hematose. Depois, o sangue arterial regressa ao coração, pelas veias pulmonares, entrando pela aurícula esquerda.

Qual a relação entre o sistema respiratório e cardiovascular?

O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico. Ele está integrado ao sistema circulatório, afinal, o sangue é responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás carbônico, das células aos pulmões.

O que forma o sistema respiratório e cardiovascular trabalham juntos?

Eles trabalham juntos para fazer circular o sangue, levando oxigênio e nutrientes para as células de todo o corpo e retirando dióxido de carbono e resíduos metabólicos. Outro exemplo é o sistema respiratório, que traz oxigênio para o corpo e elimina dióxido de carbono.

Qual a diferença entre sistema cardiorrespiratório e sistema cardiovascular?

Enquanto o sistema cardiovascular trata que questões circulatórias como vasos sanguíneos e bomba cardíaca (miocárdio) o sistema cardiorrespiratório, ao “pé da letra”, envolve tanto a bomba cardíaca quanto os processos fisiológicos respiratórios como traquéia, brônquio, pulmão, alvéolos além da musculatura respiratória: ...