Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

Se você pensa que o óleo diesel só é usado para caminhões e ônibus, está enganado. Considerado um dos combustíveis mais utilizados no Brasil, ele também se aplica a máquinas agrícolas, veículos marítimos, ferroviários e serve até para gerar energia elétrica. Para quem não sabe o que é óleo diesel, vamos à explicação técnica!

O óleo diesel é um derivado do petróleo, composto por hidrocarbonetos com cadeias de 8 a 16 carbonos e também, em menor quantidade, por nitrogênio, enxofre e oxigênio. Difícil, né? Mas vamos ao que importa.

Quais são os principais tipos e aplicações?

Talvez o tipo menos conhecido seja o S1800, que é para uso não rodoviário e utilizado para mineração a céu aberto, para movimentar ferrovias e geração elétrica. Existem também os tipos DMA e DMB, que são usados pelo transporte marítimo. É claro que existem outros inúmeros tipos, porém neste post iremos tratar do S500 e do S10, os mais comercializados e mais fáceis de encontrar nos postos de combustíveis.

Quer conhecer mais sobre eles e conferir as cinco principais diferenças? Então, vamos lá!

1) Qual é o menos poluente?

O Diesel S500 possui maior grau de enxofre do que o Diesel S10. Enquanto o primeiro carrega 500 partículas de enxofre por milhão, o segundo possui 10 partículas por milhão. Ou seja, o S500 é bem mais poluente do que o S10. Por isso, o S500 não pode ser utilizado em veículos produzidos depois de 2012, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Os veículos mais novos estão com os motores otimizados e preparados para receber o S10, que, além de ter uma fórmula mais eficiente, é bem menos poluente.

2) Coloração

O Diesel S500, que antes possuía cor amarelada, passou a ser comercializado com a cor vermelha e ganhou um corante exigido pela resolução da ANP nº 65/2011. A medida foi necessária para coibir fraudes e a venda de S500 como se fosse S10 ou S50, que têm cor amarela.

3) Qual tipo proporciona melhor desempenho?

O óleo diesel que possui maior número de cetano em sua fórmula tem mais qualidade na ignição e melhor combustão. Enquanto o índice de cetano do óleo S500 é 42, o do S10 é 48. Com isso, veículos abastecidos com S10 têm melhor desempenho.

4) Durabilidade do motor

Quer que seu motor dure mais? Então, utilize o diesel S10, pois ele possui menor quantidade de enxofre. A regra é: quanto menos enxofre, menor será a corrosão das peças do motor.

5) Sedimentos no tanque

O diesel S10, por possuir mais hidrogênio do que o S500, tem mais capacidade solvente e, por consequência, elimina os sedimentos de sujeira, acumulados no tanque e em todo o sistema do combustível – bomba de combustível e filtro.

Recente Posts

  • Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

    Catar em 2022: o Brasil já venceu

    2 de dezembro de 2022
  • Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

    Agricultura digital para produzir mais com menos

    25 de novembro de 2022
  • Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

    Consumo consciente e a logística de combustíveis

    11 de novembro de 2022
  • Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

    Agro de Minas Gerais quebra recorde

    28 de outubro de 2022
  • Qual a diferença entre o diesel S10 é S500

    Café: variações no mercado acordam produtores

    21 de outubro de 2022

Principais Tags

agronegócio anp benzeno biodiesel blog certificado certificados digitais CNH combustíveis combustível conama contaminação controle de qualidade conveniência Coronavírus curiosidade diesel distribuidor economia etanol flex freios gasolina gasolina aditivada gasolina comum laboratório móvel lei manutenção normas outubro rosa padrões petróleo posto de combustível postos bandeira branca pré-sal regulamentação revisão royal fic s10 s500 segurança sustentabilidade transporte TRR óleo

Hoje, o �leo diesel � o combust�vel mais utilizado no Brasil em motores pesados, trazendo excelente desempenho aos ve�culos utilit�rios e maquin�rios agr�colas e de constru��o.


Existem varia��es do �leo diesel, como o S500 e S10. Voc� sabe qual a diferen�a?

O Diesel S500 ou diesel comum, possui 500 part�culas de enxofre por milh�o e tem coloca��o avermelhada. Seu n�mero de cetano � inferior ao S10.

J� o Diesel S10 cont�m apenas 10 part�culas por milh�o. Em sua composi��o h� uma adi��o de 8% de Biodiesel. Seu n�vel de cetano � registrado em 48, o que garante um desempenho superior em rela��o ao Diesel comum.

Essas “part�culas de enxofre” nada mais � do que subst�ncias poluentes, nocivo ao ser humano e tamb�m aos animais, prejudicando diretamente ao meio ambiente.

Com a alta demanda deste combust�vel no mercado, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) constituiu uma Resolu��o – Resolu��o Conama n� 18, de 6 de maio de 1986 – para o Programa de Controle de Polui��o do Ar por Ve�culos Automotores (PROCONVE), estabelecendo os n�veis da subst�ncia para reduzir as emiss�es de gases poluentes.

O Diesel S10 tem menor grau de enxofre que o Diesel S500, trazendo benef�cios como, redu��o de gases poluentes e melhor desempenho do ve�culo.

Outro fator de extrema import�ncia � sua capacidade solvente de sujeiras e impurezas, devido � presen�a maior de hidrog�nio, proporcionando maior vida �til ao sistema de inje��o do ve�culo. O diesel S10 � recomendado pelos fabricantes para ve�culos fabricados ap�s o ano de 2012. Para os mais antigos o uso � facultativo, por�m recomendado.

Casa do Injetor

O que acontece se usar S500 no lugar do S10?

O ácido sulfúrico poderá corroer os componentes internos do motor, por isso a mistura do S500 com o S10 não é recomendada. Além de todos os danos ao motor, a quantidade de enxofre do diesel S500 é bem grande, então o seu impacto ambiental é muito maior.

Qual o diesel é melhor S10 ou S500?

O óleo S10 possui o índice de cetano igual a 48, enquanto no S500 esse número cai para 42. Portanto, o diesel S10 além de menos poluente, como já tratamos acima, é o que possui melhor desempenho.

Qual a vantagem de usar o diesel S10?

O Diesel S10 apresenta vantagens tanto no quesito emissão de poluentes, como no desempenho dos veículos. Com o Diesel S10, a redução da emissão de óxido de nitrogênio pode chegar até em 98% e a de óxido de enxofre e de outras partículas em até 80%.

Qual o melhor óleo diesel S10 ou S50?

Por possuir menos partículas de enxofre, o S10 é menos poluente que o S50, além de contribuir com o aumento da durabilidade do motor dos ônibus e caminhões. Além disso, o S10 emite menos MP que, em contato com o calor do sistema e a umidade, aumenta o risco de corrosão de peças e do motor.