Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?

FASES DA SUCESSÃO

As primeiras espécies a colonizar o ambiente são chamadas de espécies pioneiras ou ecese, sendo sempre autotróficos “pouco exigentes”, como cianobactérias e líquens. Estas espécies causam pequenas alterações microambientais. Isto permite a ocupação posterior por outros organismos mais exigentes e sensíveis As biocenoses que surgem ao longo do tempo formam as seres. Neste período ocorre a ocupação: arbustos, vermes, insetos, etc. No ápice da sucessão, atinge-se a comunidade clímax. Essa é marcada por alto grau de estabilidade, biodiversidade, biomassa constante e elevadas resistência e resiliência. A figura a seguir ilustra as fases da sucessão ecológica.

Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?
Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?

Outro aspecto importante quanto à progressão observada durante a sucessão ecológica diz respeito à produtividade primária, ou seja, à quantidade de biomassa (matéria orgânica) produzida pelos organismos autotróficos, como plantas, cianobactérias e algas.

A produtividade primária bruta (PPB) inclui toda a matéria orgânica produzida em uma determinada área durante um período de tempo. Assim, como a quantidade de organismos produtores aumenta ao longo da sucessão ecológica, é esperado que a PPB também caminhe nesta mesma direção.

A produtividade primária líquida (PPL) é um parâmetro equivalente à diferença entre a matéria orgânica produzida e a matéria orgânica consumida para a sobrevivência destes indivíduos. Esta, no entanto, tende a diminuir ao longo da sucessão. Isto ocorre porque, apesar de notarmos organismos produtores cada vez maiores e em maior número, sua área proporcional de produção é menor. Compare, por exemplo, a grama rasteira ao chão  (comum em fases iniciais da sucessão) com uma grande árvore (comum em fases avançadas da sucessão). A grama é praticamente formada por folhas que fazem fotossíntese e produzem matéria orgânica para si. Assim, podemos considerar que há consumo, mas este é suplantado pela produção, gerando uma PPL positiva. Uma grande árvore, por outro lado, apresenta muitas folhas que realizam fotossíntese, mas a matéria orgânica resultante deste processo abastece não apenas a elas, mas também aos galhos, tronco, raízes, flores e frutos, gerando um consumo muito elevado em comparação à produção Por isso é comum que biólogos considerem que a PPL tende a diminuir ao longo da sucessão, sendo praticamente nula na fase de clímax.

TIPOS DE SUCESSÃO

Como dito anteriormente, a sucessão ecológica pode ocorrer de maneiras distintas, sendo grandemente influenciada pelo local em que os organismos iniciam a ecese. Levando este fator em consideração é possível distinguir dois tipos de sucessão:

sucessão ecológica primária: ocorre em locais estéreis, nunca antes habitados, sendo  comum em rochas ou dunas recém-formadas. Demanda um período maior para o estabelecimento de uma ecese e sua transição para as seres por se tratar de um ambiente com poucas condições para a existência de vida.

sucessão ecológica secundária: ocorre em locais inabitados que foram previamente colonizados por outros organismos vivos, sendo comum em campos abandonados ou áreas incendiadas. Demanda um período menor para o estabelecimento e progressão da sucessão por se tratar de um ambiente que apresenta solo formado e disponibilidade de nutrientes (ainda que apenas minerais).

Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:
I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira. 
II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax. 
III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

Durante o processo de sucessão ecológica de um ambiente, os organismos pioneiros da região antes de se atingir a comunidade clímax levam um aumento de biodiversidade em virtude da grande quantidade de nichos ecológicos que surgem e, consequentemente, levam uma diminuição de produtividade primária líquida (PPL). Quando a comunidade atinge o clímax, a tendência é que tudo o que se produz seja consumido, tornando a PPL a zero.

01) (UEMG/2018)  As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
A) Ao habitarem as rochas, as briófitas iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam como espécies-chave no ecossistema.
B) A comunidade formada pelas briófitas sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não pode sofrer alterações.
C) As briófitas são consideradas espécies secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das rochas.
D) O processo de sucessão que ocorre nas rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas pioneiras nesse habitat.

02) (FGV) A comunidade clímax constitui a etapa final de uma sucessão ecológica. considera-se que a comunidade chegou ao clímax quando
A) as teias alimentares, menos complexas, são substituídas por cadeias alimentares.
B) a produção primária bruta é igual ao consumo.
C) cessam a competição interespecífica e a competição intraespecífica.
D) a produção primária líquida é alta.
E) a biomassa vegetal iguala-se à biomassa dos consumidores.

