Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?

O período fértil dura cerca de 6 dias e acontece geralmente 14 dias após o primeiro dia da menstruação, em mulheres que tenham um ciclo menstrual de 28 dias, que é considerado regular.

Este período é considerado fértil porque durante esse período há aumento da libido e maior produção de secreção vaginal, o que favorece o deslocamento do espermatozoide pelas tubas uterinas, por exemplo, que conseguem sobreviver cerca de 5 dias, além de corresponder ao período em que ocorre a ovulação.

Assim, este período fértil é calculado tendo em conta que há maior probabilidade de engravidar 5 dias antes da ovulação e 1 dia após a ovulação, já que o tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 1 dia. Por exemplo, se uma mulher tem contacto íntimo no dia 5, e se esse é o primeiro dia do seu período fértil, seu óvulo provavelmente ainda não esta maduro. Porém, o espermatozoide pode permanecer dentro da vagina até ao dia 8, que é quando pode ocorrer a ovulação, sendo ainda possível ser fecundado pelos espermatozoides que permaneceram vivos, podendo resultar na concepção de um bebê.

Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?

13 de janeiro de 2021 12h47 - Atualizado há 2 anos

Se preparar para uma gravidez envolve vários fatores e muito planejamento. Entre eles, aprender a escutar o próprio corpo e aprender mais sobre peças-chave dessa fase, como a ovulação.

Um ciclo menstrual normal, por exemplo,  dura entre 21 e 35 dias. Neste período, a ovulaçãoacontece apenas uma vez, mas seu período fértil (quando você tem mais probabilidade de engravidar) dura seis dias. Parece confuso, mas aqui está o que você precisa saber para planejar a chegada de um bebê.

Quanto tempo dura a ovulação?

Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?
A ovulação dura cerca de seis dias  (Foto: Getty Images)

A mulher ovula por 12 a 24 horas durante cada ciclo menstrual.

A ovulação ocorre após o aumento do hormônio luteinizante (LH), fazendo com que um óvulo maduro deixe o útero e viaje pela trompa de Falópio. O óvulo sobrevive por 12-24 horas, até se desintegrar no revestimento uterino e se desprender durante a menstruação. No entanto, se o espermatozoide fertiliza o óvulo antes de ele se desintegrar, ele pode sim te engravidar.

Quanto tempo dura seu período fértil?

Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?
O período fértil é o tempo com maiores chances de gravidez (Foto: Getty)

É importante observar que a ovulação não é o único momento em que a gravidez pode ocorrer. “O esperma pode viver pelo menos cinco dias no trato reprodutivo feminino”, diz o Dr. Staci Pollack, um ginecologista da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade do Sistema de Saúde Montefiore. Portanto, “alguém pode engravidar de uma relação sexualentre cinco dias antes da ovulação até 24 horas após a ovulação,” explica.

Se você está tentando engravidar, o Dr. Pollack recomenda fazer sexo com frequência durante esse período fértil de seis dias, quando o espermatozoide e o óvulo têm maior probabilidade de se encontrar. “Alguns casais se esforçam muito para controlar a ovulação quando tentam engravidar e, ao fazê-lo, às vezes perdem o período fértil”, explica ele. Lembre-se de que as chances de engravidar são especialmente altas no dia da ovulação e três dias antes.

Quando ocorre a ovulação?

Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?
As informações são necessárias para planejar a gravidez (Foto: iStock)

Para saber quanto tempo dura a ovulação, é útil saber quando ela realmente ocorre. “Em geral, as mulheres ovulam aproximadamente 14 dias antes de seu período menstrual”, diz Sharifa Menon, M.D., F.A.C.O.G, uma obstetra do Westchester Medical Center, o carro-chefe da Westchester Medical Center Health Network. Por exemplo, uma mulher com um ciclo normal de 28 dias provavelmente ovulará no dia 14, e seu período fértil seria nos dias 9-14 do ciclo. Da mesma forma, se seu ciclo durar 30 dias, a ovulação provavelmente ocorrerá no dia 16 e a janela fértil se estenderá pelos dias 11-16. Cada mulher ovula de forma diferente, portanto, essas regras não são totalmente precisas.

A maioria das farmácias oferece produtos sem prescrição que rastreiam a ovulação, como kits de testes que podem prever a ovulação e monitores de fertilidade. Você também pode detectar a ovulação examinando o seu corrimento– ele pode ser esticado como a clara do ovo durante a ovulação – e medindo a temperatura corporal basal – aumenta ligeiramente durante esse período também.

Você pode ovular mais de uma vez por ciclo?

Quanto tempo leva para o óvulo descer para o útero?
Ovular mais de uma vez é raro, mas pode acontecer (Foto: Getty)

Não. Uma mulher ovula apenas uma vez por ciclo menstrual. “No entanto, raramente, uma mulher pode liberar mais de um óvulo durante a ovulação”, diz o Dr. Menon. “Se os óvulos forem fertilizados, isso pode levar a gêmeos fraternos”, explica.

Também existe a chance de uma mulher não ovular; isso geralmente acontece por causa de doenças como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Você não pode engravidar se não ovular, então converse com seu médico se estiver preocupada com essa possibilidade. Você também deve se consultar com um especialista caso não consiga conceber depois de um ano de tentativas.

* Leia também:

  • Fertilidade: veja como funciona o calendário de ovulação e como usá-lo a seu favor

  • Teste de ovulação: funciona mesmo? Saiba quando fazer e como interpretar

  • “Estou grávida?” 6 coisas que você precisa saber sobre as semanas de espera após a ovulação

  • fertilidade
  • Gravidez
  • Mãe
  • Notícias
  • ovulação
  • Saúde
  • tabelinha

Quanto tempo demora pro óvulo sair?

Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação.

Como saber se o óvulo foi?

Os sinais e sintomas de fecundação nem sempre estão presentes ou podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:.
Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;.
Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;.
Cansaço e sonolência;.
Dor de cabeça leve e persistente;.
Seios inchados e doloridos..