Como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica

Não é segredo nenhum que os livros são mágicos, certo? Por meio deles, conseguimos nos transportar para novos mundos e conhecer mais sobre os personagens e até sobre nós mesmos. Sendo assim, é importante estimular esse hábito por meio de atividades para desenvolver a leitura

Incentivar a criançada desde cedo a ter prazer em ler evita que esse hábito se torne algo arrastado ou difícil. Com brincadeiras e dinâmicas lúdicas, é possível atrair a atenção dos pequenos e garantir ótimos resultados. Confira 5 sugestões que o blog Modo Brincar separou para você!

1. Repetição e rima

Certamente, você se lembra de alguma rima que ouviu na sua infância, certo? Isso porque muitos livros contam com elas para dar ritmo ao texto, facilitando a compreensão por parte da criançada. Quando a obra conta com repetições, é melhor ainda, já que os pequenos passam a entender melhor sons, sílabas e frases, e identificar palavras similares.

Para fazer essa atividade educativa, escolha uma obra que contenha rimas ou frases repetidas. Lembre-se de fazer a leitura de maneira lenta, mas sem perder o ritmo. Conforme a história avançar, deixe que os pequenos completem as ideias e interajam com o texto. Trava-línguas também são ótimos para esse momento.

2. Monólogo dramatizado

O monólogo dramatizado é outra sugestão de atividades para desenvolver a leitura na alfabetização. Nessa brincadeira, a criançada vai interpretar uma cena ou história de algum livro. Dessa forma, os pequenos passam a imaginar os textos em movimento ao montar as cenas na cabeça e entender melhor os personagens.

Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, vocês podem apostar em fantasias e outros adereços para entrar no personagem. Além disso, lembre-se de deixar a imaginação dos pequenos livre para encenar a própria visão da história. Também vale abrir um espaço para conversar sobre a obra depois do teatro. 

Como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica

3. Envio de cartão postal

Você se lembra da última carta ou cartão postal que recebeu? Com o avanço da tecnologia, eles passaram a chegar com menos frequência, mas existem atividades para desenvolver a leitura que podem trazê-los de volta. O mais legal dessa brincadeira educativa é ter várias maneiras de fazer isso.

Uma das maneiras mais divertidas é deixar que a criança escolha personagens que goste em livros e redija cartões como se estivesse no lugar deles. Você pode responder, como se fosse uma figura da obra. É interessante observar como os pequenos se colocam no lugar do outro e como se saíram na situação do personagem.

Outra maneira legal é incentivar os pequenos a escreverem entre si para contar mais sobre os livros que estão lendo. Eles podem dar um resumo da história, abrir uma discussão ou até recomendar obras parecidas para os amiguinhos. É quase como um clube do livro escrito!

4. Bingo de sílabas

Já pensou em turbinar o bingo e torná-lo uma das atividades para desenvolver a leitura? Nessa versão, o objetivo é aprender a identificar as sílabas e os sons delas. Por isso, devem ser feitas cartelas com elas. Lembre-se sempre de escolher algo adequado para a faixa etária da criança, combinado?

Decida se o jogo vai seguir uma única vogal — como “ba”, “ca”, “da” — ou variar e usar todas— como “ba”, “de”, “co” e assim por diante. Para começar, basta ir falando as sílabas e os pequenos vão marcar nas próprias tabelas. Quem completar primeiro, grita “bingo!” e vence a partida.

Você pode completar essa atividade para crianças com figuras. Dessa forma, os pequenos verão a imagem e terão que marcar a sílaba inicial correspondente na cartela. Depois, a brincadeira segue do mesmo jeito: quem completar primeiro, grita “bingo!” e ganha a rodada. Uma maneira simples e divertida de incentivar a leitura, não é mesmo?

5. Roda de leitura

A leitura não precisa ser feita de maneira individual. Com uma roda de leitura, esse hábito se torna ainda mais divertido. Nessa atividade, o objetivo é compartilhar histórias com a criançada. Ela pode ser feita semanalmente e seguir temas escolhidos pelo grupo.

