Qual a diferença entre demonstrações contábeis e projeções contábeis?

Resumo do capítulo 20 do livro Controladoria Estratégica e Operacional de Clóvis Luís Padoveze

  • É a conclusão do processo orçamentário, em que todas as peças orçamentárias são reunidas dentro do formato dos demonstrativos contábeis básicos (Demonstração de Resultados e Balanço Patrimonial).

  • Será feita, em grande parte, com a utilização de informações já elaboradas.

  • Permite à alta administração da empresa fazer análises financeiras e de retorno de investimento que justificarão ou não todo o plano orçamentário.

  • As projeções são imprescindíveis visto que tanto o Balanço Patrimonial como a Demonstração de Resultados são os pontos-chave para o encerramento fiscal e societário da empresa (impostos sobre o lucro, distribuição de resultados).

Demonstrativos Contábeis a Serem Projetados

  • Demonstração dos Resultados

  • Balanço Patrimonial

  • Fluxo de Caixa

  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

Demonstrativos Contábeis Projetados em Outras Moedas

As empresas que necessitam de projeções em outros padrões monetários deverão, primeiramente, efetuar as projeções em moeda nacional e, subsequentemente, traduzir os orçamentos em outra moeda, uma vez que todas as transações no País são efetuadas em moeda corrente.

Análise Financeira das Projeções

Compreende basicamente a análise de balanço tradicional, margem de lucratividade, geração de lucros, retorno do investimento, criação de valor da empresa, variação do risco empresarial, valor da empresa.

Metodologia das Projeções

Para a execução de um dos trabalhos da Contabilidade Gerencial, que é a Projeção dos Demonstrativos Contábeis, é preciso voltar à origem da estrutura da Contabilidade como ciência e sistema de informação.

A Projeção dos Demonstrativos Contábeis fundamenta-se:

  • Em um Balanço Patrimonial inicial

  • Na DRE do período orçamentado (projetado)

  • No Balanço final após a Demonstração de Resultados

  • No fluxo de caixa como consequência (diferença) dos três itens anteriores

Métodos para determinar o saldo final de caixa

  • Método 1 – fluxo de caixa: é resultante das movimentações de entradas e saídas de caixa, do relatório de Fluxo de caixa, conforme demonstrado na técnica básica de projeção.
  • Método 2 – valor residual no balanço patrimonial: segue abaixo os passos para obtenção do saldo de caixa por este método.
    • 1- Projetar a demonstração de resultados completa

    • 2- Projetar todos os itens do Balanço Patrimonial, incluindo previsão de distribuição de lucros, menos o saldo final de caixa

    • 3- Somar o total do passivo

    • 4- Obter o saldo final de caixa, por diferença entre o total do passivo e o do ativo antes do saldo final de caixa.

Receitas Financeiras Projetadas

É o último ponto que sempre fica pendente para fechamento da projeção da Demonstração de Resultados. As receitas financeiras são formadas pelo excedente de caixa do período corrente e o saldo gerado em cada próximo período.

Projeção Mensal das Receitas Financeiras

Tendo em vista a relevância, imprevisibilidade e envolvimentos de recursos para calcular diariamente o Fluxo de Caixa, ele costuma ser calculado mensalmente.

As duas metodologias de cálculo são:

- Considerar como base para projeção apenas o saldo inicial e multiplicar pela taxa mensal média esperada de aplicação;

- Considerar como base para projeção o saldo inicial de disponibilidade e aplicar taxa mensal esperada (conforme passo anterior) e mais considerar o movimento de caixa do mês em curso, aplicando metade da taxa mensal média esperada de aplicação.

Geração de Caixa Negativo e Receitas Financeiras Negativas

Quando houver geração de caixa negativo, ao invés de receita financeira a empresa terá despesas financeiras. Neste caso, a taxa a ser considera é a de captação e não aplicação. Receita financeira negativa = despesa financeira.

O caixa negativo gerado nas projeções pode ter duas tratativas:

- Manter como saldo de caixa negativo, gerando receita financeira negativa;

- Ser transformado em novo financiamento.

Simulação no Planejamento Financeiro

Altamente recomendado. Utiliza-se um único cenário e conjunto de premissas. Seguindo orientação do planejamento estratégico, pode-se trabalhar com outros dois cenário também: pessimista e otimista.

São diferenças entre as demonstrações contábeis e as projeções contábeis?

Finalmente, podemos responder à pergunta do título e revelar que, na verdade, não há diferença entre as demonstrações financeiras e contábeis. Os dois termos são utilizados para designar o mesmo conjunto de documentos, já citados anteriormente, como o Balanço Patrimonial e a DRE.

O que é uma demonstração contábil?

As demonstrações contábeis são documentos que apresentam o fluxo contábil e financeiro da empresa em um dado período. Trata-se de um recorte do desempenho da empresa, apresentado em números.

Quais são as demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis obrigatórias são: o Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a ...

O que é projeção das demonstrações financeiras?

A projeção financeira é uma previsão de receitas e despesas futuras. Apurada por períodos, geralmente ela é feita considerando a saúde financeira no curto e médio prazo. O curto prazo envolve uma análise realizada mês a mês, com pelo menos um ano de previsão.