Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?

Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

Como produzir?

A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.

Para quem produzir?

A sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

Economia

SumárioIntroduçãoPDF para ImpressãoIndicações ReferênciasConclusãoExpediente

Aula 01 | Conceitos Econômicos BásicosAula 02 | Escassez: Recursos X NecessidadesAula 03 | Custo de OportunidadeAula 04 | Diferença entre Macroeconomia e Microeconomia

Economia | Prof. Me. Ana Lívia Cazane

Aula 1

Conceitos Econômicos Básicos

Em nosso dia a dia, nos deparamos com várias questões de economia. Atualmente, o conhecimento sobre o assunto é muito necessário, uma vez que grande parte dos problemas da sociedade está ligada a problemas de natureza econômica. Porém, apesar de a maioria das pessoas participarem ativamente da economia, poucas possuem conhecimento teórico que possibilite analisar os problemas econômicos.

Em “Conceitos Econômicos Básicos”, trataremos dos principais elementos da análise econômica. O objetivo é introduzir você, aluno(a), na discussão desses conceitos que são fundamentais para o desenvolvimento eficiente da disciplina.

A palavra ECONOMIA vem do grego “oiko”, que significa “casa”, e “nomos”, que significa “norma, lei”. Assim, OIKONOMOS seria a administração da casa, aquele que administra o lar, ou ainda, administração da coisa pública (Vasconcelos, 2011).

A ciência econômica está classificada entre as ciências humanas. O seu campo de atuação é o estudo de como são empregados os fatores de produção para a obtenção de riquezas e como essas são distribuídas e consumidas pela sociedade.

De acordo com Passos e Nogami (2003), a economia é uma ciência social, pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

Uma definição muito prática de economia é utilizada por Hall e Lieberman., De acordo com esses autores, economia é o estudo da escolha sob condições de escassez.

“Economia é o estudo da escolha sob condições de escassez”. HALL E LIEBERMAN

Mais detalhadamente, a economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade (Troster e Mochon).

Essas definições contêm diversos conceitos importantes, que serão discutidos a seguir:

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?

Fonte: Desenvolvido pela autora

Recursos X Necessidades

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Diante da escassez de recursos, toda sociedade deve, portanto, escolher entre alternativas de produção e de distribuição dessa produção. É fácil imaginar que, se os recursos fossem ilimitados, a Economia perderia seu sentido, mas a realidade não é assim, e a sociedade precisa tomar decisões quanto à melhor utilização de seus recursos (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

NECESSIDADE HUMANA > RECURSOS OU FATORES

Vamos detalhar um pouco mais esses conceitos: “Necessidade Humana” é todo desejo que envolva a escolha de um bem econômico – sobrevivência ou bem-estar. Pode ser dividida em “Necessidade Primária” e “Necessidade Secundária”

  • Primária = alimento, habitação, vestuário, saúde
  • Secundária = transporte, educação, segurança, comunicação, lazer, cultura.

As necessidades humanas variam no tempo e no espaço e estão sujeitas a influências culturais e inovações tecnológicas.

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?

Fonte: Desenvolvido pela autora

Por outro lado, para suprir as necessidades humanas, produzimos bens e serviços. Para isso usamos os “Recursos” que são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. São denominados também como fatores de produção.

Tradicionalmente, esses fatores se dividem em três categorias: terra, trabalho e capital.

Cada Recurso (ou Fator) de produção possui um tipo de remuneração, que depois será utilizada para satisfazer as necessidades humanas:

FATOR DE PRODUÇÃOREMUNERAÇÃOMão de ObraSaláriosCapital FinanceiroJurosRecursos Naturais e máquinasAluguéisRecursos Naturais e máquinasLucros

Tabela 1 - Recursos X Remuneração
Fonte: Desenvolvido pela autora

Problema de Escassez

Os recursos produtivos (mão de obra, terra, matérias primas, dentre outros) são limitados em qualquer sociedade. Porém, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.

Independentemente do grau de desenvolvimento do país, nenhum deles dispõe de todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades da coletividade.

Tem-se então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.

Tendo em conta essa situação, parece estranho à economia abordar a escassez como um problema universal, isto é, como um problema que afeta todas as nações. Isso se deve em razão de a economia considerar o problema como de escassez relativa, uma vez que os bens e serviços são escassos em relação ao desejo dos indivíduos

Bens escassos: são aqueles que nunca se têm em quantidade suficiente para satisfazer os desejos dos indivíduos.

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?

Fonte: Desenvolvido pela autora

Economia Animada – O Que é Economia.

Descubra, em bom português, o que os economistas tanto estudam.

