A educação especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino

Educação Especial é a “modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” (Redação dada pela Lei nº 12.796/2013, art.58, que alterou a LDB). Como modalidade de ensino é transversal a todas  as etapas e a outras modalidades, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Inscrita na perspectiva da política de educação inclusiva, essa modalidade preceitua a valorização da diferença como elemento central para o enriquecimento do processo educativo, considerando os alunos conforme suas particularidades e potencialidades, ajudando-os a superar as possíveis barreiras para o seu aprendizado.

O Estado conta com uma matrícula de 3.205 alunos público-alvo dessa modalidade de ensino, incluídos em 543 escolas estaduais: regulares, profissionais, indígenas, centros de educação de jovens e adultos e 373 alunos matriculados em escolas especializadas: Instituto Cearense de Educação de Surdos – ICES e EEF Instituto dos Cegos. A garantia da escolarização desses alunos é uma forma de assegurar seus direitos à dignidade, à formação com vistas ao desenvolvimento da sua autonomia e a independência e construção da sua identidade própria.

A implementação da política de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, assegura aos alunos incluídos, público-alvo dessa modalidade, serviços de apoio à aprendizagem:

a) Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) Profissionais de apoio (profissional de apoio escolar e intérprete); c) Acessibilidade arquitetônica e pedagógica;

d) Formação de professores.

Ações e Programas

Dados

Legislação

Saiba Mais

A educação especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino

etapa de ensino. ... modalidade de ensino. 2. (PREFEITURA DE FORTALEZA – CE/2016) A Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino: a) é oferecida em instituições especializadas em substituição ao ensino regular e direcionada àqueles que não se adequam à sala de aula comum.

Como modalidade transversal a todos os níveis etapas e modalidades de ensino?

A Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade. escolar.

Qual o caráter da oferta da Educação Especial em todas as etapas níveis e modalidades de ensino?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Por que a educação especial é transversal?

O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.

Quais são as modalidades da educação inclusiva?

Escola especial: para alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades. Escola regular: para alunos que não tinham nenhum tipo de deficiência ou transtorno, e nem altas habilidades.

É importante estimular a pessoa cega fazer suas atividades do modo mais independente possível porém ela deve frequentar a escola especial para desenvolver sua autonomia?

salas de recursos multifuncionais nas escolas regulares. É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Porém, ela deve frequentar a escola especial para desenvolver sua autonomia.

Por que a Educação Especial é transversal?

O objetivo principal é assegurar a plena integração da pessoa com deficiência no “contexto socioeconômico e cultural” do País. Sobre o acesso à Educação, o texto afirma que a Educação Especial é uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades de ensino e a destaca como complemento do ensino regular.

Como a transversalidade é aplicada na educação?

  • Como a transversalidade é aplicada na educação? A educação escolar precisa ser acompanhada de reflexões relacionadas às questões sociais, por isso é importante que as instituições de ensino apresentem conteúdos por meio de textos e de livros que geram a aprendizagem transversal, de maneira que envolva os alunos em diálogos e debates.

Por que a transversalidade é diferente?

  • De forma geral, a transversalidade é diferente da interdisciplinaridade, pois se refere à prática didática do ensino. Já o segundo termo se relaciona à abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

Quais as principais variáveis de um estudo transversal?

  • Algumas das principais variáveis de um estudo transversal são: O estudo transversal é realizado com o mesmo conjunto de variáveis durante um determinado período de tempo. O estudo é realizado em uma única instância; ao contrário dos estudos longitudinais, onde as variáveis podem mudar durante o período da pesquisa.

Quais são os benefícios do estudo transversal?

  • Geram dados mais confiáveis, uma vez que o estudo é realizado com as mesmas variáveis. Dá ao pesquisador a flexibilidade de considerar múltiplas variáveis em uma constante, com apenas uma variável como foco do estudo transversal. É utilizado para analisar mais profundamente o assunto que está sendo investigado.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação especial é modalidade de educação escolar transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e ...

É uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Quais são os níveis de escolaridade atendidos pela educação especial?

Ao garantir o ensino público e universal, a legislação brasileira dá conta e garante o direito ao acesso de todos os níveis de ensino: infantil, fundamental, médio e superior para pessoas com necessidades especiais. Assim, como garante a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O que é ensino médio especial?

“Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

Qual a modalidade da educação especial?

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL, ...

O que é modalidade especial?

Educação Especial – seu conceito está disposto no artigo 58 da LDB – a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Quando começou a Educação Especial no Brasil?

3 de julho de 1973

Em que período da história do Brasil ocorreu uma política para educação especial?

A inclusão da "educação de deficientes", da "educação dos excepcionais" ou da "educação especial" na política educacional brasileira vem a ocorrer somente no final dos anos cinquenta e início da década de sessenta no século XX.

Quando começou a inclusão escolar no Brasil?

O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.

Quando surgiu o termo necessidades educativas especiais?

História. O conceito de Necessidades Educativas Especiais passou a ser conhecido em 1950 a partir da sua formulação no "Relatório Warnock", apresentado ao parlamento do Reino Unido, pela Secretaria de Estado para a Educação e Ciência, Secretaria do Estado para a Escócia e a Secretaria do Estado para o País de Gales.

O que são as necessidades educativas especiais?

O termo Necessidades Educativas Especiais (NEE) está associado a pessoas com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e com dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores orgânicos e/ou ambientais.

Onde e quando surgiu a educação inclusiva?

A Educação Inclusiva surgiu em diferentes momentos e contextos, especialmente a partir da década de 90 quando ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial, e em 1994 foi proclamada a Declaração de Salamanca que “define políticas, princípios e práticas da Educação Especial e influi nas Políticas Públicas da ...

Qual declaração foi o marco da educação especial?

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA