Qual A diferença entre o número de massa de um átomo é o seu número atômico fornece o número de?

O número de massa, indicado pela letra A maiúscula, corresponde a soma dos prótons (Z) e dos nêutrons de um determinado elemento químico da tabela periódica.

Uma vez que os elétrons, localizados na eletrosfera, possuem massa desprezível, ou seja, 1836 vezes menor que a dos prótons e dos nêutrons, localizados no núcleo atômico, eles não estão inclusos na soma das massas.

De acordo com a estrutura dos elementos apresentado na tabela periódica, o número de massa é indicado na parte superior, enquanto o número atômico (Z) ou o número de prótons, está localiza na parte inferior: ZXA. Dessa maneira, para calcular o número de massa utiliza-se a seguinte fórmula:

A = p+n ou A=Z+n

Donde

p: número de prótons (Z)

n: número de nêutrons

Importante destacar que, segundo as classificações isótopos, isóbaros e isótonos, os elementos que apresentam número de massa equivalente são os isóbaros, enquanto que os isótopos apresentam mesmo número de prótons (número atômico) e os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

Número de Massa e Massa Atômica

Muito importante distinguir dois conceitos importantes da química, os quais, muitas vezes, causam confusão: número de massa e massa atômica.

Destarte, como já referido acima, o número de massa (A) é obtido por meio da soma dos prótons (chamado de número atômico e representado pela letra Z e nêutrons de um determinado elemento, consideradas partículas subatômicas encontradas nos núcleos dos átomos.

Por outro lado, a massa atômica do elemento, registrada na tabela periódica, corresponde à média dos números de massa dos isótopos existentes de determinado elemento.

Para exemplificar, o Cloro (Cl) apresenta dois tipos de isótopos (mesmo número de prótons (Z) e diferentes números de massa) estáveis encontrados na natureza, ou seja, um de massa 37 (cloro-37), com 17 prótons e 20 nêutrons, e outro de massa 35 (cloro-35), composto de 17 prótons e 18 nêutrons, donde 35,5 é o valor encontrado nas tabelas para a massa atômica do cloro, de acordo com a média entre os dois isótopos.

Exercício

Qual o valor do número de massa de um átomo de carbono composto de 6 prótons (Z = 6) e 7 nêutrons (N = 7)?

Ver Resposta

Para calcular o número de massa, utiliza-se a seguinte fórmula:

A=p+n

A=6+7

A=13

Logo, o número de massa do carbono é 13: C13.

Teste seus conhecimentos com exercícios sobre átomos.

Estes exercícios tratam sobre os nêutrons, as características, o descobridor e as formas utilizadas para determinar a quantidade dessas partículas no interior do núcleo do átomo. Publicado por: Diogo Lopes Dias

As ideias de diferentes cientistas tiveram uma grande contribuição para a moderna teoria atômica. Muito do que se conhece hoje sobre o átomo partiu de propostas modestas, influenciadas pela disponibilidade de tecnologias ainda limitadas.

Qual A diferença entre o número de massa de um átomo é o seu número atômico fornece o número de?

As figuras indicadas acima (I, II, e III), por exemplo, indicam os primeiros modelos atômicos propostos, porém nenhum deles pertence ao cientista denominado:

a) Thompson

b) Dalton

c) Rutherford

d) Chadwick

Quando realizamos um cálculo utilizando a diferença entre o número de massa de um átomo e o seu número de prótons, estamos determinando a quantidade de:

a) prótons.

b) nêutrons.

c) elétrons.

d) mésons.

e) pósitrons.

(UCS-RS) O conhecimento das partículas subatômicas, bem como do seu número, é útil para a compreensão das propriedades individuais dos átomos. Os átomos distinguem-se uns dos outros pelo número de prótons e de nêutrons que contêm. Com relação ao átomo de boro (5B11), é correto afirmar que ele distingue dos demais átomos por possuir…

a) 5 prótons e 6 nêutrons.

b) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 6.

c) o número atômico e o número de nêutrons iguais a 5.

d) número igual de prótons e nêutrons.

e) 11 prótons e 5 nêutrons.

(UFS-SE) O átomo xA2x é isóbaro do 28Ni58. O número de nêutrons em A é:

a) 28

b) 29

c) 30

d) 31

e) 32

respostas

Letra d). Os modelos propostos não pertencem ao cientista Chadwick, pois ele descobriu a partícula sem carga denominada nêutron (presente no núcleo do átomo) e não desenvolveu nenhum modelo atômico.

Thompson: desenvolveu o modelo do pudim com passas (figura III).

Dalton: desenvolveu o modelo da bola de bilhar (figura II).

Rutherford: desenvolveu o modelo do sistema solar (figura I).

Voltar a questão

Letra b). O enunciado cita o número de massa (representado por A) e o número de prótons (representado por p), os quais participam da seguinte expressão matemática:

A = p + n

Nessa expressão, aparece o número de nêutrons, assim, isolando o número de massa e de prótons, podemos determinar o número de nêutrons.

n = A - p

Voltar a questão

Letra a).

O exercício forneceu a sigla 5B11, que contém os seguintes valores:

  • Número atômico (Z) = 5 (está embaixo, à esquerda);

  • Número de prótons (p) = 5 (é sempre igual ao número de prótons);

  • Número de elétrons (e) = 5 (é igual ao número de prótons, caso o átomo em questão não seja um íon);

  • Número de massa (A) = 11; é a resultante da soma do número prótons com o número de nêutrons (n);

  • Número de nêutrons = 6, o qual é sempre utilizado pela expressão:

A = p + n

Voltar a questão

Letra b). O exercício informa que os dois átomos são isóbaros, ou seja, apresentam o mesmo número de massa (2x), e pede o número de nêutrons de A. Para tal, devemos realizar os seguintes passos:

  • Passo 1: Determinar o valor de x.

Como os átomos são isóbaros, isso quer dizer que a massa do átomo A (que é 2x) é igual ao número de massa de B (que é 28), logo:

2x = 58

x = 28
      2

x = 29

  • Passo 2: substituir o valor de x e encontrar o número de massa e o número atômico do átomo A:

xA2x

Como o valor de x é 14, logo:

29A58

Passo 3: Determinar o número de nêutrons do átomo A, já que temos o seu número atômico e número de massa, na expressão abaixo:

A = Z + n

n = A – Z

n = 58 – 29

n = 29

Voltar a questão

Qual A diferença entre o número de massa de um átomo é o seu número atômico fornece o número de?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Qual é A diferença entre número de massa é o número atômico?

1. O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n).

Qual A diferença entre massa é peso atômico?

O peso atômico é a mesma coisa que massa atômica, é usual se usar a palavra peso para se referir a medida de massa, mas a rigor é incorreto utilizar o termo peso, porque o peso é uma força, e para medir a inércia de um corpo o termo correto é massa.

O que é número de massa de um átomo Brainly?

O número de massa, representado pela letra (A), de um átomo é a soma das massas dos prótons e nêutrons. Como a massa do elétron é muito pequena (tem cerca de 1/1836 da massa do próton), ela não é considerada.

Qual é A principal diferença entre A massa atômica é molecular?

Massa atômica de um elemento formado por uma mistura de isótopos é a massa média dos átomos desse elemento expressa em u. É igual à média ponderada das massas atômicas dos isótopos constituintes do elemento. Massa molecular de uma substância é a massa da molécula dessa substância expressa em u.