Como e feita a contagem de habitantes de uma cidade

No Censo realizado em 2010, que é o último feito pelo País com a contagem efetiva dos seus cidadãos, Louveira tinha 37.125 moradores. O crescimento populacional desde então foi de cerca de 37,5% ao longo dos 11 anos que se passaram

Uma atualização do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que a população de Louveira aumentou de 49.993 habitantes em 2020 para 51.007 habitantes em 2021.

Foram 1.014 moradores a mais do que a última projeção feita pelo instituto. Os dados foram divulgados no final de agosto.

No Censo realizado em 2010, que é o último feito pelo País com a contagem efetiva dos seus cidadãos, Louveira tinha 37.125 moradores. O crescimento populacional desde então foi de cerca de 37,5% ao longo dos 11 anos que se passaram.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

Estimativa

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

Os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados nesta projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo. O Censo Demográfico 2022 trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje. A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas à direita.

O município de Contagem localiza-se na região central do estado de Minas Gerais e integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. É o terceiro município mais populoso do estado com 658.580 habitantes, segundo  estimativa de 2017 divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 99,1% de sua população vive em áreas urbanizadas.

Sua localização privilegiada ajudou o município a transformar-se em um centro agregador importante de atividades manufatureiras, bem como de atividades voltadas para as áreas de comércio e serviços.

A vocação industrial de Contagem foi marcada pela construção de seu primeiro distrito industrial: a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias, na década de 40. Tal iniciativa trouxe ao município grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo transporte e energia. Inicialmente os investimentos foram direcionados para os ramos tradicionais da indústria como metal mecânico e minerais não-metálicos. A partir da década de 50 e 60, com a criação do Centro Industrial de Contagem (1966), a indústria do município foi diversificada passando a agregar indústrias de bens de capital e de consumo durável.

A partir das duas últimas décadas o município também vem atraindo os segmentos mais modernos da indústria com destaque para os ramos da indústria de equipamentos eletro eletrônicos e de comunicação e da indústria de alimentos e, mais recentemente, segmentos da indústria 4.0 com a chegada de um importante centro de inovação e logística. Contagem também se destaca pela expansão das atividades voltadas para o comércio e serviços.

Contagem possui 7 distritos industriais, sendo 6  geridos pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e 1 particular.

As atividades desenvolvidas nos distritos são múltiplas, abrangendo principalmente: indústria automotiva, indústria metalmecânica, produção de minerais não metálicos, indústria eletroeletrônica, indústria química, tecnologia da informação (TI), fármacos e ciências da vida, fabricação de polímeros (borracha e plástico), indústria moveleira, alimentos e bebidas, confecção de artigos de vestuário e acessórios, indústria gráfica, fabricação de equipamentos médico hospitalares e instrumentos de precisão, dentre outras.

Aliado a grande diversificação de seu parque industrial, o município também agrega uma rede de serviços especializados, universidades, escolas técnicas de formação profissional e um mercado consumidor promissor.

Como e feita a contagem de habitantes de uma cidade

  • O município de Contagem está localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
  • As cidades limítrofes são: Belo Horizonte, Betim, Esmeraldas, Ribeirão das Neves e Ibirité;
  • Em seu perímetro urbano cortam duas principais rodovias: a BR 040 (ligando Brasília e Rio de Janeiro) e a BR 381 (ligando BH e São Paulo);
  • A sede municipal está localizada a 10 quilômetros do Aeroporto da Pampulha e a 35 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins);
  • O município é cortado também pela Ferrovia Centro Atlântica (importante para a integração do transporte de cargas entre Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste).

Fonte: CONTAGEM – Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf.
Acesso em: 15 ago. 2012.
Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC) / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quadro 1 – Principais características

Ano de instalação

1948

Mesorregião

Metropolitana de Belo Horizonte

Microrregião

Belo Horizonte

Área

195,268 km²

Perímetro urbano

84,5 km²

Área urbanizada

6.521,16 (ha)

Densidade demográfica (Censo 2010)

3.090,33 hab./km²

População (Censo 2010)

603.442 hab.

IDHM 2010

0,756

Fonte: 

CONTAGEM – Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem

Quadro 2 – Características Geográficas

Altitude

Média: 933 metros acima do nível do mar (referência: Estação Ferroviária Bernardo Monteiro)

Relevo

Formação de colinas côncavo-convexas; em geral as altitudes variam entre 900 e 1000 metros, com declividades predominantes nas faixas entre 12% e 50%.

Clima

Tropical de altitude com verões quentes e chuvosos.

Temperatura

Média anual: 21,1 ºC

Média máxima anual: 27,1ºC

Média mínima anual: 16,7ºC

Índice médio pluviométrico anual

1.491,3 mm

Bacias

Rede alimentada pela bacia do Rio São Francisco através de seus afluentes: Rio Paraopeba e Rio das Velhas.

Reservatório natural

Represa: Várzea das Flores: capacidade para armazenamento de 44 milhões de m²

Principais rios

Ribeirão Betim

Ribeirão do Cabral

Represa Várzea das Flores

Fonte: CONTAGEM. Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012.
Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem

População absoluta

População absoluta é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.

No Brasil, a contagem da população absoluta fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza a cada dez anos o Censo Demográfico e, anualmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que fornece ano a ano a estimativa da população absoluta na atualidade.

Os países com maior população absoluta são, respectivamente: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

População relativa

Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída. Com essa informação, é possível conhecer e analisar a distribuição da população em uma determinada cidade, país ou região, identificando áreas mais e menos povoadas.

Encontrar a população relativa ou densidade demográfica de um dado território é simples. Veja o esquema a seguir:

POPULAÇÃO RELATIVA = POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA (km²)

Exemplo: Brasil População absoluta em 2016*: 206.081.432 habitantes Área: 8.515.767,049 km2

População relativa = 206.081.432 habitantes ÷ 8.515.767,049 km2

População relativa = 24,20 hab/km2 (habitantes por quilômetro quadrado)

Diferença entre populoso e povoado

Um país pode ser muito povoado e não ser necessariamente populoso. Essa confusão comum, quando nos referimos às questões da população, pode ser facilmente resolvida:

  • Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.

  • Povoado (população relativa): refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada. É calculada por meio da divisão da população absoluta pela área ocupada.

Em síntese, o termo populoso relaciona-se com a população absoluta, isto é, o número total de habitantes. O termo povoado considera como as pessoas distribuem-se no território.

*Estimativa IBGE