Quando de sua independência em 1957 a colónia inglesa da Costa do Ouro assumiu o nome que possui atualmente Gana em uma referência ao?

Chamada no passado de Costa do Ouro, Gana foi o primeiro país da África Oriental a se tornar independente, e o primeiro de toda região subsaariana. A proclamação da independência foi feita pelo chefe de governo, Kwame Nkrumah, em 6 de março de 1957.

Gana é um dos poucos países que disputam o título de “mais próximo do equador”, e só tem duas estações: a chuvosa e a seca. A cidade portuária de Accra, além de ser a mais populosa, é o centro comercial do país, e a sede do governo.

Um dos pontos turísticos mais visitados do país é o Mausoléu Kwame Nkrumah, destacado na imagem, local de descanso final do primeiro presidente do estado. O museu abriga artefatos raros relacionados à independência de Gana e uma história profunda da luta subsaariana pela independência.

O país é exportador de ouro, grãos de cacau e produtos de madeira. Outros incluem atum, alumínio, minério de manganês, diamantes e horticultura. Seus principais parceiros de exportação são Holanda, Burkina Faso, África do Sul e Reino Unido.

Quando de sua independência em 1957 a colónia inglesa da Costa do Ouro assumiu o nome que possui atualmente Gana em uma referência ao?
Brasília, 6/3/07 – O dia de hoje é bastante importante para os ganenses que vivem não só no Brasil mas em outras partes do planeta. A República de Gana obteve sua independência em março de 1957 e converteu-se no primeiro país africano a ganhar seu próprio estado frente as forças colonizadoras européias. A história de Gana estava muito estreitamente relacionada à dos vizinhos. Desde Guiné até Nigéria partilharam-se longos anos de civilização em comum. No século XIII vários reinos foram à região e trouxeram consigo a influência Saheliana: os Songaï, Kanem-Bornu e Hausa. Os primeiros destes estabeleceram-se em Bono e Banda ao norte. Gradualmente foram-se expandindo para o sul ao longo do curso do Rio Volta. A penetração nas zonas florestais chuvosas não aconteceu até o século XV.



Comércio de Escravos

Entrado o século XVII a força do reino de Shanti concretou-se na maioria dos estados e começou o controle da costa. A capital, Kumasi, foi organizada para ter todos os serviços de qualquer cidade europeia. O líder conhecido como Asanthene, empregava segretários muçulmanos do norte para administrar as zonas e manejar o comércio com os reinos de Sahelian. Por séculos o comércio na África Ocidental esteve focalizado fora das costas em uma zona correspondida entre as ribeiras do Rio Níger e o fim do Sahara; marfim, ouro, escravos e sal foram os principais recursos.

Quando de sua independência em 1957 a colónia inglesa da Costa do Ouro assumiu o nome que possui atualmente Gana em uma referência ao?

O comércio de escravos para América mudou o esquema geopolítico. Assim as costas começaram ser importantes devido aos constantes barcos de escravos rumo às colônias de outros continentes. As forças dos impérios começaram a construir fortes costeiros para assegurar os negócios. A primeira a faze-lo foi Portugal, no século XV e foi seguido pelo Reino Unido, França, Holanda, Suécia e a Dinamarca. Quando a escravatura foi abolida no começo do século XIX os europeus procuraram novamente outras zonas de comércio e exploração no interior do país.

Presença britânica

Depois que as posses holandesas foram transferidas aos britânicos em 1868, o Reino Unido converteu-se na principal força de dominação da Gold Coast ou “Costa do Ouro”, como era conhecida Gana. O poderio britânico foi enfrentado basicamente pelas forças da Confederação Fante (uma aliança de reinos da costa) e os Ashanti.

Kumasi foi saqueada em 1874 e a Guerra com os Ashanti não terminou até o ano de 1900. No fim do ano 1920, os partidos dedicados a promover a independência africana expandiram-se e foi no ano de 1947 quando tiveram força real, junto com a United Gold Coast Conventiom (UGCC), cujas forças básicas eram os movimentos nacionalistas. O Secretário desta coligação, Kwame Nkrumah, separa-se em 1948 para formar seu próprio partido chamado People´s Party (CPP). Logo iria converter-se na voz do povo e pela primeira vez dirigir o curso da política nacional sob o lema “o auto-governo agora”. No ano de 1951 ganha as eleições.

A independência


A consolidação do governo ao longo do país custou anos de esforços. Nkrumah fortaleceu-se como o principal líder das nascentes forças do continente africano. Suas denúncias sobre o imperialismo e neo-colonialismo serviram de inspiração a outros países da África. Infelizmente, os governos do continente viram-se envolvidos em uma série de conflitos de corrupção e enfrentamentos entre grupos diferentes quanto às crenças. Em fevereiro de 1966, Nkrumah foi deposto por um golpe militar. Porém, o regime imposto sob o mandato de Kofi Busia, também não pode conter a onda de corrupção e conflitos sociais em seus três anos de governo. O coronel Acheampong fez um novo golpe de estado no ano de 1972. Os anos que seguiram a seu mandato também viram-se envolvidos nos mesmos enfrentamentos sociais.



SAIBA MAIS:


Nome do país: República de Gana

Capital: Acra

Idiomas: Inglês e línguas tribais


Consulado de Gana em São Paulo: Rua Belini, 231, Alto de Pinheiros. CEP 05467-050. Tel: 0xx11.3248-4477

Quando de sua independência em 1957 a colônia inglesa da Costa do Ouro assumiu o nome que possui atualmente Gana?

A Costa do Ouro britânica (em inglês British Gold Coast) foi uma colônia do Reino Unido situada no Golfo da Guiné na África ocidental que tornou-se independente pacificamente e hoje é conhecida como Gana em 1957.

Como é que Gana alcançou a sua independência?

A República de Gana obteve sua independência em março de 1957 e converteu-se no primeiro país africano a ganhar seu próprio estado frente as forças colonizadoras européias. A história de Gana estava muito estreitamente relacionada à dos vizinhos.

Como eram conhecidos os habitantes de Gana?

Gana
República do Gana Republic of Ghana
Bandeira Brasão de armas
Gentílico: ganês(a), ganense o
Capital
Acra 5° 33' N 0° 15' O
Cidade mais populosa
Acra
Gana – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Gananull