Qual a importância da prática regular de exercícios físicos para o sistema ósseo e articular?

Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde como um todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Isso se deve ao fato de que o exercício físico feito de maneira regular, aumenta a força muscular, auxiliando assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas de exercícios que auxiliam na saúde dos ossos. Acompanhe e saiba quais são!

A importância da prática de atividades físicas no fortalecimento dos ossos

À medida que envelhecemos, nossos ossos tornam-se menos densos, tornando-se mais fracos e sujeitos a fraturas. A partir dos 35 anos de idade, perdemos aproximadamente 0,5% de massa óssea por ano. O processo acaba sendo acelerado na menopausa no caso das mulheres, e após os 50 anos, em homens.

A partir disso, os ossos são estruturas que correspondem às cargas exercidas sobre eles. Ou seja, quanto mais exigimos deles, mais fortes ficam, e é aí que a atividade física pode ajudar. Embora a vitamina D e o cálcio sejam conhecidos como as principais fontes essenciais à saúde óssea, estudos vêm mostrando que os exercícios podem retardar ou até mesmo reverter o declínio do fortalecimento ósseo. 

A partir disso, uma pesquisa realizada por médicos do programa da BBC, Trust me, I’m a doctor, explorou o tema através de um experimento em que atletas de ambos os sexos, (desde medalhistas olímpicos até esportistas de ginástica, ciclismo e críquete) foram analisados. 

O estudo avaliou a densidade óssea derivada de movimentos específicos envolvidos em diferentes tipos de exercícios, o que auxiliou a saber quais tipos de atividades físicas beneficiam o fortalecimento dos ossos da população de maneira geral.

Através do método DEXA, o qual permite a obtenção de imagens do interior do corpo através de uma pequena dose de radiação, foi medida a densidade óssea dos quadris e coluna vertebral dos atletas, com foco em áreas específicas que afetam predominantemente pessoas mais velhas. Os resultados foram comparados com a densidade óssea de pessoas do mesmo sexo e idade.

Os resultados concluíram que atividades que envolvem saltos e giros são benéficas.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.

1. Caminhada

A caminhada é uma ótima alternativa de prevenção e cuidado à saúde dos ossos, principalmente no que diz respeito à osteoporose. Isso se deve ao fato de a caminhada aumentar a densidade óssea e oferecer um baixo impacto, diminuindo assim, o risco de fraturas.

2. Dança

Devido ao fato de trabalhar diretamente com os ossos do quadril, perna e coluna, a dança melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e retarda a perda de minerais nos ossos.

3. Exercícios de flexibilidade

O alongamento, além de complementar os exercícios, também tem como base três fatores: flexibilidade, força e equilíbrio. Assim, a orientação é que após a realização do exercício, seja feito um alongamento de pelo menos 10 minutos. Isso também irá ajudar no fortalecimento das articulações e a evitar doenças.

4. Hidroginástica

A hidroginástica estimula a produção de massa óssea, além de auxiliar no condicionamento físico, aliviar o estresse e ansiedade e fortalecer os músculos.

5. Levantamento de peso

Para o levantamento de peso, podem ser utilizados halteres, elásticos ou o próprio peso para fortalecer a musculatura do corpo, auxiliando principalmente na postura. Exercícios de resistência irão melhorar a densidade óssea. Caso esteja na academia, lembre-se de pedir ajuda a um professor ou instrutor físico, para evitar lesões e maiores problemas.

Conte com o NOT Ortopedia

Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 ou baixe o nosso aplicativo “NOT Ortopedia” para marcar.

Em todas as listas dos cuidados básicos com a saúde, você irá encontrar a necessidade de realizar exercícios. Porém, já se perguntou qual a importância da atividade física no dia a dia? Quais doenças é possível evitar? Por quanto tempo se exercitar?

Essas são algumas das perguntas que sempre passam pela nossa mente. Portanto, resolvemos respondê-las! Você verá como diversas partes do seu corpo são beneficiadas quando você deixa o sedentarismo de lado. Acompanhe a leitura e se surpreenda!

Os exercícios e a sua saúde física

Vamos começar mostrando como a nossa saúde melhora quando começamos a nos exercitar. Confira os cinco principais pontos positivos.

O seu coração agradecerá

Quando você se perguntar “qual a importância da atividade física”, lembre-se que o coração, esse órgão vital, é extremamente beneficiado pelo movimento.

Ao realizar alguns exercícios, você diminui os riscos de doenças crônicas que prejudicam o sistema cardiovascular, como a hipertensão e diabetes, além do acúmulo de placas de gordura nas artérias. Consequentemente, isso evita problemas graves, como o infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.