03) (UFJF) As queimadas, comuns na estação seca em diversas regiões brasileiras, podem provocar a destruição da vegetação natural. Após a ocorrência de queimadas em uma floresta, é CORRETO afirmar que:
A) com o passar do tempo, ocorrerá sucessão primária.
B) após o estabelecimento dos líquens, ocorrerá a instalação de novas espécies.
C) a comunidade clímax será a primeira a se restabelecer.
D) somente após o retorno dos animais é que as plantas voltarão a se instalar na área queimada.
E) a colonização por espécies pioneiras facilitará o estabelecimento de outras espécies.

04) (FATEC) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica. Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos:
A) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa.
B) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.
C) O aumento da biomassa da comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.
D) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.
E) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

05) (UNIFESP) Analise a figura:

Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?

A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que
A) na fase 2 temos a sucessão secundária uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária.
B) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e líquens habitam a mesma área.
C) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores.
D) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica.
E) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes.

06) (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre sucessão ecológica:
I – Quando uma comunidade atinge o estágio clímax, a teia alimentar torna-se mais complexa.
II – A composição das espécies tende a permanecer constante ao longo da sucessão.
III – Os diferentes organismos dos estágios serais ocasionam modificações nas condições ambientais locais.

Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.

07) (Unir) A sucessão ecológica pode ser primária ou secundária. Sobre a sucessão primária, assinale a afirmativa correta:
A) Tem início em áreas antes desabitadas, como as dunas.
B) Ocorre após a derrubada de florestas.
C) As mudanças no ambiente são muito rápidas.
D) Os organismos já encontram condições favoráveis para seu estabelecimento.
E) Os organismos não modificam o ambiente.

08) (UEL) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?
A) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
B) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
C) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
D) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
E) Aumenta a variabilidade genética das espécies..

09) (UEL) Assinale a alternativa que aponta corretamente os indícios de que a sucessão ecológica chegou a um estágio de “clímax”:
A) Cessam completamente as mudanças na biomassa. A riqueza de espécies atinge um patamar e permanece constante por centenas de milhares de anos.
B) As proporções da abundância total representadas por cada espécie assumem um valor fixo e cessam as mudanças em tempo geológico.
C) As mudanças em todas as propriedades básicas do ecossistema cessam completamente.
D) Passa a ser impossível detectar mudanças, por exemplo, na composição de espécies, após poucos anos.
E) As únicas mudanças que continuam são a especiação e a evolução..

10) (UERJ) NAVIO É PREPARADO PARA VIRAR RECIFE ARTIFICIAL
O projeto prevê que, com o tempo, a fauna marinha se prolifere em torno do casco. (“O Globo”, 07/10/2003)
Os organismos marinhos são classificados em três comunidades, de acordo com o tipo de relação que mantém com o habitat que ocupam, sendo chamados de organismos planctônicos, bentônicos e nectônicos.

O papel desempenhado por uma dessas comunidades marinhas na ocupação do casco do navio está adequadamente descrita em:
A) o bentos inicia a sucessão ecológica
B) o nécton cobre a estrutura externa
C) o plâncton oxida a estrutura metálica
D) o nécton fixa-se em microhabitats internos

11) (UFPR) Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre Meio Ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta.
Sobre este tema, é INCORRETO afirmar:
A) Ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
B) O desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.
C) A criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.
D) Além da riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.
E) Projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.

01) (UNESP) Uma ilha situada a 20 km de distância do continente, após a explosão de um vulcão, foi coberta por uma camada espessa de cinza quente e nenhuma planta ou animal sobreviveu. Alguns anos após, observou-se a presença de líquens seguidos de outras plantas. Posteriormente, foi possível verificar também a presença de pequeno animais e, tempos mais tarde, a presença de animais de maior porte. Após várias décadas, a ilha estava coberta por uma floresta jovem, mas densa.
pergunta-se:
a) como se chama o fenômeno ecológico ocorrido a ilha, a partir da erupção vulcânica?
b) Por que, no processo de reorganização das comunidades na ilha, os organismo heterótrofos não poderiam ter sido os pioneiros?
Resolução:
a) Sucessão ecológica.
b) Porque não havia nenhum tipo de alimento para eles.

