Qual o formato padrão de download de um arquivo criado no Google Docs?

O Google Docs é um editor de texto que funciona no navegador e traz vários recursos pouco conhecidos dos usuários. Considerado uma das melhores alternativas a programas tradicionais como o Word, o serviço tem funções avançadas para criar e editar documentos no computador, incluindo alguns que tiram proveito de outros produtos famosos do Google, como a busca, o Tradutor e a digitação por voz. Reunimos a seguir dez truques do software que são desconhecidos por grande parte das pessoas, mas que podem ser úteis no dia a dia com a ferramenta.

Veja 10 funções pouco conhecidas do Google Docs — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Criar um documento com atalho

Não é preciso abrir a página principal do Google Docs para criar um documento rapidamente. Em vez disso, é possível usar uma espécie de atalho no navegador: na barra de endereços, digite doc.new e pressione Enter para abrir um novo arquivo do Docs na hora. O comando é ideal para quando é necessário fazer uma anotação rápida e começar a escrever o quanto antes. O material é salvo automaticamente na sua conta Google e pode ser recuperado mais tarde na lista de documentos.

Crie um documento do Docs com um atalho no navegador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Organizar texto com títulos

Um texto longo pode ser organizado em títulos e intertítulos para ter um índice automático criado na lateral. Formate o documento usando a ferramenta de títulos: use título 1 para o principal, títulos 2 para secundários, título 3 para terciários e assim por diante. Ao terminar, verifique que, do lado esquerdo, o Docs passa a mostrar o conteúdo organizado nesse esquema e permite navegar pelo documento com um clique.

Configure tópicos como títulos para criar índice automático — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Usar atalhos do teclado

O Google Docs tem uma porção de atalhos no teclado que ajudam a executar comandos rapidamente, sem precisar navegar pelos menus. Para começar, digite Ctrl+/ (ou Command+/ no Mac) para abrir uma janela com a lista de todos os atalhos compatíveis com a plataforma. A partir daí, é possível começar a usar os mais úteis no momento e, aos poucos, ir incorporando-os ao dia a dia. Várias combinações de teclas são as mesmas do Word, como Ctrl+Shift+V para colar sem formatação ou Ctrl+K para inserir um link. Veja alguns pouco conhecidos.

  • Localizar e substituir: Ctrl + h
  • Ocultar os menus (modo compacto): Ctrl + Shift + f
  • Repetir a última ação: Ctrl + y
  • Sobrescrito: Ctrl + .
  • Subscrito: Ctrl + ,
  • Copiar a formatação do texto: Ctrl + Alt + c
  • Colar a formatação do texto: Ctrl + Alt + v
  • Limpar a formatação do texto: Ctrl + Espaço
  • Aumentar o tamanho da fonte: Ctrl + Shift + >
  • Diminuir o tamanho da fonte: Ctrl + Shift + <
  • Abrir bate-papo dentro do documento: Shift + Esc
  • Aumentar imagem ou desenho: Ctrl + Alt + k
  • Ir para o próximo título: Manter pressionadas as teclas Ctrl + Alt, pressionar n e depois h
  • Ir para o gráfico anterior: Manter pressionadas as teclas Ctrl + Alt, pressionar p e depois g
  • Ir para o próximo link: Manter pressionadas as teclas Ctrl + Alt, pressionar n e depois l
  • Inserir comentário: Ctrl + Alt + m

Digite Ctrl+/ para ver a lista completa de atalhos do Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Digitar com a voz

O reconhecimento de voz do Google está disponível como uma função de ditado dentro do Google Docs. O recurso é útil para escrever sem precisar digitar, ideal para descansar as mãos ou produzir um texto ágil quando não é preciso haver tanta preocupação com a formatação. A função pode ser acessada no menu “Ferramentas > Digitação por voz" ou pelo comando Ctrl+Shift+S no teclado.

Use o ditado por voz para digitar sem usar as mãos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Digitar frases com um comando

A função de substituição automática do Docs pode ajudar a digitar trechos que costumam se repetir muitas vezes no texto ou em documentos diferentes. Acesse as preferências no menu “Ferramentas” e marque a opção “Substituição automática”. Depois, escreva o comando na coluna da esquerda e, do lado direito, o conteúdo que deverá ser inserido automaticamente. Depois, basta digitar o comando e dar um espaço para mostrar o conteúdo completo automaticamente.

