Sintomas de infarto feminino um mês antes

O infarto na mulher é geralmente silencioso, o que significa que muitas vezes não causa os sintomas clássicos como dor forte no peito ou sensação de aperto.

Na mulher, os sintomas mais comuns incluem cansaço excessivo, alteração nos batimentos cardíacos, mal estar geral e sensação de falta de ar, por exemplo. Desta forma, algumas mulheres podem estar tendo um infarto, mas confundir os sintomas com problemas menos graves, como gastrite, gases ou ansiedade, por exemplo.

Assim, sempre que a mulher tiver histórico de doenças cardíacas, pressão alta, colesterol alto ou infarto na família, e apresentar sintomas duvidosos, é aconselhado ir ao pronto socorro. Além disso, mulheres com maior risco de infarto também devem fazer, pelo menos, uma consulta no cardiologista ao ano. Confira 12 sinais que podem indicar um problema no coração.

Sintomas de infarto feminino

Os principais sintomas de na mulher são:

  • Enjoo e mal estar geral;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;
  • Dor ou desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares;
  • Dor no ombro;
  • Dor na região do estômago.

Estes sintomas podem surgir sem qualquer esforço físico ou trauma emocional, podendo começar quando a mulher está em repouso e tranquila. Além disso, podem surgir em conjunto ou separados, podendo muitas vezes ser confundidos pela mulher por situações mais simples, como uma gripe chegando ou um problema de digestão, por exemplo.

Ainda assim, se surgir dor forte no peito, em forma de aperto, que não melhora, pode ser sinal de infarto e, por isso, é aconselhado que a mulher vá no hospital ou chame a ajuda médica. Veja os sintomas mais clássicos de infarto, que podem surgir tanto no homem como na mulher.

O que fazer em caso de infarto

Em caso de suspeita de sintomas cardíacos, principalmente, naquelas pacientes com fatores de riscos importantes para infarto, deve-se procurar a emergência cardiológica mais próxima ou acionar o SAMU imediatamente, ligando para o número 192, pois, mesmo produzindo sintomas leves, o infarto na mulher também é muito grave e pode resultar em morte. 

Caso se agrave e houver perda da consciência, é importante procurar ajuda e iniciar massagem cardíaca até a ambulância chegar. Essa atitude pode salvar muitas vidas. Aprenda como fazer uma massagem cardíaca corretamente.

Além disso, a depender do histórico da mulher, e se ela faz o acompanhamento médico regular e o cardiologista achar necessário, ele pode recomendar o uso de 2 comprimidos de Aspirina (AAS) de 100mg, caso apresente sintomas de suspeita de infarto. Essa medicação ajuda a diminuir a inflamação no vaso acometido.

Quem tem maior risco de ter um infarto

O risco de sofrer um infarto é muito maior em mulheres que apresentam um estilo de vida sedentário ou com o consumo excessivo de de alimentos ricos em gordura ou açúcar. Além disso, permanecer constantemente sob estresse e tomar a pílula anticoncepcional também podem aumentar o risco de ter um infarto.

Insira seus dados e saiba se tem alto ou baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares:

Dessa forma, todas as mulheres com algum destes fatores de risco devem fazer, pelo menos, uma consulta no cardiologista por ano, especialmente após a menopausa.

Os sintomas de infarto, como dor no peito e suor frio, podem surgir quando ocorre um bloqueio ou entupimento de um vaso sanguíneo do coração, geralmente devido ao aparecimento de placas de gordura ou coágulo, prejudicando a passagem de sangue e provocando a morte das células musculares do coração.

No entanto, os sintomas do infarto podem variar em jovens, mulheres e idosos, desde casos que apresentam nenhum ou poucos sintomas até sintomas diferentes do habitual, como dor no estômago, desmaios ou enjôos. Por isso, o infarto nem sempre é facilmente reconhecido. 

Em caso de suspeita de infarto, é importante procurar uma emergência assim que possível, para avaliação detalhada e início do tratamento apropriado.

Principais sintomas de infarto

Os principais sintomas que podem indicar um infarto incluem:

  1. Dor ou desconforto no peito em aperto, queimação ou peso; 
  2. Dor no peito que afeta também o ombro, pescoço, mandíbula, e braço, geralmente do lado esquerdo;
  3. Sensação de queimação ou desconforto no estômago, sem relação com alimentos;
  4. Dor nas costas, braços, mandíbula ou abdome;
  5. Desmaio;
  6. Cansaço;
  7. Náusea;
  8. Coração acelerado;
  9. Palidez e suor frio;
  10. Dificuldade para respirar ou respiração rápida.

A dor de infarto geralmente não piora ou diminui com a mudança de posição e tende a continuar mesmo com o repouso, geralmente durando mais de 20 minutos.

Em caso de suspeita de infarto, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento mais adequado.

1. Sintomas de infarto em mulheres

As mulheres tendem a apresentar sintomas de infarto diferentes dos mais comuns, incluindo sintomas como dor no peito em pontada ou que piora com a respiração, fraqueza, cansaço, falta de ar e indigestão.     

Além disso, sintomas como dor nas costas, braço, pescoço ou mandíbula, náusea, vômitos, e sensação de medo são mais comuns de ocorrer nas mulheres, em comparação aos homens. Confira mais detalhes sobre os sintomas de infarto na mulher.

2. Sintomas de infarto em jovens

Os sintomas de infarto em jovens geralmente não são muito diferentes daqueles que normalmente ocorrem. No entanto, enquanto pessoas mais velhas podem apresentar dor no peito meses ou anos antes de terem um infarto, quando a dor no peito surge em jovens, este intervalo geralmente é menor, podendo ser de até uma semana antes do episódio.  

Pessoas mais jovens têm também maior chance de ter um infarto fulminante, aquele que surge de repente e que muitas vezes pode levar à morte antes mesmo do atendimento pelo médico. Entenda mais sobre como identificar e tratar um infarto fulminante.

3. Sintomas de infarto em idosos

Os idosos apresentam maior risco de ter um infarto silencioso, que causa poucos sintomas, além de sintomas diferentes daqueles que normalmente ocorrem em pessoas mais novas, como sonolência ou confusão repentinas. 

Além disso, o infarto em idosos tende a causar menos sintomas como dor no peito ou suor excessivo, sendo mais frequente o aparecimento de sintomas semelhantes à insuficiência cardíaca, como falta de ar e tosse. Confira outros sintomas e as causas de insuficiência cardíaca.

Teste online de problemas cardíacos

Veja o risco de desenvolver problemas do coração inserindo seus dados na calculadora:

Quando ir ao médico

É importante procurar uma emergência caso ocorra dor intensa entre a boca e o umbigo que dura mais de 20 minutos associada a outros sintomas que podem ser causados por um infarto, como suor frio, falta de ar ou mal-estar, especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol elevado.

Em caso de desmaios causados por um infarto, a massagem cardíaca geralmente é indicada enquanto espera a chegada da ambulância, pois aumenta as chances de sobrevivência da pessoa. Veja como fazer a massagem cardíaca corretamente.

Como o corpo avisa antes do infarto?

Principais sintomas de infarto.
Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ... .
Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ... .
Tontura. ... .
Fadiga. ... .
Náusea, falta de apetite e indigestão. ... .
Suor frio..

Quanto dias antes de ter um infarto aparecem os sintomas?

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

Como saber se estou tendo um início de infarto?

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

O que é um Pré

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.