C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

13/02/2020

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

Um programa de logística reversa instituído em uma empresa traz diversos benefícios, principalmente os associados à sustentabilidade. Entre esses benefícios temos a redução da quantidade de resíduo a ser descartado, diminuição dos custos com matéria prima já que os resíduos que retornam podem ser reaproveitados no processo de fabricação, proporciona à marca criar uma identidade ecologicamente correta e promove a consciência sustentável.

A logística reversa é um instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e se destaca como um dos meios mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos. Confira os benefícios ao instituir o programa na sua empresa!

Logística Reversa

A logística reversa consiste em um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos materiais após o consumo para as empresas fabricantes de tal produto.

Este é um processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida. O objetivo é neutralizar o impacto ambiental que estes resíduos podem provocar se descartado incorretamente através de uma destinação final limpa.

A logística reversa deve ser cumprida para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

A lei ambiental sobre a obrigação da logística reversa vigora desde 2010, porém somente em 2017 foi regulamentada através do decreto nº 9177.

A lei 12.305/2010 regulamenta o manejo adequado dos resíduos e estipula outros dois instrumentos para viabilizar a logística reversa: o termo de compromisso e o acordo setorial.

O intuito da lei ambiental é instituir instrumentos para a gestão de resíduos, permitindo que o país enfrente os principais problemas ambientais, sociais e econômicos causados pelo manejo incorreto dos resíduos.

A logística reversa é obrigatória para empresas que trabalham com:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pneus.

Além disso, pode ser uma oportunidade de negócio a logística reversa de produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

Benefícios da logística reversa

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

A logística reversa trás diversos benefícios tanto para o meio ambiente como para a empresa.

Veja quais são esses:

Cria uma imagem sólida

Instituindo um programa de logística reversa a organização cria uma imagem positiva junto aos consumidores, já que hoje eles buscam por produtos produzidos de forma consciente e que agridam menos o ambiente.

Essa organização se apresenta com uma marca ecológica, e que fundamentam seus princípios na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Para melhorar a sua relação com o mercado consumidor, aumentar seu número de clientes e reforçar o posicionamento da marca a empresa pode enfatizar as práticas adotadas quanto à destinação dos resíduos de seus produtos.

Isso, através do marketing que informa sobre suas práticas em logística reversa, a fim de conscientizar o consumidor e gerar uma publicidade positiva.

Melhora o processo de produção

Os programas de logística reversa viabiliza a redução nos custos com matéria prima, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva.

Gera produtos mais eficientes

Com a logística reversa as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas. Essas simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade.

Isso contribui para o desenvolvimento sustentável, haja vista que o meio ambiente será poupado.

Cria consumidores mais conscientes

Para que o programa de logística reversa funcione de forma eficiente a empresa terá que educar os consumidores quanto à importância dessa prática sustentável. Assim, será despertado neles a consciência de escolher produtos ecologicamente corretos.

O programa desperta no consumidor a responsabilidade em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.

Reduz a quantidade de resíduos descartados

Com a logística reversa a quantidade de resíduos que será enviado a aterros diminui, uma vez que estes serão destinados para reciclagem ou reutilização.

Como instituir um programa de logística reversa?

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

Para instituir um programa de logística reversa o primeiro passo para isso é criar um Plano de Resíduos Sólidos. Nesse plano está descrito detalhadamente o ciclo de vida de cada produto, e também qual o tratamento dos resíduos gerados.

O programa pode ser implantando através da coleta e reciclagem dos produtos que não estão sendo mais utilizados. Ou então, através da reutilização destes como insumos.

As etapas que constituem o programa de logística reversa são:

  1. O consumidor devolve o produto/embalagem ao comerciante ou distribuidor;
  2. A mercadoria é levada ao fabricante ou importador;
  3. A mercadoria é encaminhada para reuso, reciclagem ou descarte correto.

Uma boa estratégia para instituir os programas de logística reversa é construir parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, ou então criar pontos de entrega voluntária. Essas estratégicas tem o potencial de viabilizar fluxos reversos e gerar benefícios econômicos e socioambientais.

Como operacionalizar a logística reversa?

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

A operação do programa de logística reversa de resíduos pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o programa de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas que tem interesse em adquirir o resíduo coletado através da logística reversa. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

A VG Resíduos é um software que pode auxiliar a gestão de resíduos e no descarte correto dos mesmos, auxiliando a empresa crescer adotando práticas sustentáveis.

