Como esquecer uma pessoa que te trocou por outra

Quando do rompimento amoroso em que o parceiro se envolveu com outra pessoa, geralmente, a antiga parceira, sofre muito por acreditar que foi trocada por outra.

A interpretação de que foi substituída por alguém causa dor na alma, pois tem uma carga negativa contra si mesma, ao acreditar ser uma pessoa inferior comparada à atual mulher do ex .

A crença de poder “ser trocada” significa a ausência de identidade, convicção da singularidade, exclusividade existencial que a torna única, insubstituível!

Isso gera o martírio e autoflagelo, cria uma prisão onde tudo será analisado a partir de comparações com a “rival”!

A concorrência estará fincada no terreno, “mais bonita do que eu”, “mais gostosa”, “mais magra e mais sarada”, mais nova do que eu…

O homem quando se separa de sua companheira, simplesmente se separa da sua companheira, também é assim quando é a mulher quem toma a iniciativa.

Nas situações onde o parceiro foi extremamente desrespeitoso e irresponsável, com o pacto entre o casal, você jamais deve assumir para si a sensação de culpa ligada ao comportamento dele, pois isso é questão do caráter.

Se existe alguém ou não, a forma de interpretar o rompimento vai depender do quanto de valor a mulher dá a si mesma.

É necessário mudar a forma de pensar sobre uma separação! Quando se pensa em troca a pessoa é colocada na condição de coisa ou produto.

Coisas e produtos podem e até devem ser trocados por outros melhores, mais modernos, que atendam às necessidades do consumidor.

Aceitar a situação de “trocada”, “substituída”, “largada”, a mulher se inferioriza a ponto de aceitar a possibilidade de existir alguém melhor e superior a ela.

Entre pessoas, num relacionamento, ninguém jamais pode ser trocado, a não ser que você acredite nisso!

Se você pensa assim, não mais creia nisso! Porque com essa crença tão negativa, com certeza o seu relacionamento era fraco de paixão, por tratar a si mesma como coisa.

Se ele acabou, agora você já sabe como é a melhor maneira de pensar a seu respeito a ponto de recomeçar…

Dessa vez, com alguém que deseje experimentar uma mulher que tem sabor único, insubstituível, que pega no seu homem de uma maneira que nenhuma outra jamais o fará!

(Selma Arau, escritora, palestrante, orientadora sexual, autora do livro Boa de Cama, IG: @selmaarauescritora, fan page: selmaarau-oficial)

Quando um relacionamento chega ao fim, cada pessoa tem sua forma de aceitar a situação e superar o ocorrido, assim como quando você leva um fora de alguém por quem está apaixonada.

As mulheres geralmente são mais sentimentais e emotivas e sofrem mais com isso do que os homens. De toda forma, quando gostamos da pessoa de verdade a dor nos pega mesmo que tentemos evitá-la, naquele momento em que você se distrai, uma lembrança volta à mente e de repente já estão rolando lágrimas pelo rosto.

-> Como esquecer um amor não correspondido

Por mais que chorar e passar por todo o processo de tristeza e sentimento de rejeição que um fora traz, chega uma hora em que você precisa seguir em frente e viver sua vida da melhor forma possível, e para isso há alguns passos infalíveis:

Não fique remoendo o que houve

Depois de alguns dias dedicados a “curtir a fossa”, você deve deixar tudo para trás. Se punir ou buscar motivos e entender por que o relacionamento acabou não fará com que as coisas voltem a ser como antes, e nem sempre há um motivo real para que a relação chegue ao fim. Por isso, vá em busca de distrações e faça coisas que a deixem feliz.

Sair com os amigos, ir à praia, ao parque, conhecer novas pessoas e até mesmo começar algum curso que você tenha interesse. Com a cabeça ocupada, você verá que em pouco tempo vai superar o fora.

Não insista em uma volta

Alguns relacionamentos podem acabar e voltar, mas não é porque às vezes dá certo com outras pessoas que acontecerá com você. Se ele colocou um ponto final na história, não corra atrás, nem tente uma reaproximação ou mude algo para que vocês voltem.

O mesmo vale para quando ele vem atrás de você, mesmo que tenha sido o responsável pelo fim. Na maioria dos casos, dar uma chance à pessoa significa passar mais algum tempo com ela em que as coisas dificilmente serão melhores e depois o fim será inevitável, causando mais dor ainda.

Se possível, evite informações sobre seu ex

Com as redes sociais expondo a vida das pessoas para quem quiser ver, fica fácil se deparar com fotos e atualizações do seu ex que servirão apenas para deixá-la triste, ou então para lembrá-la sempre do fim do relacionamento. Nesse momento, por mais que você não queira fazer de conta que ele nem existe, é preciso se livrar de fotos, mensagens e bloquear o contato no MSN e no Facebook, assim como deixar de segui-lo no Twitter.

Se ele te trocou por outra, há mais motivos ainda para tirá-lo de vez da sua vida, já que vê-los juntos e felizes dificilmente vai fazer você se sentir bem.

Lista de defeitos

Se você se esforça e não consegue esquecê-lo, coloque de lado as lembranças boas que viveram e as qualidades que ele tinha e comece a lembrar das coisas que ele fez e a deixaram triste ou a fizeram sofrer. Faça uma lista com todos os defeitos dele, coisas que você no fundo não gostava e aceitava para manter o relacionamento.

Ao se lembrar de que ele não é perfeito e nem o relacionamento a fazia feliz de verdade, você vai ver como será mais fácil ir em busca de alguém que tenha menos defeitos que ele e que não torne o relacionamento algo complicado.

Quando você estiver curada desse rompimento e passar a ver tudo que ocorreu como um aprendizado para o futuro, começará a enxergar também outras pessoas interessantes, que possam ocupar esse espaço em sua vida e compartilhar momentos felizes ao seu lado.

