Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

Questão 1

Se um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado negativamente, ou seja, com excesso de elétrons, pode-se afirmar que:

a) Ele permanece neutro;

b) Adquire carga positiva;

c) Adquire carga negativa;

d) Neutraliza eletricamente o outro corpo.

Questão 2

(UFMT – MG) Da palavra grega elektron derivam os termos eletrização e eletricidade, entre outros. Analise as afirmativas sobre alguns conceitos da eletrostática.

I. A carga elétrica de um sistema eletricamente isolado é constante, isto é, conserva-se.

II. Um objeto neutro, ao perder elétrons, fica eletrizado positivamente;

III. Ao se eletrizar um corpo neutro, por contato, este fica com carga de sinal contrário à daquele que o eletrizou.

É correto o contido em:

a) I apenas.

b) I e II, apenas.

c) I e III, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Questão 3

Um corpo eletrizado com carga Qa= - 5 . 10-9 é colocado em contato com outro corpo com carga Qb= 7 . 10-9 . Qual é a carga dos dois objetos após ter sido atingido o equilíbrio eletrostático?

Questão 4

(UNI-RIO) Três esferas idênticas, muito leves, estão penduradas por fios perfeitamente isolantes, em um ambiente seco, conforme mostra a figura. Em determinado instante, a esfera A (QA = 20 μC) toca a esfera B (QB = - 2 μC); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Qc = - 6 μC), retornando à posição inicial.

Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

Três esferas idênticas carregadas eletricamente penduradas por fios isolantes

Após os contatos descritos, as cargas das esferas A, B e C são, respectivamente, iguais a (em μC):

a) QA = 1,5 QB = 9,0 QC = 1,5

b) QA = 1,5 QB = 11 QC = 9,0

c) QA = 2,0 QB = -2,0 QC = -6,0

d) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 9,0

e) QA = 9,0 QB = 9,0 QC = 1,5

    Respostas

    Resposta Questão 1

    Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo carregado eletricamente, as cargas do corpo carregado passam para o neutro. Dessa forma, ambos ficam carregados com cargas iguais. No caso do exercício, como se trata de excesso de elétrons, após o contato, ambos ficarão com carga negativa. Portanto, alternativa correta é a letra c.

    Resposta Questão 2

    De acordo com o princípio da conservação de cargas, a soma algébrica das cargas elétricas de um sistema isolado é constante. Portanto, I está correta.

    Um corpo é neutro quando possui a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando um objeto neutro perde elétrons, ele passa a ter mais prótons, ou seja, excesso de cargas positivas. Pode-se concluir então que ele fica eletrizado positivamente. Assim, II também está correta.

    Quando um corpo neutro é eletrizado por contato, ele adquire carga de mesmo sinal à do corpo que o eletrizou. Tendo por base esse conceito, a alternativa III é incorreta.

    Portanto, a alternativa correta é a letra b: I e II estão corretas.

    Resposta Questão 3

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Resolução de exercício sobre eletrização por contato

    Resposta Questão 4

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Cálculo da carga elétrica após o contato entre as esferas A e B

    Assim, as esferas A e B adquirem carga de 9 μC.

    Em seguida, coloca-se em contato A e C:

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Cálculo da carga elétrica após o contato entre as esferas A e C

    Portanto, temos a esfera B com carga QB = 9 μC e as esferas A e C com cargas Qa = 1,5 μC e QC = 1,5 μC após o contato. Alternativa correta é a letra a.

    Assista às nossas videoaulas


    Quando dizemos que um corpo está "carregado", isso significa que ele tem um desequilíbrio de cargas, apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo. Existem, no entanto, três formas de se eletrizar um objeto. 
     

    Eletrização por atrito 

    Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte quando é feita por corpos isolantes, pois os elétrons permanecem nas regiões atritadas. 

    Eletrização por contato 

    Considere duas esferas de metal eletrizadas: 

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    A esfera A esta eletrizada positivamente e todos os seus pontos possuem potencial elétrico negativo, ao contrario da esfera B que está neutra e seu potencial elétrico é nulo. Portanto existe diferença de potencial entre as esferas.

    Quando encostamos as duas esferas, a diferença de potencial elétrico (Q) que existe entre elas, faz com que os elétrons da esfera negativamente carregada(A) passem espontaneamente para a esfera neutra( de menor potencial).

     

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Esse fenômeno acontece com freqüência na vida de todos. Por exemplo, quando tomamos choque ao encostar em um objeto que não tem ligação nenhuma com energia elétrica que possa justifica-lo.
     

    Eletrização por indução 

    Sejam duas esferas metálicas A e B (A carregada negativamente e B neutra), afastadas como mostra a figura 1ª. Ao aproximarmos as duas esferas, a presença de cargas negativa presente em A, provocará uma separação de cargas em B. Essa separação de cargas é chamada de indução.

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Se ligarmos um condutor da esfera B até a terra, as cargas negativas que foram repelidas, escoarão para a terra de maneira natural, de modo que a esfera B passe a ficar eletrizada positivamente. A esse processo damos o nome de eletrização por indução.

    Quando e que o corpo se encontra eletrizado positivamente?

    Quando podemos considerar que um corpo está eletrizado negativamente e positivamente?

    Um corpo pode ser eletrizado de duas formas: Positivamente: se possui mais prótons que elétrons; Negativamente: se possui mais elétrons do que prótons.

    Quando e que um corpo fica eletrizado?

    Quando um corpo recebe ou perde elétrons ele se torna eletrizado. Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem.

    Como deixar um corpo eletrizado positivamente?

    Quando um corpo não está eletrizado, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Ao atritar dois materiais, um deles ficará eletrizado positivamente, pois perdeu elétrons e ficará com falta, já o outro ficará eletrizado negativamente, pois estará com excesso de elétrons.

    O que e um corpo eletrizado negativamente?

    Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.