O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

Como é que você faz para saber se a sua cadeia de suprimentos está operando de maneira satisfatória, melhorando ou piorando?

Muitos gestores ainda têm dúvidas sobre a utilização de indicadores de desempenho em operações logísticas.

Quais usar? Quantos usar? Como usar? Afinal, como medir o desempenho logístico?

Se esse é o seu caso, este post foi feito para você.

Continue a leitura e descubra o que são indicadores de desempenho logístico, sua importância para os negócios e quais são os principais que você pode utilizar na sua empresa.

Este post também pode interessar a você: 6 indicadores de avaliação de desempenho de fornecedores: fique de olho neles!

E se você quer saber tudo sobre KPIs, baixe nossos materiais gratuitos:

O que são indicadores de desempenho logístico?

Os indicadores de desempenho (KPIs) logísticos são utilizados para rastrear, visualizar e otimizar todos os processos relevantes do departamento de logística. Assim, a utilização de KPIs garante que você esteja sempre avaliando sua performance em relação a um benchmark estático. Dessa forma, as flutuações se tornam imediatamente visíveis e, se o desempenho se mover na direção errada, você poderá responder rapidamente, fazendo os ajustes necessários.

Esses índices servem para mensurar o nível de serviço em diferentes processos logísticos. Com isso, mostram quais situações cruciais merecem uma maior atenção por parte dos gestores.

A definição dos indicadores de desempenho logístico vai depender das características gerais do seu negócio e da sua composição logística.

Nesse sentido, é preciso levar em consideração fatores como:

  • O estoque;
  • Os meios de transporte;
  • A segurança das mercadorias.

Se, por exemplo, o transporte da carga é feito pelas rodovias, é interessante adotar não somente a taxa de atrasos de entrega como indicador, mas também a taxa de incidentes.

Confira a seguir algumas das principais vantagens que o uso de indicadores de desempenho logístico pode trazer para o seu negócio.

Você sabe como definir KPIs? Então, confira estas dicas:

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

As vantagens dos indicadores de desempenho logístico

Confira algumas vantagens de usar indicadores de logística:

  • Identificação de gargalos na qualidade;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividade;
  • Tomadas de decisão bem fundamentadas e mais assertivas;
  • Aumento da segurança;
  • Maior satisfação do consumidor final;
  • Aumento da capacidade de atendimento.

Veja também: Indicadores de gestão de estoque: confira os 6 principais e saiba como aplicá-los

5 exemplos de indicadores de desempenho logístico

Agora que você já sabe o que são indicadores de desempenho logístico e suas principais vantagens para os negócios, confira alguns exemplos de KPIs, diversos tipos que você pode implementar na sua empresa.

1 – Entregas dentro do prazo

O objetivo deste indicador é identificar possíveis problemas no seu processo de atendimento de pedidos.

Ele se refere a relação entre os pedidos entregues dentro do prazo estipulado e o total de pedidos.

Assim, quando este KPI está muito baixo, significa que há problemas processuais que precisam ser corrigidos.

Por exemplo: planejamento desatualizado, sistemas de recebimento de pedidos insuficientes para o tamanho da demanda etc.

O cálculo é o seguinte:

entregas dentro do prazo / total de entregas * 100

O ideal é manter essa porcentagem acima de 90%.

2 – Perfect Order Rate

Aqui é feito o monitoramento do grau de incidentes desde o transporte até a entrega de um pedido.

A Perfect Order Rate é outra métrica logística altamente importante quando se trata da eficiência da sua cadeia de suprimentos. Este indicador mede a quantidade de pedidos que são processados, enviados e entregues sem nenhum incidente em seu caminho.

Por exemplo: atrasos, pedidos errados, mercadorias danificadas etc.

O POR é um KPI importante, pois mostra a eficiência de sua cadeia de suprimentos e serviços de entrega. E isso leva, é claro, a clientes mais satisfeitos que, por isso, estão dispostos a voltar ou recomendar seus serviços.

Quanto maior for essa taxa, melhor será para o seu negócio. Dessa forma, você perderá menos dinheiro com devoluções de mercadorias imprecisas ou danificadas e aumentará o nível de satisfação de sua base de clientes.

3 – Tempo Médio de Entrega

Com este indicador, você consegue rastrear o tempo necessário para que um pedido seja preparado corretamente para chegar ao destino.

O Tempo Médio de Entrega é medido a partir do momento em que o pedido é feito até o momento em que é entregue ao cliente.