Por Franciele Bueno
Redação Dona Giraffa
Foto: Getty Images

Confira também

# 10 Dicas para esquecer um grande amor
# Como segurar um homem em um relacionamento

Como esquecer uma pessoa que te trocou por outra
Esse é um assunto meio delicado, niguém gosta de ser “trocado”, nem se sentir rejeitado. Há os que superam rapidamente, mas há aquelas pessoas que não só não superam, como não conseguem deixar o outro em paz. Bom as consequências disso, são inúmeras, mas vamos falar das mulheres que não conseguem deixar o passado pra trás e prolongam esse sofrimento por mais tempo do que deveria, atrapalhando sua própria vida e também impatando o outro de seguir em frente.

Cito o caso de uma leitora que enviou sua história e autorizou a escrever sobre ela. Ela namorava a pouco mais de 2 anos e era completamente apaixonada pelo namorado, no início ele também parecia retribuir bem o sentimento e parecia um casal que tinha tudo pra da certo. Até noivos ficaram, mas no último ano de namoro muita coisa aconteceu. Ele começou a sair escondido, só se sabia as notícias dos amigos contando que viram ele em tal lugar, recebia ligações e mensagens de mulheres,  ele não a deixava ver nenhuma delas, passou a sair sem ela, não dizia onde estava e muito menos tinha hora pra voltar e começou a tratá-la mal por pouca coisa e toda vez que ela se queixava sobre suas atitudes. Sem falar que morria de ciúmes dela e a prendia dentro de casa, nem saia com ela e nem “permitia ” que ela saísse, pois la vinham as ameaças, as brigas, e adeus paz.

Ta certo que de alguma forma ela permitiu tudo isso, aceitou, mas é isso o que acontece com a maioria das mulheres, elas começam a aceitar coisas que não deveriam, por “amar demais” e por medo de perder o amado e ficam sem saber como agir, na esperança de tudo se ajeitar naturalmente e acabam por não viver o lado bom do amor em um relacionamento e se tornam pessoas infelizes, nitidamente.

Mas voltando a história, pouco tempo depois ela o encontrou em um bar com um casal e uma outra mulher com quem ele a traia, mas o pior foi que ao vê-la, fingiu que não conhecia a própria namorada, ou seja, estava claro há muito tempo que ele havia perdido o interesse, e depois dessa, dele nem ao menos ter um pouco de consideração e respeito, era motivo suficiente pra ela sair dali e não querer vê-lo nunca mais.

E o que fazer depois disso? Não há muito o que fazer ele mostrou que não é um cara que mereça sua dedicação e seu amor, e está mais claro ainda que ele perdeu o interesse e entender isso é o primeiro passo para superar tal decepção, e seguir em frente.

Alguns homens têm dificuldade de se desfazer de seus relacionamentos, mesmo quando ja perderam o interesse, talvez por insegurança, ou até mesmo pra não ter o peso da culpa de ter sido ele o responsável por terminar e, o receio de se arrepender depois. Podem ser inúmeras causas. Mas o ideal e o mais sensato a se fazer quando o relacionamento não vai bem, e quando um dos dois já não quer mais, é terminar.

O casal da história terminou depois do episódio, claro, mas ela ainda continuava cheia de esperanças, mas muita água rolou depois disso. Mas ela entendeu que o melhor a fazer era tentar esquecer, deixá-lo seguir sua vida longe e fazer o mesmo com a sua.

Já que as pessoas as vezes aceitam tanta coisa no namoro, como no caso acima, porque não aceitar então a separação, aceitar que já deu o que tinha que dá? Óbvio que não é tão fácil assim, é um processo doloroso, um grande sofrimento, há muita coisa envolvida, mas ou você perdoa e volta (acho que voltar não seria o melhor no caso acima) ou então perdoa, mas cada um pro seu lado, ou seja, perdoar é esquecer e seguir em frente sem ressentimentos, mas voltar já são outros quinhentos.

Por mais que ele seja ou tenha sido o amor da sua vida, há muita coisa em sua volta que você não se permite enchergar, coisas que você não conhecia, e a medida que você percebe que há muito mais do que imaginava pra se viver, é que tudo começa a acontecer pra você, inclusive novos amores. O lance é se conhecer, cuidar de você, da sua aparência, da mente e viver.

Não é fácil superar, mas também não é insuperável.

Após uma traição, uma separação é necessário dar o tempo necessário para que as feridas se curem, depois transcender e começar de novo. Relacionamentos pós-traição têm de começar de modo diferente, não podem ser maculados pelo fantasma da experiência passada.

Dicas para superar o fim

1) Não veja o ex nem fale com ele por dois meses – esse é o tempo necessário para superar emocionalmente a ausência do antigo parceiro no dia-a-dia; 2) Procure os amigos – desabafar com eles é fundamental para assimilar o fim do relaciona- mento; 3) Encaixote as lembranças – se você obrigar a lembrar do antigo companheiro todos os dias não conseguirá tirá-lo de sua vida; 4) Saia de casa diariamente – um dos efeitos colaterias do fim de um relacionamento é tempo livre demais que se não for bem usado pode se converter em tristeza; 5) Vista-se bem – o primeiro passo para demonstrar que você está batalhando para sair do fundo do poço é não abrir mão da aparência; 6) Nada de recaídas – um encontro amoroso com o antigo parceiro equivale a reabrir uma ferida que já estava começando a cicatrizar; 7) Fortaleça a auto-estima – Somente quando acreditar que não é uma pessoa desintere-

ssante só porque foi abandonada você estará pronta para um novo relacionamento.

(fonte: tutomania)