02) (UFMG) Entre os vários sistemas de tratamento de esgoto, o mais econômico são as lagoas de oxidação. Essas lagoas são reservatórios especiais de esgoto, que propiciam às bactérias suprimento adequado de oxigênio para que elas promovam, com eficiência, o consumo da matéria orgânica.
Observe o esquema simplificado de uma lagoa de oxidação.

Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?

Com base nessa afirmação, faça o que se pede.
1. ESCREVA uma equação que represente um processo biológico utilizado pelas bactérias, nesse sistema, para consumir a matéria orgânica, utilizando oxigênio.
2. Nesse sistema, ocorre uma relação de protocooperação entre algas e bactérias. EXPLIQUE essa afirmativa.
3. CITE dois possíveis predadores de bactérias que ocorrem nesse sistema.
Predador 1:
Predador 2:
4. PREENCHA o quadro abaixo, identificando, entre os parâmetros dados, aqueles que caracterizam o início da sucessão ecológica em um ambiente terrestre após uma queimada e o sistema de tratamento de esgoto da lagoa de oxidação.

Parâmetros Ambiente terrestre após uma queimada Lagoa de oxidação
Organismos colonizadores (autótrofos/ heterótrofos)
Biomassa (alta taxa/ baixa taxa)
Respiração (alta taxa/ baixa taxa)

5. Os gráficos (hipotéticos) apresentam a densidade das espécies A, B, C , D e E nos pontos I e II da lagoa de oxidação.

Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?

CITE a espécie (A, B, C, D ou E) que poderia ser escolhida como indicadora de poluição por esgoto. JUSTIFIQUE sua resposta.
Espécie:
Justificativa:

Resolução:
1. C6H12O6 + 6O2

Quais os significados de produção primária bruta e produção primária líquida de acordo com a figura a seguir?
6CO2 + 6H2O + ATP
2. No processo de decomposição, as bactérias liberam sais e gás carbônico para o meio, disponibilizando esses recursos para as algas, enquanto essas, com a realização da fotossíntese, disponibilizam para as bactérias o oxigênio essencial para que elas façam a decomposição da matéria orgânica do esgoto.
3.
Predador 1: protozoários
Predador 2: microcrustáceos
4.

Parâmetros Ambiente terrestre após uma queimada Lagoa de oxidação
Organismos colonizadores (autótrofos/ heterótrofos) Autótrofos (predomina produtores) Heterótrofos (predomina consumidores)
Biomassa (alta taxa/ baixa taxa) Baixa (a quantidade de matéria orgânica inicial é pequena) Alta (a matéria orgânica disponível é alta)
Respiração (alta taxa/ baixa taxa) Baixa (devido à pequena quantidade de matéria orgânica disponível) Alta (devido à alta taxa de matéria orgânica)

5. Espécie: Espécie B
Justificativa: Foi a única espécie que sofreu alteração de freqüência de ocorrência entre os ambientes onde ocorre lançamento de esgoto e o ambiente onde a água se encontra depurada.

Gabarito das Questões sobre Sucessão Ecológica

01 – D; 02 – B; 03 – E; 04 – B; 05 – E; 06 – C; 07 – A; 08 – D; 09 – D; 10 – A; 11 – A

O que quer dizer produtividade primária bruta e produtividade primária líquida?

Produtividade Primária Bruta (PPB): é a fotossíntese em escala ecossistêmica e consiste na propriedade do dossel florestal responsável pela captação do carbono atmosférico. Produtividade Primária Líquida (PPL): é definida como a diferença entre a fotossíntese e a respiração autotrófica da vegetação natural.

O que é produção bruta e produção líquida?

Produtividade bruta é a taxa global de captura de energia. A produtividade líquida é menor: é a produtividade bruta ajustada para a energia utilizada pelos organismos na respiração/metabolismo, portanto reflete a quantidade de energia armazenada como biomassa.

O que seria uma produção bruta?

1. Produção primária bruta. É o nome da produção de substâncias orgânicas a partir da fotossíntese. A produção primária bruta é o primeiro veículo da energia para os seres vivos.

O que distingue produção primária bruta da líquida E o efeito da respiração?

A diferença entre a produtividade primária bruta e a respiração realizada pelos vegetais é chamada de produtividade primária líquida, e corresponde à quantidade de energia disponível para o próximo nível trófico (Figura 7.1). Figura 7.1 Representação da alocação de energia pelas plantas.