Ao adotar este indicador, você consegue ser mais preciso na hora de oferecer prazos para os seus clientes. Dizer, por exemplo, que um pedido chegará entre 4 e 5 dias úteis é melhor do que dizer que ele chegará entre 1 e 5 dias úteis.

Da mesma forma, precisar o horário de entrega entre 13h e 15h em vez de entre 8h e 18h é também bastante eficaz.

Este é um exemplo típico de KPI de logística para diminuir o tempo de entrega.

4 – Custos de Transporte

Acompanhe todos os custos, desde o momento do pedido até sua entrega.

O indicador de custos de transporte calcula o total das despesas envolvidas no processamento de um pedido desde o início até o final.

Para isso, recomenda-se que os custos sejam divididos em categorias distintas: o processamento de pedidos, o administrativo, o estoque, o armazenamento e, finalmente, os custos reais de transporte.

Depois de calcular tudo isso, você pode avaliar a porcentagem que cada etapa do processo representa e ver se isso é excessivo ou se está dentro da normalidade.

Você também pode calcular os custos de transporte relativo a um produto e ver quanto custa um item em comparação com a receita que ele gera.

O objetivo é diminuir os custos de transporte, mantendo uma alta qualidade de entrega.

5 – Custos de Armazenagem

Os Custos de Armazenagem referem-se ao dinheiro alocado às mercadorias transferidas para o depósito ou fora dele.

Essas despesas cobrem os custos de equipamentos e energia, como pedidos, armazenamento e carregamento de mercadorias, e também custos mais humanos, como mão de obra, remessa ou entrega.

Sendo o armazém uma área vital do seu negócio, é importante medir e revisar os custos regularmente, de modo a melhorar suas operações e avaliar essa melhoria.

Medir este indicador não é uma tarefa fácil. Mas, uma vez feito, facilitará sua gestão geral e agregará muito valor, algo que a alta administração ou os investidores irão apreciar.

De nada adianta usar indicadores se você não sabe como gerenciá-los. Por isso, confira este vídeo:

Dicas para implementar os indicadores

Mas, afinal de contas, como medir o desempenho logístico, na prática, com esses diversos tipos de indicadores na cadeia de suprimentos?

Para isso, além de saber o que são indicadores de desempenho logístico, você precisa seguir algumas boas práticas de medição de desempenho logístico.

Por isso, confira algumas dicas a serem seguidas na hora de implementá-los.

  • Certifique-se de alinhar todos os KPIs com os objetivos gerais de negócios da sua empresa.
  • Assegure-se de que cada KPI tenha um “proprietário”, seja um indivíduo ou um grupo de pessoas.
  • Projete cada KPI como uma métrica principal, capaz de auxiliar na previsão de problemas de desempenho.
  • Os KPIs devem ser acionáveis, fornecendo dados precisos e oportunos que os proprietários possam interpretar e utilizar.
  • Cada KPI deve ser fácil para seus proprietários entenderem.
  • Cada KPI deve reforçar e equilibrar os outros.
  • Nenhum KPI deve contradizer os outros.
  • Cada KPI deve ter uma meta indicando um nível de desempenho mínimo aceitável.
  • Cada KPI deve ser reforçado por incentivos ou compensações.
  • Todos os KPIs deverão ser atualizados, pois eles perderão relevância ao longo do tempo.

Gostou de saber mais sobre o que são indicadores de desempenho logísticos? Coloque-os em prática e favorece os resultados da sua empresa.

Veja também em nosso blog: Para que serve, como calcular e o que é KPI de logística

O STRATWs One é um software de gestão de performance empresarial que monitora indicadores em tempo real, de forma transparente. Assim, é possível acompanhar seus indicadores de produtividade logística – e de quaisquer outros em sua empresa – e determinar providências, caso não estejam atingindo as metas desejadas.

Veja mais algumas das vantagens do STRATWs One, software escolhido por mais de mil empresas:

  • Compartilhar KPIs com agilidade e transparência;
  • Potencializar a governança corporativa;
  • Gerenciar riscos e analisar cenários;
  • Compartilhar informações com agilidade e transparência;
  • Usar a meritocracia e a gestão à vista para motivar e gerenciar equipes;
  • Encontrar oportunidades de melhoria.

C) como você pode utilizar a logística reversa para medir qualidade e eficiência de seu fornecedor?

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Quer começar a acompanhar indicadores o quanto antes? Então, baixe nosso e-book gratuito: Crie seu dashboard de indicadores de desempenho em 3 dias