Quais os processos de gerenciamento de escopo de projetos?

16.1 Planejar o gerenciamento do escopo

O processo de criar um plano de gerenciamento do escopo que documenta como os escopos do projeto e do produto serão
definidos, validados e controlados.

16.2 Coletar os Requisitos



O processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de atender aos
objetivos do projeto.

16.3 Definir o Escopo



O processo de desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

16.4 Criar a EAP



O processo de subdividir as entregas e o trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

16.5 Validar o Escopo



O processo de formalizar a aceitação das entregas concluídas do projeto.

16.6 Controlar o Escopo



O processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as mudanças feitas na linha de base do
escopo.

Quais os processos de gerenciamento de escopo de projetos?

Planejar o Gerenciamento do Escopo é o processo de criar um plano que documenta como o escopo do projeto e do produto será definido, validado e controlado. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o escopo será gerenciado ao longo de todo o projeto, sendo realizado uma vez ou em pontos predefinidos no projeto.

Quais os processos de gerenciamento de escopo de projetos?

O plano de gerenciamento do escopo descreve como o escopo será definido, desenvolvido, monitorado, controlado e validado. Seu desenvolvimento e detalhamento tem inicio com a análise das informações contidas no termo de abertura do projeto, plano de gerenciamento do projeto, ativos de processos organizacionais, e outros fatores ambientais da empresa que sejam relevantes.

Quais os processos de gerenciamento de escopo de projetos?

Download do PDF: GP-15a18.pdf
Página Anterior: 15. Gerenciamento dos Riscos
Próxima Página: 17. Gerenciamento do Cronograma

Introdução

O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.

Resumo dos processos de gerenciamento do escopo do projeto

  1. Coletar os requisitos: O processo de definição e documentação das necessidades das partes interessadas para alcançar os objetivos do projeto.

  2. Definir o escopo: O processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto.

  3. Criar a EAP: O processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.

  4. Verificar o escopo: O processo de formalização da aceitação das entregas terminadas do projeto.

  5. Controlar o escopo: O processo de monitoramento do progresso do escopo do projeto e escopo do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo.

Esses processos interagem entre si e com os de outras áreas de conhecimento. Podem envolver esforços de uma ou mais pessoas, com base nas necessidades do projeto. Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todo projeto e em uma ou mais fases do mesmo, se este for assim dividido. Embora os processos estejam aqui apresentados como componentes distintos com interfaces bem definidas, na prática eles se sobrepõem e interagem de formas não detalhadas aqui.

No contexto do projeto, o termo escopo pode se referir ao:

  • Escopo do produto. As características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado; e/ou

  • Escopo do projeto. O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.

Os processos usados para gerenciar o escopo, assim como as ferramentas e técnicas de suporte, variam de acordo com a área de aplicação e normalmente são definidos como parte do ciclo de vida do projeto. A declaração detalhada aprovada do escopo do projeto e suas respectivas EAP e dicionário da EAP são a linha de base para o escopo do projeto. A linha de  base do escopo é então monitorada, verificada e controlada no ciclo de vida do projeto.

Embora aqui não seja mostrado como um processo distinto, o trabalho envolvido na execução dos cinco processos de gerenciamento do escopo do projeto é precedido por um  esforço de planejamento feito pela equipe de gerenciamento do projeto. Esse esforço é parte do processo Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, que produz um plano de gerenciamento do escopo fornecendo diretrizes sobre como o escopo do projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado. O plano de gerenciamento do escopo pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou conciso, dependendo das necessidades do projeto.

A conclusão do escopo do projeto é comparada ao plano de gerenciamento do projeto. A conclusão do escopo do produto é comparada aos requisitos do produto. Os processos de gerenciamento do escopo do projeto precisam estar bem integrados aos das outras áreas de conhecimento para que o trabalho resulte na entrega do  escopo do produto especificado.

Quais são as etapas dos processos de gerenciamento de projetos?

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento. Essas fases são o roteiro conforme você e equipe realizam projetos complicados.

Quais são as 4 partes de um bom escopo de projetos?

São 4 documentos básicos que compõem o escopo do projeto:.
Plano de Gerenciamento do Escopo. ... .
Termo de Abertura do Projeto. ... .
Documentação dos Requisitos. ... .
Ativos de Processos Organizacionais..

O que são os processos de gerenciamento de projeto?

Os processos de gerenciamento de projetos são aqueles responsáveis por manter o fluxo de trabalho ao longo do desenvolvimento das tarefas. Isso significa que eles são o conjunto de ferramentas e técnicas que possibilitam a gestão das 10 áreas de conhecimento do projeto.

Quais as etapas de um escopo?

Existem cinco etapas na definição do escopo de projeto: (1) a coleta de dados; (2) a definição do escopo propriamente dita; (3) a criação de pacotes de trabalhos (que significa dividir cada etapa do projeto em etapas ainda menores, que simplificam o monitoramento e controle dos processos internos); (4) verificação do ...