Como fazer cartão transporte de estudante

O GVBus lançou uma nova forma de acesso ao cadastro e recadastro de alunos. A partir de agora, os processos passaram a ser feitos via internet.

Cadastro

Quem ainda não possui o cartão deve acessar o site de cadastro/recadastro de estudantes, selecionar a categoria na qual se enquadre, preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino, e selecionar em qual posto do GVBus irá retirar o cartão.

Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória, e acessar novamente o site de cadastro/recadastro. Dentro da sua categoria, é preciso selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados”, e, em seguida, inserir o número do protocolo, para anexar a documentação obrigatória.

Para acompanhar a situação do seu cadastro, o aluno deverá acessar o site de cadastro/recadastro novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento.

Após aprovação do cadastro, o cartão ficará pronto em até 7 (sete) dias úteis da data da aprovação, e o aluno deverá se dirigir ao posto selecionado no preenchimento do formulário para retirada do cartão.

Recadastro

Se o aluno é cadastrado, deve acessar o site de cadastro/recadastro de estudantes, selecionar a categoria na qual se enquadre, preencher o formulário, que deverá ser assinado e carimbado pela instituição de ensino.

Posteriormente, com o formulário assinado, o aluno deverá digitalizar toda a documentação obrigatória, e acessar novamente o site de cadastro/recadastro. Dentro da sua categoria, é preciso selecionar o botão “enviar arquivos digitalizados”, e, em seguida, inserir o número do protocolo, para anexar a documentação obrigatória.

Para acompanhar a situação do seu cadastro, o aluno deverá acessar o site de cadastro/recadastro novamente, selecionar o botão “consultar status de aprovação do cadastro” e inserir o número do protocolo. O aluno receberá a informação se o cadastro foi aprovado, se está pendente ou foi negado. Em todas as situações, o sistema informará quais orientações o aluno deverá seguir para concluir o seu processo de cadastramento.

Dois dias úteis após a aprovação do seu cadastro, o cartão do aluno será revalidado* na sua primeira utilização, quando apresentado no validador dos ônibus ou nas catracas dos terminais.

*Somente cartões ativos e de posse dos alunos serão revalidados no interior dos ônibus ou nas catracas dos terminais. Em caso de cartões bloqueados ou extraviados (necessidade de emissão de 2ª via), o aluno deverá fazer contato com o SAC GVBus 0800 028 1810 para receber as orientações de como proceder.

Documentos necessários

Todo início de ano letivo, se faz necessário o recadastramento do cartão, para os que já possuem. O aluno deve levar o cartão na secretaria da escola, para atualizar o cadastro e liberar a cota, inclusive quando houver mudança de escola/Instituição de Ensino.
Aguardar o prazo de até 72hs para atualizar o cartão dentro do ônibus.

Ao apresentar o cartão no validador do ônibus, irá apresentar a seguinte mensagem: ATUALIZAÇÃO INSIRA O CARTÃO, em seguida o aluno insere somente a metade do cartão sem soltar, irá aparecer a mensagem CARTÃO ATUALIZADO.

Após essa mensagem, reaproximar o cartão para a segunda atualização.

Cartão recolhido:

Após 72hs da data do recolhimento, o cartão estará disponível para retirada na MTU Matriz.
A retirada é feita mediante a apresentação de documento com foto.

Bloqueio do cartão:

O bloqueio pode ser feito na MTU Matriz, Filial em Várzea Grande e Móvel ou através dos telefones: 0800 646 2544 ou (65) 3313 7600.

O BRB informa que a liberação do Passe Livre Estudantil aos estudantes ocorre de forma automática desde que sejam satisfeitas as seguintes condições:‍a. Envio do calendário acadêmico - Instituição de Ensino;b. Envio da lista mensal de frequência dos alunos - Instituição de Ensino;c. Cadastro estudantil atualizado – Estudante;d. Estar de posse de cartão válido – Estudante.O Banco reforça que os alunos que trocaram de instituição de ensino devem atualizar seu cadastro no site do BRB Mobilidade, para assegurar direito ao Passe Livre Estudantil.

O BRB orienta que na primeira utilização do cartão no semestre o aluno deve apresentar o cartão no validar por duas vezes. A primeira apresentação habilita o cartão para uso. A segunda aproximação libera o acesso ao transporte. O processo de cadastramento para novos usuários ou de atualização do cadastro (mudança de escola, curso ou endereço) pode ser feito pelo site mobilidade.brb.com.br/passelivre.

Para casos específicos, como a retirada ou troca de cartão, é necessário dirigir-se a um dos 10 postos de atendimento aos estudantes. A lista completa de endereços você encontra no site.Em caso de dúvidas, o estudante pode analisar o status de seu cadastro no site mobilidade.brb.com.br/passelivre. Para mais informações, o BRB disponibiliza atendimento virtual por meio do chatbot e ainda por meio da central do BRB Mobilidade pelo número 61 3120-9500.Atenciosamente,

BRB Mobilidade

Cartão Estudantil

O Cartão Estudantil garante o transporte público a estudantes no Distrito Federal.

Como fazer cartão transporte de estudante
+Estudante

Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na Rede Pública Municipal, Estadual e Federal ou na Rede Privada de Ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados e oficialmente reconhecidos pelas autoridades competentes.

A comprovação da matrícula é realizada pela Unidade de Ensino, mediante o envio dos dados cadastrais do aluno à SPTrans. Antes de solicitar o Bilhete Único, informe a secretaria da sua escola o interesse no benefício.

A instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a um quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.

Após comprovada a residência e a matrícula, têm direito ao benefício escolar por meio do uso de Bilhete Único, os estudantes residentes na capital e matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo, além dos estudantes que moram na Região Metropolitana de São Paulo e matriculados em cursos sediados na capital. Também têm direto ao benefício aqueles residentes nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí matriculados em cursos sediados na capital, bem como os residentes na capital e matriculados em cursos sediados naquelas cidades.

Anualmente, será cobrado o valor de 7 tarifas para emissão da 1ª via ou revalidação do cartão utilizado no ano anterior.

No caso de revalidação, não haverá emissão de um novo cartão. O estudante poderá aplicar o selo do ano vigente em um dos Postos de atendimento.

Solicitar

  • Informe a sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente.
  • Após a Unidade de Ensino enviar os seus dados de matrícula à SPTrans, você já pode solicitar o benefício. Acompanhe;
São duas opções de solicitação:
  1. Revalidar o cartão atual

    Caso já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), você poderá revalidá-lo, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar o procedimento, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão.

  2. Solicitar um novo bilhete
    1. Primeira via

      Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), solicite a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o bilhete pelo site e realizar a recarga.

    2. Substituição

      Se você já possui um Bilhete Único de Estudante, mas deseja substituí-lo por uma nova via, basta selecionar a opção correspondente em sua solicitação. Você poderá usar seu benefício apenas quando receber seu novo bilhete, que será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o cartão pelo site e realizar a recarga. Ao desbloquear o novo cartão, o bilhete substituído será cancelado.
      Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga.

  3. Atenção: nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou para revalidar um cartão usado, será cobrado R$ 30,80, valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes.

    Acompanhar ou realizar o pedido
    Agora que você já conhece as opções, acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br