Qual e a importância do projeto de vida para seu futuro

17 de Setembro, 2021

Os benefícios de se desenvolver o Projeto de vida quando jovem

As instituições de ensino têm um papel fundamental na formação e construção de cidadãos que transformem e influenciem o mundo. A atuação das escolas vai além da transmissão de conhecimento formal, apresentada nas áreas existentes como exatas, humanas e biológicas. Sendo assim a abordagem e construção de um projeto constante e eficiente, trabalhando conhecimento essencial para o mercado de trabalho e para a vida é indispensável!

De acordo com Hissa e Pinheiro (2002), além do autoconhecimento, o jovem precisa construir uma percepção dinâmica, e uma visão prospectiva do mundo. Ou seja, precisa compreender quais são as demandas profissionais da sociedade na pós-modernidade, para assim, conseguir planejar sua futura profissão.

Afinal, o que é o Projeto de vida na escola?

O “Projeto de vida”, num sentido amplo, trabalha a consciência na avaliação das trilhas de aprendizagem, nossos valores, competências, dificuldades e, também, os caminhos mais promissores para o desenvolvimento em todas as dimensões.” (MORAN, 2017)

De modo geral, construir um projeto de vida é ter as respostas às seguintes perguntas: “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”. Desta forma, ficam mais claros as direções que podemos tomar e então traçar linhas e caminhos para alcançar futuros objetivos.

Com base nestas perguntas, é trabalhado com os estudantes o autoconhecimento, identificando as principais características e potenciais para entender melhor sobre o seu EU atual.

Somado ao autoconhecimento, o Projeto de vida nos leva a planejar o futuro, incluindo os interesses, sonhos e objetivos. Por meio deles, é importante entender o papel que se exerce no mundo e designar estratégias para executar o planejamento traçado. Assim, o aluno compreende “quem é” e entende “quem quer se tornar”, quando planejamento é feito de forma personalizada e individual, sempre pautado nos valores e princípios importantes para um cidadão integro.

Estratégias trabalhadas durante as aulas:

Em nosso colégio, os pilares que norteiam as aula são o autoconhecimento, relações interpessoais e profissionais. Estas três estratégias, permitem um desenvolvimento total no Projeto de vida feito pelo jovem, prevenindo que ele não deixe de lado aspectos essenciais para o seu conhecimento e planejamento do futuro.

Autoconhecimento – O intuito é fazer com que o jovem se reconheça como sujeito, desenvolvendo a construção de identidade, de valores, reconhecendo a própria origem e a forma de lidar com os sentimentos.

Relações interpessoais – Reflexão sobre a relação com o mundo e o impacto que as relações provocam nos jovens. São desenvolvidas atividades em grupos e a ampliação de um senso de responsabilidade para com o bem comum.

Profissional Trabalho com a inserção e constância do jovem no mundo profissional e a atuação produtiva no futuro. Na área profissional a importância da identificação e desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos formais fazem toda a diferença.

Portanto, o objetivo principal é levar o aluno a compreensão da vida em sociedade, das atividades produtivas e de experiências subjetivas.

Então, trabalhar o Projeto de vida na escola é ajudar o jovem a preparar-se para o mundo de possibilidades que vai se expandir na proporção que ele se desenvolve. Assim, temos como objetivo, além de formar bons cidadãos, potencializar nos estudantes o melhor deles durante sua trajetória não somente acadêmica, mas também para toda a vida.


Referencias:

MORAN, José. A importância de construir Projetos de Vida na Educação

. São Paulo, 2017. Disponível em:

www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2017/10/vida.pdf>.

BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação Vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1998

Este assunto é de seu interesse? Deixe as suas dúvidas aqui nos comentários! É sempre bom compartilhar. É desta forma que auxiliamos uns aos outros.


Qual e a importância do projeto de vida para seu futuro

Qual a importância do projeto de vida para o seu futuro?

O projeto de vida funciona como uma bússola que indica a direção correta a seguir. Pessoas que fazem planos se tornam naturalmente mais motivadas. É uma forma de ter mais esperança e buscar por coisas melhores para a sua vida. Esse projeto é algo individual, cada pessoa tem seus próprios sonhos e objetivos.

Qual a importância do projeto de vida para a minha vida?

Em outras palavras, o projeto de vida vai te ajudar a ter um propósito nas diferentes ações do dia a dia e um autoconhecimento constante para entender suas habilidades, competências e dificuldades pessoais, a fim de evoluir constantemente, visando o futuro.

Qual a importância do projeto de vida resposta?

O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso.

Qual a importância de um projeto de vida para os jovens?

O Projeto de Vida ajuda o jovem a responder perguntas como “quem eu sou?” ou “o que eu quero ser?”. Por isso, vai além da ideia de selecionar uma carreira para seguir. O Projeto de Vida está fortemente ligado ao processo de entender o sentido da nossa existência no mundo.