Quais são os requisitos da tutela provisória antecipada incidental?

Quais são os requisitos da tutela provisória antecipada incidental?

Em muitos casos judiciais, conseguir uma antecipação de tutela pode ser uma vitória. Embora pareça simples, nem sempre ela é conseguida. Isso porque é fundamental preencher certos requisitos para conquistá-la.

Todo advogado precisa conhecer esses requisitos para poder consegui-la aos clientes sempre que possível, visto que, em muitos casos, ela pode ser muito necessária.

Continue lendo o artigo, entenda mais sobre a antecipação de tutela e veja como ela funciona!

O que é antecipação de tutela?

Antecipação de tutela, também muito conhecida como tutela antecipada, é uma das modalidades de tutela provisória prevista no Código de Processo Civil (CPC). Ela é concedida por uma decisão interlocutória, a qual antecipa os efeitos da resolução do mérito. 

Em outros termos, entenda-a como uma medida jurídica que, assim como os outros tipos de tutela provisória, tem como principal intuito assegurar o direito da parte, seja pelo risco do direito se tornar impossível ou pela forte evidência de que ele realmente existe. 

O que é uma tutela provisória?

Antes de continuar explicando sobre a antecipação de tutela, é importante entender o que é uma tutela provisória. Esse tema é discutido entre os artigos 294 a 311 do CPC. A tutela provisória é explicada no artigo 294. Veja:

Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência.

Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

Ou seja, toda tutela provisória visa antecipar um direito que a parte requeira em juízo. Ela pode ser de urgência ou evidência. Ademais, pode ser concedida tanto em caráter antecedente quanto incidental, conforme o parágrafo único demonstra.

Quando a antecipação de tutela é concedida, ela pode ter seus efeitos perduráveis até o final do processo. Contudo, pode ser revogada ou até ser alterada pelo julgador.

Para um maior entendimento sobre o tema, é indispensável a leitura do Livro V do CPC, que abarcam os artigos mencionados.

Quais são os requisitos da tutela antecipada?

Para conseguir uma antecipação de tutela, é fundamental cumprir certos requisitos. O Código de Processo Civil apresenta duas exigências. São elas: direito evidente ou que esteja em risco e possibilidade da antecipação do mérito. Entenda melhor cada um abaixo.

Direito evidente ou que esteja em risco

A antecipação de tutela pode ser concedida quando a parte conseguir comprovar que o seu direito realmente existe ou se ela corre o risco de não vê-lo ser garantido, podendo ser lesado ou sofrer danos irreparáveis pela demora. 

Nesse último caso, a tutela pode ser concedida com urgência. Ela é comum em ações de pensão alimentícia, por exemplo. Nessa hipótese, a urgência costuma ser acompanhada na tutela antecipada pela antecedência do pedido. Se a tutela concedida é de evidência, ela ocorrerá de forma incidental. 

Possibilidade da antecipação do mérito

A outra exigência demonstrada no CPC é a possibilidade de se antecipar o direito. Quando não é viável a concessão da tutela provisória, ou não seja demonstrada a necessidade, ela pode ser concedida de forma cautelar. 

Desse modo, em certos casos, o juiz pode não aceitar a tutela antecipada, mas poderá aceitar a cautelar de modo a assegurar que o direito da parte seja atendido no final do processo. 

O que acontece depois da tutela antecipada?

Quando uma pessoa entra com um pedido de tutela antecipada e ele é acatado pelo juiz, ele proferirá uma decisão interlocutória para conceder a antecipação de tutela e explicar o que deve ser feito pela outra parte para atender o direito do autor. 

O artigo 297 defende que o juiz pode determinar o que deve ser feito para ver o direito solicitado efetivado. Confira:

Art. 297. O juiz poderá determinar as medidas que considerar adequadas para efetivação da tutela provisória.

Parágrafo único. A efetivação da tutela provisória observará as normas referentes ao cumprimento provisório da sentença, no que couber.

Dessa forma, a partir da decisão interlocutória proferida, os direitos requeridos devem ser atendidos conforme demanda o julgador. 

Quando a antecipação de tutela pode ser utilizada?