O cérebro também gosta de exercício físico

Outro órgão que irá apreciar a sua vida de atividades físicas é o cérebro. Isso porque você também irá amenizar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), uma condição em que um vaso sanguíneo que ajuda a oxigenar o cérebro entope ou se rompe, provocando uma paralisia cerebral.

Não podemos esquecer que você também irá respirar melhor, o que, além de beneficiar os pulmões, também levará mais oxigênio ao cérebro. Assim, irá contribuir com as suas capacidades cognitivas, como as que envolvem memória e resolução de problemas.

Qual a importância da atividade física? Fortalecer ossos, músculos e articulações

O sistema esquelético e muscular também são fortalecidos. Um exemplo interessante é que, com a prática regular de exercícios físicos, é possível prevenir a osteoporose, uma doença que deixa os ossos mais porosos e fracos, provocando fraturas.

Com os músculos, é comum entender que eles “crescem” com as atividades, a chamada hipertrofia. No entanto, além da função estética, a prática ameniza os riscos de sarcopenia, uma condição que afeta, principalmente, os idosos e é caracterizada pela perda de massa muscular e a consequente fraqueza corporal.

Por fim, as articulações também são fortalecidas e evita-se o risco de artrite e artrose.

Fundamental para quem quer emagrecer

Claro que não podemos deixar esse ponto positivo de lado. Os exercícios físicos devem estar na rotina de quem precisa perder peso. Sem eles, o processo de emagrecimento será mais difícil e menos saudável.

Melhora até a pele

Você já conhecia esse benefício? A nossa pele colhe os frutos das atividades físicas!

Quando nos movimentamos de forma regular e moderada, há a diminuição dos danos do estresse oxidativo, gerado pelos radicais livres, que promove o envelhecimento precoce. Portanto, coloque mais esse item na sua lista de skincare. 

Qual a importância da atividade física para a saúde mental?

A saúde mental não fica de fora quando o assunto é a importância da atividade física. Afinal, é possível amenizar o estresse e a ansiedade ao nos movimentarmos regularmente. É aquela sensação de mente tranquila que temos ao focar em um exercício. 

Além disso, ir ao parque para uma caminhada, por exemplo, contribui para diminuir os incômodos de quadros depressivos e nos enche de energia. 

Qual atividade escolher?

Depois de conhecer a importância da atividade física, você deve estar se perguntando como escolher a melhor.

Primeiro, saiba que os exercícios não devem ser encarados como “castigos” e, sim, como algo prazeroso e benéfico. Então, busque uma prática ou um esporte que você goste. Tudo bem experimentar vários!

Todavia, é bom consultar um médico para saber qual atividade não é indicada para a sua condição de saúde. Quem tem problemas no joelho, por exemplo, poderá ter dores ao realizar corridas.

Por quanto tempo se exercitar?

Essa é outra pergunta comum. Saiba que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de exercícios aeróbicos por semana, para os adultos. Isso equivale a cerca de 42 minutos por dia.

Não espere e comece a se movimentar!

Não espere a próxima segunda-feira! Comece a cuidar da sua saúde hoje. Depois de conhecer qual a importância da atividade física, não há mais desculpa para se manter no sedentarismo. 

O primeiro passo é agendar um check-up médico para verificar a sua saúde e ver quais são as recomendações para você. Depois, é só escolher um exercício e se movimentar.

Nossos especialistas estão à disposição para te ajudar.

Siga-nos nas redes sociais para conhecer mais temas para cuidar da sua saúde e da sua família. Estamos no Instagram e no Facebook.

Você gostou desse material? Confira também: Sobrepeso e obesidade: qual a diferença e Como controlar o colesterol.

Este artigo foi útil?

Sim Não

Por: Cia da Consulta

Por: Cia da Consulta

Somos uma rede de clínicas que compreende a medicina e repensa a saúde para que a experiência de cuidar-se seja singular, segura e impecável.

Qual a importância da atividade física para os ossos e articulações?

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.

Qual a importância dos exercícios físicos para saúde óssea e muscular?

“Os exercícios fortalecem a musculatura e aumentam a massa magra, além de ajudar no equilíbrio do corpo. Esse conjunto de benefícios reduz quedas e, consequentemente, diminui o risco de fraturas, principal morbidade e causa de mortalidade na osteoporose.

Qual a importância do sistema articular nos exercícios físicos?

As articulações, garantem, portanto, a união e a movimentação dos ossos, permitindo que nosso esqueleto permaneça estável independentemente da atividade que realizamos.

Qual a importância do exercício físico para o fortalecimento dos ossos?

A atividade física promove alterações no metabolismo ósseo por efeito direto, via força mecânica, ou indireto, promovido por fatores hormonais(30,37). A força mecânica, quando aplicada sobre o tecido ósseo, forma sinais endógenos que interferem nos processos de remodelação óssea.