Qual é a temperatura ideal para manter os espermatozoides?

Melhorar a qualidade do esperma. Naturalmente, o contributo do homem para a fertilidade do casal é tão importante como o da mulher. Da mesma forma que se aconselha a mulher a preparar corpo e mente para a gravidez, também ao homem se exigem cuidados.

Melhorar a qualidade do esperma

A qualidade do esperma é um fator decisivo para a fecundação bem-sucedida e manter um estilo de vida saudável ajuda a produção de espermatozoides saudáveis, abundantes e vigorosos.

O que pode fazer para melhorar a qualidade do esperma?

  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas: o álcool baixa a quantidade de espermatozoides e reduz o impulso sexual interferindo negativamente na fertilidade masculina. O produto residual do metabolismo do álcool, o acetaldeído, é tóxico para o esperma.
  • Deixar de fumar: o tabaco reduz a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides e aumenta o risco de anormalidades do esperma e defeitos genéticos no embrião. Tanto a futura mãe como o parceiro devem tentar parar de fumar se pretendem engravidar. Em comparação com os não fumadores, os homens que fumam podem ter uma contagem de esperma inferior e/ou um número superior de espermatozóides anormais.
  • Evitar drogas (mesmo as chamadas “drogas recreativas”). A cannabis, por exemplo, diminui a libido, baixa a quantidade de espermatozoides e provoca impotência.
  • Reduzir o consumo de cafeína: a cafeína pode impedir a produção de espermatozoides, provocar anomalias cromossómicas e afetar a mobilidade.
  • Ser cauteloso com o uso de medicamentos: alguns medicamentos podem ter efeitos negativos na formação do esperma. Na consulta pré-conceção deve conversar com o médico sobre a medicação que está a fazer.
  • Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes antioxidantes, zinco, folato (ácido fólico), ómega-3 e vitaminas essenciais à formação de hormonas sexuais masculinas e ao desenvolvimento dos espermatozoides saudáveis como as vitaminas A, B6, B12, C, D e E. Alimentos ricos em antioxidantes incluem amoras, alho, couve, morangos, ameixas, brócolos, pimento vermelho, entre outros.
  • Beber muita água ao longo do dia, não menos de dois litros, já que o sémen é constituído principalmente por água.
  • Não praticar desportos de alto desgaste físico.

Outras influências negativas na formação do esperma

A produção de espermatozoides pode diminuir se os testículos não forem mantidos frescos. As células do esperma não se desenvolvem nem funcionam, se a sua temperatura for superior a 32º C, apesar de a temperatura normal do corpo ser de 37º C. Vestir roupa interior larga (boxers de algodão largos), não conduzir muitas horas seguidas sem descansar, evitar banhos de imersão quentes e prolongados e não frequentar ambientes quentes como saunas ou banhos turcos são algumas medidas que podem ajudar.

Um estado de stress constante, a ansiedade e o ritmo de vida acelerado são fatores que também prejudicam a produção de esperma fértil. Se o seu companheiro sofre algum sintoma de stress, este é o momento ideal para lidar com o problema. Procure ajuda médica e experimente relaxar através da pratica de desporto, de um hobby ou da disciplina das horas de trabalho.

Alguns dos lubrificantes mais comuns no mercado podem ser tóxicos para o esperma e até a saliva é – por isso, tenha a certeza que utiliza um lubrificante que seja inócuo para o esperma.

  • Homepage
  • Doenças
  • Hidrocele E Varicocele
  • O Testiculo As Vezes Varia A Temperatura Isso E Normal? Pois As Vezes Esquenta As Vezes Ta Frio E Eu

2 respostas

o testiculo as vezes varia a temperatura isso e normal? pois as vezes esquenta as vezes ta frio e eu fui operado de varicoceles faz 1 mes e meio.

A temperatura nos testículos assim como em qualquer região do corpo pode variar de acordo com vários fatores: temperatura ambiente, nível de atividade física, tecidos utilizados como vestimenta, etc. Há ainda um músculo na pele do escroto, conhecido como dartos, que pode contrair ou relaxar para ajudar no controle de temperatura da região genital. Em outras palavras é normal sim haver variação de temperatura nos testículos de todos os homens. No entanto temperaturas elevadas de forma constante podem prejudicar a produção de espermatozoides. Varicocele consiste em dilatações nas veias testiculares que podem aumentar a temperatura local e prejudicar a fertilidade. Porém essas variações de temperatura em geral não são perceptíveis pelos pacientes. É possível que haja uma recidiva da varicocele que pode necessitar de novo tratamento. Sugiro uma reavaliação com um andrologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Qual é a temperatura ideal para manter os espermatozoides?

A temperatura testicular deve sempre se manter estável, cerca de 2-2.5 graus Celsius abaixo da nossa temperatura corpórea (36,8C), ocorrendo mínimas variações.Existem diversos mecanismos no nosso corpo que regulam a temperatura testicular, porém a mais importante é a presença das veias testiculares sadias. Elas reduzem a temperatura do sangue arterial que irriga e nutre o testículo, automaticamente gerando seu resfriamento. A varicocele - dilatação com refluxo de sangue das veias da bolsa testicular - é exatamente a doença que prejudica a função das veias em resfriar o testículo. Aos poucos este aquecimento testicular gera uma perda da qualidade e quantidade de produção de espermatozoides, podendo levar ao quadro de infertilidade masculina. Por fim, "sentir" a bolsa testicular mais quente ou mais fria não necessariamente significa dizer que o testículo está realmente mais quente ou mais frio, pois a temperatura testicular não corresponde a temperatura sentida na pele.

Nossos especialistas responderam a 462 perguntas sobre Hidrocele e varicocele

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Qual a temperatura ideal do esperma?

Em humanos, a temperatura ideal para a produção de espermatozoides é entre 32ºC e 35ºC, um pouco abaixo da temperatura corporal.

Qual a temperatura para congelar esperma?

“No procedimento, os espermatozoides são congelados e armazenados a uma temperatura de -186 graus, em média, e por isso, se mantém em boa qualidade após o congelamento”, explica Íris Cabral, embriologista da Genesis Brasília.

Como manter os espermatozoides vivos?

Manter uma alimentação variada e rica em nutrientes antioxidantes, zinco, folato (ácido fólico), ómega-3 e vitaminas essenciais à formação de hormonas sexuais masculinas e ao desenvolvimento dos espermatozoides saudáveis como as vitaminas A, B6, B12, C, D e E.

Quanto tempo dura o esperma no pote?

Ele sobrevive apenas em condições que não permitem esse contato. Na camisinha ele pode sobreviver até 2 horas, no pote de coleta de espermograma pode sobreviver até 6 horas em condições adequadas.