Qual a diferença das Olimpíadas antigas com as Olimpíadas modernas?

Do começo ao fim da cerimônia, os Jogos Olímpicos atuais são totalmente alinhados com o nosso tempo.

Como, então, eles se comparam às Olimpíadas originais? Perguntamos ao historiador de Grécia Antiga Paul Cartledge.

Veja como eram as competições naquela época:

Um evento para homens nus

As antigas Olimpíadas eram apenas para os homens, no que diz respeito a competições de atletismo e esportes de combate.

As mulheres sequer eram autorizadas a assistir. No entanto, algumas podiam competir nos eventos equestres, mas só no papel de substitutas dos donos dos cavalos e das carruagens.

A primeira vitória feminina de que se tem registro foi a de uma princesa espartana.

Acredita-se que uma possível razão para a exclusão das mulheres seja o fato de que os atletas, lutadores e boxeadores tinham que competir sem roupa.

A antiga palavra grega para 'exercitar-se' significava literalmente 'ser inflexível pelado', provavelmente por motivos religiosos, já que os Jogos eram uma festa de homenagem a Zeus.

Cavaleiros e condutores de carruagens usavam roupas nas competições, mas eles eram vistos como empregados, e não donos dos cavalos - que ficavam com os louros da vitória.

As provas que duraram e as que não existem mais

'Dos eventos de corrida antigos, só sobreviveram (nos Jogos Olímpícos atuais) os 200 metros rasos, os 400 m e a prova dos 5 mil metros', explica Cartledge.

A pista de corrida do século 4 a.C. ainda é visível na antiga cidade de Olímpia.

'Além deles, havia as provas de combate. Dessas, a luta romana e o boxe sobreviveram (mas em formato diferente).'

A luta também era um dos cinco eventos do pentatlo antigo, junto com a corrida de 200 m, o arremesso de dardos, o arremesso de disco e o salto em altura.

'As antigas provas equestres, de carruagem e de corrida de mula não têm equivalentes nas Olimpíadas modernas', diz o professor.

Também havia provas em que os atletas não precisavam competir pelados: seus corpos eram cobertos com um capacete e um protetor de canela para a corrida em armadura e para eventos equestres.

O local e o propósito dos jogos

As antigas Olimpíadas eram um festival explicitamente religioso, dedicado à veneração da mais poderosa divindade grega, Zeus, do Monte Olimpo, a mais alta montanha grega.

Os jogos sempre eram disputados no mesmo lugar, num local remoto e de difícil acesso a pé no noroeste do Peloponeso. Os competidores e espectadores vinham não apenas da Grécia, mas de todo o mundo grego, que na época se estendia da Espanha à Geórgia.

O local dos jogos era conhecido como Olímpia, em homenagem ao título de 'Olímpio' de Zeus, derivado do Monte Olimpo.

Os prêmios

A vitória já era um prêmio por si só, em teoria. Uma guirlanda simbólica de folhas de oliva, cultivadas em Olímpia, era a única recompensa, e destinada apenas ao campeão - não havia medalhas de prata ou bronze.

Mas a cidade natal de um campeão também poderia oferecer-lhe uma recompensa monetária ou o direito de fazer refeições gratuitas no centro administrativo. O campeão também podia encomendar versos a um poeta local para imortalizar a sua fama, ou pedir a um artista para esculpir uma escultura sua em bronze ou mármore - a qual seria dedicada a um deus.

Os vencedores também ganhavam em prestígio. No fim do século 4 a.C., o lutador Milo, originário do que hoje é o sul da Itália, era considerado o Usain Bolt de sua época: não só foi seis vezes campeão olímpico, como também ficou conhecido por seus dotes em carregar touros e em consumir carne.

Um evento internacional

A princípio e por muitos séculos, o evento permitia apenas a adesão de gregos, ou pan-helênicos. Na época, os 'bárbaros' (não-gregos) não podiam participar.

Mas quando Roma conquistou a Grécia, no século 2 a.C., os romanos rejeitaram o título de bárbaros e exigiram o status de grego para que pudessem competir - algo que conseguiram.

Os Jogos, assim, continuaram a acontecer a cada quatro anos, até 393 d.C., quando foram banidos por um imperador romano cristão, Teodósio I, que alegava que a competição era politeísta e pagã.

Outro imperador romano que punha à prova o espírito olímpico era Nero, morto em 68 d.C. Com ameaças e subornos, ele exigiu que o comitê pan-helênico adiasse a data das Olimpíadas por dois anos, para que o imperador pudesse combinar sua aparição na competição com seu tour imperial, em 67 d.C.

Ele caiu de sua carruagem de 16 cavalos, mas mesmo assim foi premiado com a guirlanda de oliva, dando mostras de seu poder imperial na época.

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • diferenca jogos olimpicos e modernos

    1180 palavras | 5 páginas

    Jogos Olímpicos modernos origem nas tradições de jogos antigos. Embora tenham muitas semelhanças com os jogos, ainda há muitas diferenças. Continuar a desempenhar a periodicidade a cada 4 anos. Mas no início dos Jogos Olímpicos parou todos os conflitos e contendas. Jogos de nosso tempo isso pode ser dito: alguns jogos não são realizadas devido à fúria, em seguida, a Primeira ea Segunda Guerras Mundiais (1916, 1940, 1944). Os Jogos antigos eram sempre realizadas em uma cidade - Olympus no DR. Grécia. Os jogos modernos são realizadas em diferentes países e continentes diferentes. Participar nos jogos, nos tempos antigos gregos e só poderia atletas de países vizinhos do Mediterrâneo. A geografia dos participantes em jogos modernos é muito mais amplo. Na mulher moderna dos Jogos Olímpicos participar em igualdade com os homens, recebendo o mesmo prêmio. Em tempos antigos isto era impossível. Modern atletas competem apenas em suas capacidades físicas e antigos Jogos Olímpicos, foi apresentado prêmios por conquistas no reino espiritual. Nos jogos modernos, anunciou um número muito maior de esportes, que na antiguidade não era conhecido. Maratona, que apareceu apenas na época não era um esporte olímpico, em contraste com os dias atuais. Desde 1924, os Jogos Olímpicos são divididos em Verão e Inverno. Passado também são realizadas a cada quatro anos, mas com um intervalo de dois anos a partir do verão. Jogos Olímpicos modernos origem nas tradições…

