Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto

Existem no mundo dezenas de países que ocupam um território estabelecido em determinada posição geográfica no globo terrestre.

Dessa forma, o Brasil ocupa uma área no espaço geográfico mundial e, consequentemente, possui uma localização, ou seja, um “endereço” próprio.

O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, mais precisamente 93% do território, no Hemisfério Sul, ocupando apenas 7% do Hemisfério Norte. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich; além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupando o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental. O espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km².

O litoral brasileiro totaliza 7.367 km e de fronteiras, 15.719 km. O extremo do país no sentido leste (Ponta do Seixas) a oeste (Serra Contamana) possui uma distância de 4319 km, já no sentido de norte (Monte Caburaí) a sul (Arrroio Chuí), 4.394 km. Essas dimensões favorecem a formação de três fusos horários distintos.

Essas características físicas do território favorecem a permanência de grande variedade de clima, vegetação, relevo, fuso etc.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?

Sobre a técnica de criação e projeção de mapas, assinale o que for incorreto:

a) As projeções cartográficas são técnicas de representação do globo esférico da superfície terrestre em um plano, por isso, sempre haverá distorções.

b) Mapas temáticos são mapas especializados em um determinado tema, como áreas industriais, relevo, hipsometria, clima, dentre outros.

c) Os símbolos cartográficos podem variar entre zonais, lineares e pontuais.

d) Legenda é a parte de um mapa responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica dessa superfície.

e) Os SIG’s (Sistemas de Informações Geográficas) são resultado da união entre as técnicas milenares da Cartografia e as inovações gráficas e tecnológicas.

Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.

(UECE)

Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

a) pedológico, geomorfológico e geológico.

b) litológico, pedológico e geomorfológico.

c) geomorfológico, topográfico e fitoecológico.

d) geológico, geomorfológico e pedológico.

Sobre a localização do Brasil nas representações gráficas da Terra, assinale o que for correto.

a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul.

b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.

c) O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes.

d) O Brasil está localizado em quatro hemisférios diferentes.

e) O Brasil não é cortado por nenhuma das duas principais linhas imaginárias da Terra: o Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador.

Os elementos obrigatórios dos mapas são: título, legenda, escala e orientação cartográfica. Sem um desses códigos, a interpretação pode ser prejudicada. 

Exemplo: se não houver escalar, o leitor de um mapa pode não ter noção do tamanho da área representada.

Letra d

Legenda é a parte do mapa responsável por dizer o significado dos símbolos e cores dispostos em um mapa. O elemento cartográfico responsável por apontar a proporção entre a superfície real e a representação gráfica é a escala, e não a legenda.

Quanto maior for uma escala, menor será a área representada e, em virtude do grau de aproximação do mapa, o nível de detalhamento será maior. Por outro lado, quando a escala for menor, maior será a área representada e, consequentemente, o nível de detalhamento será menor.

Letra d

Os mapas referentes a Rochas são chamados de mapas geológicos devido ao fato de a Geologia ser a área do conhecimento que estuda as rochas e suas dinâmicas.

Os mapas referentes ao Relevo são chamados de mapas geomorfológicos, porque sempre que se refere à superfície física da terra, bem como a sua dinâmica, estamos falando da Geomorfologia.

O estudo dos solos, separados do estudo das rochas e formas de relevo, recebe o nome de Pedologia, uma subárea da Geologia. Por isso, os mapas sobre solo são chamados de mapas pedológicos.

Letra C

O Brasil está localizado nos hemisférios norte, sul e oeste, além de ser cortado pela Linha do Equador.

Como é a localização do Brasil nas representações gráficas da terra?

O Brasil está localizado nos hemisférios norte, sul e oeste, além de ser cortado pela Linha do Equador.

Quando os mapas deste capítulo em quais hemisférios o Brasil está localizado?

O Brasil está localizado em três hemisférios diferentes: uma pequena parte ao norte, localizada no hemisfério norte; a maior parte no hemisfério sul e todo ele localizado no hemisfério ocidental ou oeste. É cortado ao norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio.

Qual é o principal paralelo do nosso planeta?

O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional). Principais paralelos da Terra.