Assista ao Vídeo

Da quantidade limitada de recursos produtivos associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se quatro questões econômicas fundamentais que norteiam boa parte da ciência econômica: o que produzir, quanto produzir, como produzir e, finalmente, para quem produzir (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Questões Econômicas Básicas e Contexto Histórico

Vamos analisar essas questões: O quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?
O quê e quanto produzir?

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?
Como produzir?

Qual a relação entre escassez de um recurso e seu valor econômico?
Para quem produzir?

Para os autores Vasconcellos, Toneto Junior e Sakurai (2015), o tratamento dessas questões depende da forma do sistema de produção adotado, ou seja, da forma da organização econômica.

Pode-se definir um sistema de produção, ou sistema econômico como o modelo de organização econômica de uma sociedade com base no qual se organiza a produção, a distribuição e o consumo de todos os produtos e serviços que, em última instância, são consumidos visando o aumento de bem-estar. De modo geral, os sistemas econômicos contemporâneos podem ser classificados em dois grandes grupos: o sistema socialista (de economia centralizada ou planificada) e o sistema capitalista (ou economia de mercado).

No sistema socialista, a produção é gerida pelo governo (o Estado), predominando a propriedade pública dos recursos de produção. No século XX, até o início dos anos 1990, esse sistema prevaleceu em várias economias e teve como líder a antiga União Soviética. Atualmente, poucas economias adotam esse sistema fielmente, com destaque para Cuba e Coreia do Norte (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Por sua vez, no sistema capitalista, o funcionamento da economia é regido pelo mercado, ou seja, pela livre interação entre produtores e consumidores, predominando (mas não somente existindo) a propriedade privada dos fatores de produção e a livre iniciativa na sua utilização. Ainda que importante do ponto de vista conceitual, na prática, essa discussão tem tido destaque cada vez menor no debate econômico. A China, por exemplo, que adota um sistema socialista de produção, tem, ao longo das últimas décadas, adotado uma série de medidas de estímulos a uma economia de mercado, sendo, por isso, chamada informalmente de “socialismo de mercado” ou “capitalismo de Estado” (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Caros(as) alunos(as), gostaria neste momento de destacar que, embora tenha um objetivo bem definido e um núcleo próprio de análise, a Economia se relaciona fortemente com outras áreas de conhecimento.

O início do estudo da Economia coincidiu com os grandes avanços das ciências físicas e biológicas nos séculos XVIII e XIX. A construção do núcleo científico inicial da Economia se deu com base nas chamadas concepções organicistas (biológicas) e mecanicistas (físicas). Segundo o grupo organicista (da Biologia), a Economia se comportaria como um órgão vivo. Essa é a origem de importantes termos econômicos, como órgãos, funções, circulação e fluxos. Segundo o grupo mecanicista (da Física), as leis da Economia se comportariam como algumas leis da Física, o que explica o uso de termos como estática, dinâmica, aceleração e velocidade, por exemplo. Além da influência da Física e da Biologia, do fato de a Economia estudar indicadores ou unidades de medida associadas a quantidades e preços, e muitas vezes estabelecer relações entre essas variáveis (por exemplo, de que forma os preços afetam a quantidade consumida de certo produto), surge a necessidade de empregarmos métodos matemáticos e estatísticos. A Matemática e a Estatística permitem expressar de modo sintético importantes conceitos e relações de Economia, tornando possível formalizar o entendimento de questões essenciais sob a forma de modelos analíticos VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Outra interação importante ocorre entre a Economia e a Ciência Política, pois esta determina boa parte das instituições sobre as quais se desenvolverão as atividades econômicas. O sistema econômico em um regime democrático funciona de maneira diferente de num regime ditatorial, uma vez que neste a autoridade política tende a sofrer menos oposição e ter mais poder para colocar em prática as políticas almejadas. Já́ num regime democrático, os diferentes segmentos da sociedade podem opinar e interferir direta ou indiretamente sobre as ações do governo. Além disso, grupos políticos podem atuar representando o interesse de grupos específicos da população, e não o interesse da coletividade, e, assim, fazer com que determinada política governamental não atinja o melhor resultado do ponto de vista da sociedade como um todo (VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR e SAKURAI, 2015).

Qual é a relação entre a economia e a escassez?

Em economia, escassez é um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente.

Qual a relação dos problemas econômicos com a escassez de recursos?

O problema fundamental da economia: é a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Este fato também é conhecido como lei da escassez.

Qual é a relação entre valor e escassez?

Ao se cobrar algo de valor (dinheiro, ouro, entre outros) em troca de recursos, bens ou serviços escassos, conseguimos adequar a demanda à oferta existente. Apenas aqueles dispostos a pagar o preço pelo bem em questão têm acesso a ele. Por outro lado, existem recursos que não são escassos.

Por que a escassez E o problema econômico fundamental?

Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados. Ele postula que a sociedade tem meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.