Qual é a relação entre o espectro de absorção de um pigmento e o espectro de ação deste mesmo pigmento?

Grátis

6 pág.

Qual é a relação entre o espectro de absorção de um pigmento e o espectro de ação deste mesmo pigmento?

Qual é a relação entre o espectro de absorção de um pigmento e o espectro de ação deste mesmo pigmento?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 3

por Hill corroboraram as afirmações de Van Niel seis anos mais tarde. . Este processo de liberação de O2, dirigida pela luz e com a ausência de gás carbônico, ficou conhecido como a “Reação de Hill”.
Posteriormente, a evidência mais convincente de que o gás oxigênio, liberado durante o processo de fotossíntese, tinha origem na água ocorreu no ano de 1941, quando alguns pesquisadores seguiram o caminho do oxigênio da água até a forma gasosa, utilizando isótopos pesados de oxigênio (18O2), conforme representado na seguinte equação: 
CO2 + 2H218O → (CH2O) + H2O + 18O2
Dessa forma ficou comprovado que é a partir da água e não do gás carbônico que é produzido oxigênio.
2. Qual a relação entre o espectro de absorção de um pigmento e o espectro de ação deste mesmo pigmento?
O padrão de absorção de um pigmento é conhecido como espectro de absorção desta substância. O espectro de ação demonstra a eficiência relativa dos diferentes comprimentos e onda da luz sobre processos específicos que necessitam de luz, tais como a fotossíntese. A semelhança entre o espectro de absorção de um pigmento e o espectro de ação de umprocesso dependente de luz, é considerada como uma evidência de que este pigmento específico é responsável por aquele processo específico. Uma evidência de que a clorofila é o principal pigmento envolvido na fotossíntese é a similaridade entre o espectro de absorção e o espectro de ação da fotossíntese.
3. Quando os elétrons retornam ao nível basal, a energia liberada tem três possíveis rotas. Quais são elas e quais são os dois eventos que liberam energia na fotossíntese?
Quando os pigmentos absorvem a luz, os elétrons são temporariamente impulsionados a um nível de energia mais alto. Quando os elétrons retornam para o nível mais baixo de energia, podem ocorrer três resultados possíveis:
* A energia pode ser dissipada como calor;
* A energia pode ser reemitida quase que instantaneamente como energia luminosa de comprimento de onda mais longo, um fenômeno conhecido como fluorescência;
* A energia pode ser capturada para a formação de ligações químicas, como ocorre na fotossíntese
4. Distinguir entre fluxo cíclico e acíclico de elétrons e fotofosforilação. Quais são os produtos de cada um deles? Por que a fotofosforilação cíclica é essencial para o ciclo de Calvin?
Fotofosforilação acíclica. Estão implicados os fotossistemas I e II; o fluxo de elétrons que produz não é cíclico. É sintetizado ATP e NADPH.
Fotofosforilação cíclica. Está implicado só o fotossistema I. Realiza-se um bombeamento de hidrogênios do estroma para o espaço tilacoidal, que contribui para criar um gradienteeletroquímico de hidrogênio. É sintetizado ATP.
As reaçoes de fixaçao de carbono requerem mais ATP do que NADPH, portanto a fotofosforilaçao ciclica que produz apenas ATP é uma necessidade para completar os requisitos para o ciclo de Calvin. 
5. O CO2 contribui para somente 0,038% do ar nas condições atuais, ainda assim isto é suficiente para a ocorrência da fossíntese. Entretanto, outras condições podem surgir, alterando as concentrações de CO2 de maneira inadequada para a fotossíntese ocorrer. Quais são algumas dessas condições?
Atualmente o aumento da quantidade de CO2 na atmosfera tem se dado principalmente por fatores antrópicos como a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), em usinas termoelétricas e indústrias, veículos em circulação e sistemas domésticos de aquecimento. Reservatórios naturais e sumidouros que têm a propriedade de absorver o CO2 do ar são também afetados por ação antrópica, como as queimadas e os desmatamentos.
Esse aumento da concentração de CO2 afeta a fotossíntese de forma que a abertura dos estômatos depende da concentração de CO2 ,vapor d´água e luminosidade. Quando a concentração de CO2 no ar aumenta o estoque desse gás nas folhas também aumenta quando esse começa a se acumular dentro da folha é um indicativo de que a taxa de fotossíntese está diminuindo e que a abertura dos estômatos não é mais necessária. É dessa forma que o proceso de fotossíntese acaba sendo afetado pelas condições que alteram a concentração de CO2 no ar atmosférico.
6. Por meiode um diagrama legendado explique o termo anatomia Kranz.
(eu fiz um esquema baseado nessa figura, nas setas eu coloquei 1, 2 e 3)
Legenda: 1= células do mesófilo; 2=feixe vascular e 3=células da bainha)
