Duas vantagens do uso da modernização e tecnologia no campo

A Embrapa Soja do Paraná estuda há três anos os diferentes tipos de espaçamento entre linhas, utilizados nas plantações desse grão. Veja quais as vantagens e desvantagens de cada um deles. Ainda foi ao ar uma matéria sobre a Baldan, que levou para seu estande da 26ª Show Rural Coopavel um portfólio variado de máquinas e implementos para atender uma nova tendência que começa a ser percebida pelos fabricantes.

Duas vantagens do uso da modernização e tecnologia no campo
Jevtic / iStock / Getty Images Plus A agricultura de precisão trabalha aplicando técnicas e tecnologias que visam a otimização produtiva e melhor qualidade para o produto final.

O mercado agrícola é um dos mais importantes do mundo, uma vez que é focado na produção de alimentos e garante boa parte da economia mundial. No Brasil, a agricultura é responsável pela maior parte do PIB, ajudando o País a se desenvolver e criando um grande volume de empregos.

Ao mesmo tempo, porém, a agricultura também se destaca como uma área da economia bastante poluente e que pode ser muito prejudicial ao meio ambiente. Isso porque muitas práticas agrícolas causam desmatamento, utilizam agrotóxicos, geram poluentes relacionados ao transporte, descartam variados tipos de resíduos e exploram recursos naturais disponíveis.

Por isso, cada vez mais têm se buscado novas formas de garantir uma produção agrícola mais inteligente e eficaz. É o caso da agricultura de precisão, que aplica técnicas e tecnologias que visam a otimização produtiva e uma melhor qualidade no produto final. Este tipo de iniciativa tem se tornado cada vez mais necessário, já que há um aumento do número de pessoas e a diminuição dos espaços destinados a este tipo de atividade.

Agricultura de precisão: características e vantagens

Controle e monitoramento

Uma das principais características da agricultura de precisão é o uso de tecnologias que visam maior eficiência dos processos. Por isso, há a necessidade de monitorar e manter um controle mais apurado, buscando corrigir problemas em um menor espaço de tempo e garantindo uma maior produção.

Automatização

A aplicação da automatização é fundamental para a agricultura de precisão, já que diminui os erros, inclusive os voltados ao uso e reuso dos recursos naturais. Além disso, ela possibilita realizar um maior número de tarefas com eficiência e em um menor espaço de tempo.

Mobilidade

Há alguns anos, toda a gestão agrícola e os cuidados com a produção precisavam ser realizados in loco, observando os espaços pessoalmente e garantindo que tudo estava sendo realizado conforme o esperado. E isso não é uma tarefa fácil, já que geralmente os espaços são muito grandes e até distantes uns dos outros.

Com a aplicação da tecnologia na agricultura de precisão, isso não é mais necessário, já que o uso de câmeras, drones e mecanismos de automação garante um controle em tempo real em qualquer lugar do mundo.

Diminuição de custos

Em toda produção industrial, a automação e a busca por uma produção mais eficiente garantem a redução de custos. Isso não seria diferente dentro do contexto da agricultura de precisão, que possibilita que os produtos cheguem mais baratos ao consumidor.

Melhora da imagem

Por último, a agricultura de precisão também contribui para a melhoria da imagem do produtor dentro do mercado agrícola. Isso porque empresas que apostam na agricultura de precisão garantem uma produção mais sustentável e podem utilizar este argumento como forma de melhorar o relacionamento com seus clientes e aumentar sua lucratividade.

5 - As imagens abaixo representam duas realidades do campo brasileiro, uma com maior e outra com menor grau de modernização.

Duas vantagens do uso da modernização e tecnologia no campo

Com base nas imagens, quais são as vantagens e as desvantagens da modernização da agricultura no que diz respeito ao acesso à tecnologia e às condições de trabalho?

Resposta

Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias). as colheitadeiras com computadores de bordo contribuem para uma colheita bem mais rápida. 

Desvantagens: ocorre a substituição da mão de obra humana pela máquina/robô. por conta da incapacidade financeira para adquirir novas tecnologias, as famílias mais pobres deixam o campo e vão para a cidade. o excesso de agrotóxicos (que são jogados no solo) causa o desequilíbrio ecológico de uma determinada região.