Você já conseguiu compreender que a antecipação de tutela tem o objetivo principal de antecipar algum direito da parte, podendo ser todo o pedido realizado na demanda judicial ou apenas parte dele. 

A tutela antecipada pode ser requerida em diversas situações. Conforme o exemplo dado, ela é muito comum no pedido de alimentos, visto que se trata de um direito comprovável por evidência, o que torna a antecipação dele muito mais simples. 

Para saber quando a antecipação de tutela pode ser requerida, basta lembrar dos dois requisitos citados acima: direito evidente ou risco de não vê-lo ser atendido e a possibilidade da antecipação do mérito. 

Verificado esses dois requisitos, a tutela antecipada pode ser viável, mas lembre-se que cada caso é único e deve ser avaliado com atenção para entender se a situação é passível desse pedido.

Como é a petição inicial com o pedido de antecipação de tutela?

A petição inicialé a peça que deve ser elaborada para demonstrar ao judiciário algum direito que a pessoa tenha. No caso da antecipação de tutela, o momento do pedido também define os requisitos dessa peça processual

O pedido de tutela pode ser antecedente ou incidentalmente ao processo principal. Entenda como deve ser a petição inicial em cada um dos casos.

Incidentalmente ao processo principal

Quando o pedido é incidental, a petição inicial deve atender os requisitos do artigo 319 do CPC, devendo se atentar ao seu inciso IV, bem como as regras do artigo 320. 

Em relação aos fundamentos jurídicos e os pedidos, é essencial que haja um pedido específico para a concessão de tutela de urgência de caráter incidental logo após os pedidos preliminares.

Antecedente ao processo principal

Quando ele é antecedente, a petição inicial é aceita sem ser necessário atender os requisitos do artigo 319 e 320. Essa peça acaba sendo mais simples, com o objetivo de atender um pedido extremamente urgente. Isso está previsto no artigo 303. Veja: 

Art. 303. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.

No entanto, a petição inicial deve atender certas obrigações, como:

  • justificação e fundamentação jurídica para o pedido;
  • indicar o pleito da tutela principal;
  • requerimento específico nos moldes do artigo 303, § 5º;
  • apresentar o valor da causa que leva em conta a tutela principal.

Importante mencionar que ambos possuem recolhimento de custas processuais. Não sendo atendido esses elementos, a petição pode ser considerada inepta. 

O que significa a não antecipação de tutela?

A antecipação de tutela pode não ser concedida por diversos motivos. Por exemplo, o julgador pode ter indeferido a peça, não foram preenchidos os requisitos obrigatórios para a sua concessão ou então, não era uma situação de tutela provisória, dentre outros.

Quando a antecipação de tutela é indeferida, significa que o juiz responsável pelo caso não a concedeu.

A antecipação de tutela é uma medida que possui diversas modalidades e requisitos que devem ser preenchidos para ser concedida. Por esse motivo, é fundamental estudar a fundo o seu funcionamento para entender como requerer e qual a modalidade e momento ideal para isso.

E se você gostou desse artigo, aproveite para entender como funciona a impugnação ao cumprimento de sentença!

Quais são os requisitos da tutela provisória antecipada incidental?

Quais são os requisitos da tutela provisória antecipada incidental?

Quando cabe tutela antecipada incidental?

A tutela de urgência incidental pode ser definida, em síntese, como toda tutela provisória pleiteada em qualquer momento do processo, seja em conjunto com a petição ou durante o transcurso da lide, sendo uma questão paralela que caminha ao lado do pedido principal da ação.

Quais são os requisitos da tutela antecipada?

Requisitos da tutela antecipada. Na vigência do Código revogado, exigiam-se, para a concessão da tutela antecipada, dois requisitos: (a) prova inequívoca da verossimilhança do direito; (b) periculum in mora (situação de fato em que haja risco de dano irreparável ou de difícil reparação).

O que é tutela provisória em caráter incidental?

A Tutela Provisória em caráter Incidental é aquela cujo pedido de tutela provisória incide sobre o principal, sendo formulado junto com o pedido principal (na petição inicial) ou após o pedido principal (no curso de um processo em andamento).

Quais os requisitos essenciais para a concessão da tutela provisória antecipada?

“I - Os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência são os do art. 300 do CPC, quais sejam, a presença de elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.