A anatomia Kranz é o nome dado a um conjunto de células que envolvem o feixe vascular (xilema e floema) formando uma estrutura parecida com uma coroa. Essa anatomia realiza a separação espacial entre as fases de fixação e redução do CO2 em plantas C4. Esta separação confere vantagens fisiológicas a essas plantas, pois lhe permite concentrar CO2 em suas folhas, sendo mais eficiente em crescimento.
É um anel que circunda os feixes vasculares. Células parenquimáticas e células da bainha do feixe formando duas camadas concêntricas ao redor do feixe vascular. Duas conseqüências devido a essa anatomia são: O CO2 pode ser concentrado nas células da bainha perivascular com reduzidas perdas por difusão. As paredes dessas células são espessas e apresentam uma baixa permeabilidade aos gases. E a maioria das células do mesofilo situa-se imediatamente adjacente as células da bainha perivascular, sendo conectadas por numerosos plasmosdesmos. Isso possibilita uma cooperação dinâmica e eficiente entre os dois tipos celulares ao desempenharem as suas tarefas fotossintéticas especificas.
7. De que modo as plantas C4 possuem vantagens sobre as plantas C3? 
As plantas C4 são especialmente bem adaptadas a condições ambientais onde a irradiância e a temperatura é elevada apresentando ainda uma boa tolerância ao estressehídrico.
São mais eficientes que as plantas C3 no aproveitamento de água pois podem fixar CO2 com os estômatos parcialmente fechados e assim economizam água. Elas apresentam maiores taxas de fotossíntese que as C3.
Nas plantas C4 a fotorrespiração ocorre somente nas células da bainha do feixe e o CO2 produzido é fixado novamente nas células do mesófilo, antes que saia das folhas, o que impede a perda de matéria seca durante a fotorrespiração e torna possível a sua produção a uma taxa mais alta.
8. Enquanto a via C4 e o ciclo de Calvin (via C3), estão espacialmente separados nas plantas C4, em plantas CAM estas duas vias estão separadas temporalmente. Explique.
Nas plantas C4 a separação da carboxilação pela pepcase e o ciclo C3 é separado anatomicamente, processos que ocorrem simultaneamente. Já nas plantas CAM a separação desses eventos é apenas temporal, ocorrendo na mesmo célula fotossintética. A fixação do CO2 atmosferico pela pepcase se processa a noite enquanto a fixação de CO2 pelo ciclo C3 ocorre durante o dia.
9. Diz-se que as plantas CAM têm sabor doce durante o dia e ácido durante a noite. Explique o porquê.
As espécies CAM terrestres abrem os estômatos durante a noite e os mantem fechados durante o dia. A fixação noturna do CO2 é catalisada por uma pepcase. O CO2 fixado é acumulado nos vacúolos na forma de malato. Por esse motivo, durante a noite, a acidez celular vai aumentando progressivamente.
De dia o malato é descarboxilado formando piruvato e CO2. Este reage com ATP e regeneraPEP. O CO2 liberado é capturado pela RuDP-case e incorporado ao ciclo de Calvin, resultando na produção de amido. Por esse motivo diz-se que as plantas CAM são doces durante o dia.
10. O que é fotofosforilação e qual é a relação entre este processo e a membrana tilacóide?
A fotofosforilação é a síntese de ATP nos cloroplastos promovida pela luz. É o meio pelo qual os organismos fotossintetizantes capturam energia da luz solar e a usam para produzir ATP. A relação entre esse processo e a membrana tilacoide é que é nessas membranas que ocorre a fase clara da fotoquímica da fotossíntese, nelas estão as clorofilas que ao serem atingidas pela luz solar liberam elétrons.
As membranas dos tilacóides possuem duas espécies diferentes de fotossistemas, cada um com seu próprio tipo de centro de

Página123

Qual é a relação entre o espectro de ação para a fotossíntese e o espectro de absorção da clorofila?

O espectro de ação da fotossíntese não corresponde rigorosamente ao espectro de absorção da luz pelas clorofilas. Considerando o fenômeno fotossíntese em termos gerais, a resposta à luz vermelha é maior do que à luz azul.

Qual é a relação entre um espectro de absorção e um espectro de emissão?

Espectro de absorção: linhas escuras obtidas ao transmitir luz branca atraves da amostra. As linhas escuras estão sempre nas mesmas posições das linhas claras emitidas pela mesma amostra. Assim, o espectro de absorção coincide com o espectro de emissão.

O que é um espectro de absorção e ação?

O espectro de ação, comparado com o espectro de absorção, ajuda a elucidar a possível participação de um pigmento em um determinado processo fisiológico. A espectrofotometria também permite determinar, de modo quantitativo, a concentração de substâncias que, em solução, absorvem radiação luminosa.

O que é absorção do pigmento?

Os pigmentos absorvem a luz usada na fotossíntese. Na fotossíntese, a energia do sol é convertida em energia química por organismos fotossintéticos. Contudo, os vários comprimentos de onda da luz do sol não são usados igualmente na fotossíntese.