Para isso, basta sentar com a criançada em um espaço confortável e conduzir a leitura. A ideia é que cada um leia um trecho da história até o final. Nossa dica é apostar em contos ou livros mais curtos, para ninguém se perder durante a leitura.

O melhor de tudo é que, além de estimular a leitura, a atividade vai facilitar a comunicação, o ritmo de fala e muito mais. Ao final, é legal começar uma conversa para analisar a história. Pergunte aos pequenos qual foi o personagem favorito deles, do que mais gostaram no texto e quais são as lições da narrativa.

Viu só? As atividades para desenvolver a leitura são divertidas e educativas. No blog Modo Brincar, você conhece tudo sobre o universo infantil, com dicas de brincadeiras e brinquedos. Por isso, confira nosso conteúdo sobre a leitura para bebês e todos os benefícios dela. 

Ver mais brinquedos incríveis

Mostrar às crianças que o hábito de ler e escrever pode ser tão divertido é super importante para os jovens leitores. Conheças criativas atividades de leitura e escrita para aproximá-los do mundo literário!

Janeiro, férias, verão… esta época, em geral, é repleta de muitas brincadeiras ao ar livre. Mas que tal apostar também em criativas atividades de leitura e escrita?

Como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica

Para estimular as crianças a mergulharem cada ver mais no universo literário, é legal que haja a inclusão de livros e o hábito de escrita no dia a dia. Por isso, nada melhor que apresentar algumas atividades simples e divertidas para os pequenos.

Confira 7 atividades de leitura e escrita para sair da rotina!

1. Palavras do dicionário

Um dicionário é uma valiosa ferramenta de aprendizado, especialmente se a própria criança faz o seu próprio livreto de palavras que são desafiadoras.

Incentive o pequeno a criar um dicionário, reunindo várias folhas de papel para um livreto.

Peça para escrever no topo de cada página uma nova palavra que ele aprendeu recentemente, por exemplo.

Se a palavra puder ser mostrada em uma foto, peça a ela que procure em revistas e jornais para encontrar figuras que ilustrem as palavras e cole-as nas páginas corretas.

Depois de cada pesquisa, incentive a criança a escrever o significado de cada palavra e uma frase usando cada palavra nova.

Se ela puder, pergunte se gostaria de usar algumas ou todas essas frases como base para uma história criativa. Ao fim, encoraje a ler essa história para você e outros membros da família.

2. Jogo das emoções

A criança gosta de jogar charadas? Misture as coisas e coloque uma nova reviravolta nesta brincadeira clássica.

Esta não é apenas uma atividade familiar divertida, como também ajuda a identificar emoções – uma habilidade muito importante quando se trata de desenvolvimento social e compreensão de leitura!

Tom, humor e emoção são muito subjetivos e difíceis de explicar. Passe algum tempo primeiro conversando com a criança sobre isso.

O humor é provavelmente o mais fácil de descobrir.

Peça-lhe para descrever o que um mau humor ficaria e soaria, e então um bom humor. Ela deve ser capaz de lhe dar uma boa explicação de cada um.

Depois, passe para um estado de espírito mais complexo. Venha com 20 humores diferentes, e escreva cada um em um pedaço de papel.

Exemplos para começar: Nervoso, Confuso, Frustrado, Esperançoso, Animado, Incerto, Confiante…

Esta é umas das atividades de leitura e escrita que ajuda muito na identificação dos pequenos quanto a como descrever e compreender em histórias as emoções dos personagens – e o que tem relação direta com as competências socioemocionais valorizadas pela BNCC.

3. Uma história na perspectiva de uma formiga

As formigas são criaturas incríveis – tão pequenas, mas tão poderosas. Eles são capazes de trabalhar juntos como uma equipe para levantar várias vezes seu próprio peso.