Substituição automática permite digitar frases inteiras com um comando — Foto: Reprodução/Paulo Alves

6. Inserir conteúdo do Google

O Google permite fazer buscas na web sem precisar sair de um documento do Google Docs. Acesse o recurso “Explorar” no menu “Ferramentas” para abrir o buscador em um painel do lado direito. Busque links e imagens e clique e arraste os itens desejados para dentro do texto. Na aba “Drive”, é possível acessar arquivos salvos na sua nuvem pessoal que podem ser úteis para construir o documento.

Recurso Explorar permite importar links e imagens do Google para o documento — Foto: Reprodução/Paulo Alves

7. Mover parágrafos em bloco

O Google Docs tem um comando muito útil para facilitar a edição de um texto em blocos. Na hora de mover parágrafos inteiros no documento, em vez de usar o clássico copiar e colar, faça o seguinte: marque o parágrafo desejado, segure as teclas Shift+Alt e use as setas do teclado para mover o trecho inteiro de posição.

Use as setas do teclado para mover parágrafos em bloco — Foto: Reprodução/Paulo Alves

8. Traduzir documento

O Google Tradutor é outro produto da empresa que está integrado ao Docs. O recurso é útil para criar um documento inteiro em outra língua sem precisar apelar para o copiar e colar. Acesse o menu “Ferramentas”, pressione “Traduzir documento” e selecione um idioma de tradução — o sistema identifica automaticamente a língua original do texto. A função é compatível com todos os idiomas suportados pelo Tradutor.

Google traduz um documento inteiro do Docs com um clique — Foto: Reprodução/Paulo Alves

9. Ver histórico de edições

O Google grava um histórico de todas as edições realizadas e salvas em um documento online e permite reverter para uma versão anterior. O recurso é muito útil em textos editados colaborativamente e que podem ficar bagunçados na medida em que várias pessoas dão suas contribuições. Para acessar o registro, abra o menu “Arquivo > Histórico de versões > Ver histórico de versões” e navegue por variantes antigas do documento — o editor grava o nome e a hora em que a edição foi realizada. Selecione uma das versões e use o botão no canto superior direito para restaurar.

Veja e restaure versões anteriores de um documento — Foto: Reprodução/Paulo Alves

10. Editar e salvar como Word

Arquivos do Word são muito populares, mas isso não impede de usar o Docs como editor de texto principal. Se um arquivo da Microsoft estiver no Drive, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar “Abrir com > Documentos Google” para editar no Docs sem mudar o formato .docx. Além disso, qualquer arquivo criado originalmente na plataforma online do Google pode ser baixado no formato Word para o computador: acesse “Arquivo > Fazer o download > Microsoft Word”.

Use o Google Docs para editar ou baixar arquivos no formato Word — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Qual o formato padrão de download de um arquivo criado no Google Docs?

Como recuperar o botão 'ver imagem' do Google

Qual o formato do documento do Google Docs?

O Google Docs suporta inúmeros formatos de arquivo: Microsoft Word (. DOC e . DOCX)

Como fazer download de um arquivo do Google Docs?

Fazer o download de uma cópia de um arquivo.
No computador, abra a tela inicial do Documentos, Planilhas, Apresentações ou Formulários Google..
Abra um arquivo do Documentos, Planilhas ou Apresentações..
Na parte de cima, clique em Arquivo. Fazer download..
Escolha um tipo de arquivo..

Como fazer o download do Google Docs em PDF?

Baixar o Documento como um PDF. Abra o documento no Documentos Google, e depois clique no botão "Arquivo". Depois, no menu descendente, você deve clicar na opção "Baixar" > "Documento PDF". No final, o documento será transformado num arquivo PDF.

Quais os formatos de arquivos O Google documentos aceita ser aberto?

O Google Docs suporta documentos no formato: HTML, TXT, DOC, RTF, ODT e SWF com tamanho máximo de 500 KB; PPT e PPS de até 10 MB se enviados do seu computador, 2 MB se enviados pela web e 500 KB se vierem por e-mail; CSV, XLS e ODS de até 1 MB de tamanho; e PDF de até 10 MB de seu computador e 2 MB da web.