Uma ótima tendência que tem melhorado a vida de milhões de pessoas é a tecnologia no campo. Segundo um ditado popular, “se o campo não produz, a cidade não come”, e com a tecnologia, o campo pode produzir mais e melhor, para que todos possam usufruir daquilo que a agricultura tem de melhor a oferecer.

O uso de ferramentas tecnológicas para as práticas agrárias não é recente. No entanto, o campo também está acompanhando a transformação digital. Dessa forma, pequenos e grandes produtores conseguem ser mais eficientes, melhorar seus ganhos e equilibrar o uso de recursos naturais.

Veja como foi a evolução tecnológica na agricultura e, também, 6 benefícios da tecnologia no campo!

Como a tecnologia no campo evoluiu?

A evolução da tecnologia no campo sempre aconteceu. Há registros de que o melhoramento genético ocorre há pelo menos 12 mil anos, por exemplo. No Egito Antigo, foram desenvolvidas tecnologias para usar a água do Rio Nilo na irrigação de sua agricultura, importante base da economia egípcia.

A Revolução Industrial, entre os séculos XVIII e XIX, acelerou a mecanização de trabalhos braçais, trazendo mais velocidade e volume de produção para a agricultura. Desde então, as máquinas têm evoluído cada vez mais e, com a internet e outros recursos do século XXI, a tecnologia do campo atinge altos níveis de agilidade, produtividade e precisão.

Os benefícios da tecnologia no campo

Assim como em outros aspectos da nossa vida, a tecnologia também trouxe vários impactos positivos para o campo. Listamos 6 benefícios.

1) Capacidade de planejamento e antecipação

Em vez de depender do clima para plantar e colher, agora é possível saber a hora certa de plantar, manejar, colher e mesmo vender os produtos obtidos no campo. Assim, os produtores conseguem planejar melhor as safras e, também, se antecipar a mudanças no clima trazidas pelas diferentes estações.

2) Acompanhamento em tempo real

Soluções de satélite, drones e softwares permitem que diferentes culturas sejam acompanhadas em tempo real. Dessa forma, grandes espaços de plantio podem ser visualizados na tela de um celular, tablet ou computador, com uma análise de dados completa de itens como condições de solo, germinação, qualidade das sementes etc..

3) Ganho de produtividade

A agricultura exige manejo que ofereça muita produtividade para garantir a sustentabilidade dos negócios. Com a tecnologia isso é ainda mais possível, já que recursos como automação permitem mais agilidade no plantio e na colheita, por exemplo. Além disso, ferramentas melhoram a gestão de recursos, reduzindo desperdícios de insumos.  

4) Possibilidade de projeções

Com os dados analisados, é possível fazer gráficos para traçar tendências de produção. Dessa forma, os agricultores podem estimar o volume de suas safras na próxima colheita, ou outros prazos, e isso permite o planejamento das finanças e a antecipação de diferentes situações. Assim, é possível levar mais segurança e previsibilidade para a agricultura.

5) Agilidade no manejo agrário

Não é mais preciso esperar a época de chuvas para irrigar a plantação, ou aguardar a seca terminar para começar a plantar. Portanto, com a tecnologia no campo, você pode tratar a agricultura no tempo que quiser, potencializando o que as estações trazem de melhor e diminuindo o impacto de situações imprevistas, como pragas ou períodos de seca.

6) Acesso a novidades e tendências

Uma revolução tecnológica está acontecendo e traz diferentes possibilidades para a agricultura. Assim, com essa tecnologia e conectividade, um número cada vez maior de pessoas pode conhecer práticas e tendências que estão mudando realidades no Brasil e no mundo. Isso é fundamental para tornar qualquer lugar em um ambiente fértil para a inovação. 

Este vídeo mostra como o uso da tecnologia no campo contribuiu para o crescimento da Algar Farming, braço agro do grupo Algar.

Agora que você já sabe os benefícios da tecnologia no campo, veja também por que as Agrotechs são uma realidade!

Duas vantagens do uso da modernização e tecnologia no campo

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.