Para as crianças da educação infantil é muito instrutivo assistir a um grupo de formigas trabalhando juntas para levar uma migalha de comida de volta ao formigueiro para compartilhar com a colônia.

Esta atividade é uma boa oportunidade para ajudar as crianças a explorar outras perspectivas, considerando, por um momento, quão gigantesca essa migalha deve parecer a uma formiga, e quão insignificante ela pode parecer para nós.

Por isso, ajude a criança a pensar sobre esse ponto de vista e criar sua própria história. Ela pode começar descrevendo sobre a aventura de uma formiga em sua casa e, aos poucos, ir construindo uma narrativa própria.

Ao mesmo tempo, ela irá reforçar a importância do trabalho em equipe e a construção de excelentes habilidades de escrita ao mesmo tempo.

Como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica

4. Soletrando

Peça para as crianças escreverem as palavras que elas conhecem. Coloque todas as cartas no saco de papel pardo e agite-as para embaralhar.

Os jogadores devem se sentar em círculo ao redor de uma mesa ou no chão. O primeiro jogador alcança a sacola (sem espiar!) e pega uma carta.

O jogador lê o cartão, cobre e soletra em voz alta. Se ela soletrar corretamente, ela mantém o cartão.

Se ela soletrar incorretamente, o cartão volta na bolsa. Passe o saco para o próximo jogador que repete o processo.

5. Entrando no personagem

Muitos alunos da educação infantil e do ensino fundamental exploram suas leituras sem parar para entender os pontos mais sutis do desenvolvimento do personagem.

Aqui está uma das atividades de leitura e escrita que ajudará a criança a cavar um texto e ver como as palavras podem ganhar vida.

É uma ótima maneira de entender o caráter e praticar habilidades de leitura oral. E se a criança está tendo dificuldades com a compreensão da história, essa é uma maneira ideal de ajudar.

Pergunte que livro ela está lendo de forma independente. Peça para contar sobre os personagens da história e explicar qual personagem é a sua favorita e por quê.

Questione: “Como os personagens estão se sentindo? Que pistas nos levam a entender melhor esse personagem?”.

É aqui que pais e professores podem apontar maneiras pelas quais entendemos melhor o caráter: como um personagem diz algo e o que o personagem está fazendo (linguagem corporal, por exemplo).

Depois de identificar essas pistas com a criança, pratique a leitura da cena em conjunto. Ao ler, dê ao seu personagem um tom e uma maneira particular de falar.

Deixe a criança soltar a imaginação neste momento! O personagem tem um sotaque? Gosta de balançar a cabeça? Faz gestos?

6. Apresentação em caixa de cereais

Que tal criar uma versão de baixa tecnologia de uma televisão feita a partir de uma caixa de cereal e dois rolos de papel toalha?

As crianças podem criar uma tela de visualização recortada no topo e, em seguida, inserem um rolo de papel com a escrita e ilustrações dentro da caixa.

Quando os rolos de papelão são virados, a história é contada.

Essa pode ser uma das criativas atividades de leitura e escrita a ser feita em casa, sala de aula e com amigos nas férias.

Elas podem se basear em livros que mais gostam, em histórias clássicas, em construir umas narrativa sobre suas férias ou um acontecimento legal.

7. Projetos literários

Por fim, além de saber todas os motivos benéficos para estimular as crianças da educação infantil e ensino fundamental a escreverem um livro, é necessário também planejar bons projetos literários na escola.

Para isso, tanto a instituição quanto os pais podem procurar e conhecer novos projetos literários que estimulem o protagonismo das crianças.

O projeto da Estante Mágica, por exemplo, dá a chance de cada aluno escrever, ilustrar e publicar o próprio livro em um evento de autógrafos. Essa é uma das formas pelas quais sua escola pode estimular o gosto pela leitura de forma lúdica e dinâmica 😉

E vocês, pais e professores, quais atividades de leitura e escrita usam com as crianças para soltar a criatividade?

Como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica