A confederação dos esportes foi criada por que

A CBAt Na década de 1970, a CBD foi extinta. Os esportes que ainda estavam sob a sua administração, formaram entidades especializadas. Neste grupo estavam o futebol, que fundou a CBF, e o Atletismo, que criou a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Fundada em 2 de dezembro de 1977, a CBAt passou a operar oficialmente em 1979. A fundação da CBAt fez o Atletismo subir de patamar. Tanto que, a partir de meados da década de 1980, a entidade passa a mandar os atletas (quando devidamente qualificados) aos eventos oficiais no exterior. O calendário nacional passa a contemplar todas as modalidades atléticas – pista e campo, rua, cross country, marcha) e várias categorias de idade. Nesse período, o Brasil passou a organizar eventos de primeira linha, como Campeonatos Ibero-Americanos e Sul-Americanos, além de Meetings como o GP Brasil Caixa de Atletismo, etapa do IAAF World Challenge. O País também foi sede de três Campeonatos da IAAF: Mundial Feminino de 15 km (Rio 1989), Mundial de Ekiden – maratona em revezamento (Manaus 1998) e Mundial de Meia Maratona (Rio 2008). Foram criados os programas de apoio a atletas e treinadores. Atletas, técnicos, árbitros e clubes passaram a ter lugar na Assembleia Geral da CBAt, poder maior da entidade. Nos anos 2000, o esporte-base nacional passou a ter como patrocinador oficial a CAIXA, empresa pública centenária, de reconhecido papel social, junto a todas as camadas da população nacional. Além de formar as seleções brasileiras para as principais competições internacionais, entre elas, o Campeonato Mundial de Atletismo e Jogos Olímpicos, a CBAt também é responsável pela realização dos Campeonatos nacionais de todas as categorias (Sub-20, Sub-18 e Sub-16), além do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, do Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo e as Copas de Marcha Atlética e de Cross Country. 

Compõem a CBAt as Federações do Atletismo dos 26 Estados e do Distrito Federal. Na Assembleia Geral, além das Federações, participam os nove representantes dos atletas, medalhistas olímpicos, representantes dos árbitros eleitos durante o Troféu Brasil de Atletismo de 2018 (mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2020), representantes dos treinadores eleitos durante o Troféu Brasil de Atletismo de 2018 (mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2020), o(s) membro(s) brasileiro(s) integrantes do Conselho da IAAF, os presidentes ou representantes das cinco entidades de prática do Atletismo (Clubes/Associações), registradas no sistema da CBAt há pelo menos 2 (dois) anos, melhores classificadas no Troféu Brasil de Atletismo de 2018, os presidentes ou representantes das duas entidades de Prática do Atletismo (Clubes/Associações), melhores classificadas nos Campeonatos Brasileiros de Atletismo Sub-20 de 2018, e os presidente ou representantes das duas entidades de Prática do Atletismo (Clubes/Associações), melhores classificadas nos Campeonatos Brasileiros de Atletismo Sub-18 de 2018.

A F.B.D.P.B. foi criada para incentivar a pratica desportiva entre Órgãos de Segurança Pública dos Municipais, Estaduais e Federal, bem como os órgãos que compõe o Sistema Judiciário Brasileiro, com o intuito de fomentar o bem estar físico e mental, mantendo sobre tudo o profissionalismo e a auto estima.

É o único representante Oficial do Brasil na International Police Sport Union (USIP) e na Panamerican Police Sport Union (UDEPP), sendo a USIP reconhecida pelo COI.

A F.B.D.P.B. atua também na área social, através de parcerias com empresas privadas que incentivam e promovem junto com a Confederação um trabalho dentro da área Esportiva, porém voltada para crianças e adolescentes das periferias das Grandes Cidades, como o Projeto ESPORTE e SEGURANÇA.

No ano de 1910 foi efetivamente pródigo para o ensino superior do Brasil. Em um momento inspirador para a educação, para a cultura brasileira e para o progresso do próprio país, em curto intervalo de tempo, era criada a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, primeira Instituição de Ensino Superior em Ed. Física do Brasil.

Concomitantemente era o local de treinamento de muitos atletas paulistas para todas as competições estaduais, nacionais e internacionais da época, podendo assim dizer que a semente do esporte em São Paulo começava a nascer naquele local. Era a oportunidade para a aglutinação, em eventos esportivos, dos tradicionais Clubes e Instituições de Ensino como a gloriosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Direito USP), então com mais de um século de existência, o Instituto Presbiteriano de Ensino (Mackenzie), a Faculdade de Medicina (Medicina USP), a Escola Politécnica (Engenharia USP),entre outras.

Era um tempo em que não havia o Pacaembu, muito menos o Ibirapuera, ainda se pescava no rio Tietê e as competições de natação eram no Rio Tietê.

Nossa entidade começou a nascer após 89 (oitenta e nove) anos de existência da escola de Ed. Física, quando 02 (dois) alunos do curso de Instrutor de Ed. Física, foram para os Jogos Mundiais de Polícia na Suécia em 1999. Ao retornarem comentaram com os demais alunos a forma de como eram organizados os Jogos e de como as outras polícias se organizavam e falaram sobre a necessidade de fundar um órgão representativo dos policiais que iriam eventualmente participar dos Jogos, a fim de lhes dar o suporte adequado para poderem treinar e ir competir. Partindo da experiência do grupo que fundou a Associação Atlética da Escola de Ed. Física, foi fundada então a Federação Paulista de Esportes das Polícias, em 17 de Dezembro de 2001. O espírito aguerrido, alegre, irreverente, aliado à garra e a disposição para o trabalho idealista, continuam sendo um patrimônio de todos os que já passaram por esta etapa gloriosa da existência de cada um.

Neste mesmo ano, 2001, juntaram-se ao grupo policiais civis, militares, federais e bombeiros para organizarem a Federação, porém muitos policiais de outros Estados procuraram a Federação para saber informações sobre os Jogos Mundiais e Internacionais entre Policias e Bombeiros.

Foi então que em 18 de setembro de 2003, após retornarem dos X Jogos Mundiais de Policias e Bombeiros, o mesmo grupo que idealizou e fundou a Federação Paulista se uniu com Policiais do Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão e Amapá para fundarem a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros.

Hoje não só apoiamos nossos policiais e bombeiros atletas, mas também desenvolvemos junto com a Federação Paulista o Projeto Esporte e Segurança que visa evitar a saída das crianças e adolescentes das escolas do Ensino Público para a criminalidade, sendo a região escolhida como pioneira a Zona Sul da Cidade de São Paulo.

Ansiando pela reestruturação do desporto amador em nosso país, onde o esporte, seja em qual for sua forma, receba finalmente seu reconhecimento e conquiste posições sólidas e definitivas, a Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros à frente dos policiais, amantes do desporto em sua forma mais pura, mantém com galhardia esta luta, que hoje é nossa e que amanhã, temos certeza, será de todos que tem em comum “O AMOR PELO ESPORTE”.

Ouça este artigo:

A sigla FIFA significa originalmente Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol), é a entidade que supervisiona diversas federações, confederações e associações relacionadas com o futebol ao redor do mundo. A Federação tem sua sede em Zurique, na Suíça, e é submetida às leis daquele país. A FIFA promove várias competições entre/em diversos países, sendo a mais conhecida a Copa do Mundo de Futebol, realizada a cada quatro anos.

Iniciativa de alguns países europeus (Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda e Suécia), a FIFA foi fundada em 21 de maio de 1904, em Paris. O primeiro estatuto, e consequentemente as primeiras regras para as competições foram criadas em seguida, assim como logo começou a ser elaborada uma competição em nível mundial. O primeiro presidente da federação foi Robert Guerin.

A Inglaterra logo aderiu a nova federação, seguida por Alemanha, Áustria, Itália e Hungria. Em 1906, ocorreu a primeira competição internacional, e devido a algumas falhas na organização, o presidente Robert Guerin foi substituído pelo inglês Daniel Burley Woolfall.

O novo presidente estabeleceu como regras internacionais para o esporte as do modelo inglês e estabeleceu o francês como idioma oficial da federação. Em seguida, países de outros continentes aderiram a FIFA. Em 1921, o frances Jules Rimet assumiu a presidência da FIFA.

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, sendo o Uruguai o primeiro país sede. Desde então, a Copa do Mundo só deixou de ser realizada durante a segunda Guerra Mundial.

Em 1974, o brasileiro João Havelange assumiu a presidência da FIFA, cargo que ocupou até 1998, quando Joseph S. Blatter o substituiu.

Além das regras do futebol, a FIFA estabelece, junto a suas confederações, as regras para o futsal, futebol de areia e das arbitragens.

Além da Copa do Mundo de Futebol, a FIFA organiza a Copa das Confederações, os Mundiais Sub-17 e Sub-20, o Mundial Interclubes, a Copa do Mundo de Futebol Feminino, a Copa do Mundo de Futebol de Areia e o Campeonato Mundial de Futsal.

Em 1950 o Brasil foi sede da Copa do Mundo de Futebol pela primeira vez. Em 2014 será sede da competição pela segunda vez.