Qual a faixa etária de jovens no Brasil?

30.11.2016

Qual a idade do jovem brasileiro? E por que o tema juventude tem tido mais espaço na mídia?

Uma lei federal de 2002 criou o Dia Nacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto. Mas não há um consenso sobre qual é a idade do jovem brasileiro. Parte dos especialistas considera que a juventude vem depois da adolescência, ou seja, dos 19 aos 29 anos. Já o órgão oficial de estatísticas, o IBGE, define como jovem a população dos 15 aos 24 anos. Segundo ele, estamos falando de cerca de 34 milhões de pessoas em todo o país.

Esse ano, a data trouxe a oportunidade de celebrar algumas conquistas muito importantes. Em dia 13 de julho de 2010, o Congresso promulgou a então chamada PEC da Juventude, hoje transformada em Emenda Constitucional n° 65.  Essa lei alterou a Constituição Federal, incluindo o jovem, conforme a idade, entre os grupos cujos direitos fundamentais são reconhecidos e destacados por artigos da Carta, assim como as crianças, adolescentes, idosos, mulheres e indígenas.

Direitos como a saúde, a alimentação e a profissionalização do jovem passam, com isso, a ser reconhecidos como prioridades pelo Estado. Além disso, a emenda aprovada reforçou uma ideia que já vinha sendo discutida há algum tempo: a criação de um Plano Nacional de Juventude. Essa iniciativa propõe a articulação de diferentes esferas do poder público – municípios, Estados e União – para a elaboração de políticas públicas específicas para esse grupo, além de estabelecer metas e diretrizes para esse trabalho. Vale à pena ficar de olho e acompanhar essa discussão, pois a eficácia desse Plano depende, e muito, da participação da sociedade civil.

Outro motivo para celebração é a escolha pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 2010 como o Ano Internacional da Juventude. Além de diferentes atividades e projetos em todo o mundo, o ano será marcado pela realização de uma série de fóruns e conferências internacionais em que os temas de juventude serão a prioridade das agendas. No final de agosto, por exemplo, foi realizada no México a Conferência Mundial da Juventude, cujo objetivo principal foi debater entre governos e sociedade civil – com a participação de muitos jovens, claro – formas de fortalecer a participação da juventude no desenvolvimento de seus países e na garantia de seus direitos.

Sem dúvida, o momento é de comemoração. Mas não se pode deixar de lado o fato de que, apesar dessas conquistas, os jovens ainda são um grupo bastante vulnerável. Dificuldades como a conquista do primeiro emprego e a gravidez precoce são comuns à juventude de diversos países. Além disso, essa é a faixa etária mais atingida pela violência. No Brasil, por exemplo, quase 70% das mortes violentas registradas em 2008 tiveram por vítimas jovens de 15 a 24 anos do sexo masculino. Ou seja, os avanços são importantes, mas a data também deve servir para mobilizar e conscientizar as pessoas para que esses problemas, tão comuns à juventude, possam ser combatidos diretamente.

Tá na mão

A PEC da Juventude, além de reconhecer o grupo e sua vulnerabilidade, fortaleceu outra iniciativa que também já estava em debate: o Estatuto da Juventude. Um projeto de lei nesse sentido, com previsões específicas sobre os direitos dos jovens, já está tramitando na Câmara. Fique de olho e acompanhe! (do Portal Pró-Menino)

Qual a faixa etária de jovens no Brasil?

Qual a idade do jovem brasileiro? E por que o tema juventude tem tido mais espaço na mídia?

Política de Privacidade

Usamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação. A aceitação da Política de Privacidade possibilitará a visita ao nosso site.

A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma:

Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade;
Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade;
Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.

No Brasil, em consequência da desaceleração do aumento médio anual da população (crescimento demográfico) e o envelhecimento populacional, está havendo a mudança do desenho da pirâmide etária. Até os anos 1980, a pirâmide era afunilada na ponta e larga na base, setor em que estão representadas as camadas de jovens. No ano de 2000, a pirâmide mostrou uma base mais estreita e formato menos afunilado, indicando a tendência de crescimento da população adulta.

Nas últimas décadas, aumentou o percentual de idosos e adultos e diminuiu a porcentagem de jovens. Esse fato é o resultado da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e aumento da expectativa de vida.

Em 1950, a distribuição era a seguinte: idosos, 4,6%; adultos, 43,1%; e jovens, 52,3%. Conforme dados do último recenseamento geral da população, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária dos jovens abrange 40,2%, a dos adultos 50,5%, e a dos idosos, 9,3% do total da população.

A média da expectativa de vida da população brasileira só não é maior devido à grande quantidade de assassinatos entre os indivíduos da faixa etária composta por jovens.

Pirâmide Etária da População Brasileira

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a faixa etária de jovens no Brasil?

Após a abordagem do conteúdo, solicite aos alunos a realização de um levantamento da faixa etária de seus familiares. Em seguida, os estudantes deverão montar uma pirâmide etária seguindo a divisão por idade (jovens, adultos e idosos). Feito isso, os alunos irão realizar uma comparação dos dados obtidos com os da população brasileira fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Qual a faixa etária do jovem no Brasil?

§ 1º Para os efeitos desta Lei, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade.

Qual é a faixa etária de um jovem?

Tradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias: Jovens - Indivíduos de até 19 anos; Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos; Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Qual a faixa etária que predomina no Brasil?

Conforme dados do último recenseamento geral da população, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária dos jovens abrange 40,2%, a dos adultos 50,5%, e a dos idosos, 9,3% do total da população.

Quais são as faixas etárias?

Faixas Etárias.