  • como surgiu as olimpiadas

    299 palavras | 2 páginas

    localizava um templo especialmente construído para suaadoração. Assim, instituíram uma grande festa chamada de Jogos Olímpicos. Esses Grandes Jogos da Grécia eram uma forma de unir as diversas cidades-estados que, apesar de falarem a mesma língua eseguirem a mesma religião, viviam em guerra. No começo, apenas uma prova era disputada: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos antigos forma incluindo o boxe, a luta, a corrida de bigas e opentlato. OS Jogos Olímpicos da Antiguidade…

  • trabalho de greco romano

    1293 palavras | 6 páginas

    São Paulo 2013 Luta Olímpica Esporte universal É um dos esportes competitivos mais antigos do mundo, aparecendo em pinturas no Egito com mais de 5000 anos. Desde a Grécia Antiga, a luta era praticada como treinamento militar. Mas, com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olímpica perderam sua forma violenta e deram lugar a desafios que não geravam risco aos atletas. Atualmente, existem dois tipos de luta olímpica: a greco-romana, que estreou na primeira Olimpíada…

  • Nada

    807 palavras | 4 páginas

    HISTORIA DA ARTE As modalidades da Grécia Antiga: Os primeiros jogos limitavam-se a uma única corrida com cerca de 192 metros. Em 724 a C. introduziu-se uma nova modalidade semelhante aos atuais 400 metros rasos. Em 708 a C., acrescentou-se o pentatlo (competição formada por cinco modalidades atléticas incluindo luta livre, salto de distância, corrida, lançamento de disco e lançamento de dardo) e posteriormente o pancrácio (luta similar ao boxe). Os atletas do salto à distância…

  • Olimpíadas antigas e atuais

    1032 palavras | 5 páginas

    localizava um templo especialmente construído para sua adoração. Assim, instituíram uma grande festa chamada de Jogos Olímpicos. Esses Grandes Jogos da Grécia eram uma forma de unir as diversas cidades-estados que, apesar de falarem a mesma língua e seguirem a mesma religião, viviam em guerra. No começo, apenas uma prova era disputada: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos antigos forma incluindo o boxe, a luta, a corrida de bigas e o pentlato. OS Jogos Olímpicos da Antiguidade…

  • lançamento de disco

    667 palavras | 3 páginas

    O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O objetivo é que o disco seja lançado o mais distante possível. Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes. O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como a estátua de Discobolo, criada em 455 AC. pelo grego Míron. Provavelmente os primeiros discos não…

  • Tênis

    374 palavras | 2 páginas

    Tênis O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do esporte data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de "tênis", do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como "segure" ou "receba". O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola não…

  • Esportes na Grécia

    589 palavras | 3 páginas

    Esportes na Grecia ORIGEM DOS JOGOS Os antigos gregos não tinham fim de semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, exceto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos esportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatro grandes festivais religiosos pan-helênicos celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais…

  • Aspectos históricos da Educação Fisica

    3850 palavras | 16 páginas

    mundo antigo, na sua fase de expansão e glória, a Grécia cresceu extraordinariamente no decorrer dos séculos. Havia ainda na Grécia Antiga, em sua fase de maior expansão, cinco grupos territoriais bem definidos: 1- A Hélade, a Grécia Central. 2- A Grécia Asiática, (costa egeana) centros de cultura e comércio. 3- A Grécia Ocidental, colônias nos golfos e península itálica. 4- A Grécia Africana, cidades na foz do Nilo e Cirene, na Cirenaica. 5- A Grécia Insular, Sicília (que era…

  • Sociologia

    1645 palavras | 7 páginas

    ATLETISMO moderno é disputado desde meados do Século 19 e muitas de suas provas atuais foram disputadas já na Olimpíada de Atenas (Grécia) em 1896. A IAAF foi criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia). No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos - CBD, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas no país. Isto continuou até 1977,…

Qual a diferença entre Olimpíadas antigas e Olimpíadas modernas *?

Diferente dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, os da Antiguidade aconteciam sempre na mesma cidade: Olímpia, que era considerada sagrada. O local, inicialmente, tinha templos dedicados a Hera e, mais tarde, também a Zeus, a maior divindade da Grécia Antiga.

Quais são as semelhanças das Olimpíadas antigas e modernas?

Que semelhança os Jogos Olímpicos atuais guardam com os originais? Provas da Grécia Antiga eram disputadas por homens nus, em homenagem a Zeus; veja outras curiosidades da disputa. Do começo ao fim da cerimônia, os Jogos Olímpicos atuais são totalmente alinhados com o nosso tempo.

Quando se iniciou os jogos olímpicos modernos e qual a diferença para os antigos?

Uma disputa milenar. Desde sua primeira edição na Era Moderna, em 1896, em Atenas, até Londres, em 2012, os Jogos Olímpicos cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.

Qual é a história dos Jogos Olímpicos antigos e modernos?

Originalmente, os jogos foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. Os registros históricos apontam o ano de 776 a.C. (Antes de Cristo) como a época em que os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados.