O que representam essas imagens em relação à proposta do manifesto para a literatura da época

O Movimento Pau-Brasil foi um movimento artístico lançado no Brasil em 1924 por Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que apresentava uma posição primitivista, buscando uma poesia ingênua, de redescoberta do mundo e do Brasil e que foi inspirada nos movimentos de vanguarda europeus, devido às viagens que Oswald fazia à ...

Qual a obra mais importante de Oswald de Andrade?

Obras

  • Os Condenados, romance, 1922.
  • Memórias Sentimentais de João Miramar, romance, 1924.
  • Manifesto Pau-Brasil, 1925.
  • Pau-Brasil, poesias, 1925.
  • Estrela de Absinto, romance, 1927.
  • Primeiro Caderno de Poesia do Aluno Oswald de Andrade, 1927.
  • Manifesto Antropófago, 1928.
  • Serafim Pontes Grande, romance, 1933.

O que defendia o movimento antropofágico?

O movimento antropofágico representou para o escritor brasileiro um verdadeiro “divisor de águas”, não apenas pela conscientização que buscou-se alcançar, mas sim porque estimulou a divergência de opiniões entre os modernistas, além de promover o deslocamento do objeto estético na fase do Pau-Brasil, outro movimento ...

Quais as críticas existentes no Manifesto Pau Brasil em relação a arte respeitada na época?

O Manifesto Pau-Brasilreivindicava uma linguagem natural, avesso ao bacharelismo e pedantismo, conclamava a originalidade nativa. ... Além disso, eram várias as reflexões que o manifesto continha de cunho estético, isto é, direcionadas especificamente à poesia.

O que o Manifesto da Poesia Pau-brasil defende?

O Movimento do Pau-Brasil é um movimento nativista, que defendia a poesia brasileira de exportação. Tal como o pau-brasil foi o primeiro produto brasileiro a ser exportado, Oswald de Andrade desejava que a poesia brasileira se tornasse um produto cultural de exportação; daí a escolha do nome do movimento.

O que o movimento antropofágico dizia sobre a arte brasileira?

A proposta do movimento era a de assimilar outras culturas, mas não copiar. A marca símbolo do Movimento Antropofágico é o quadro Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. A divulgação do movimento era realizado na Revista de Antropofagia, publicada em São Paulo.

O que representa essas imagens em relação à proposta do Manifesto para a literatura da época?

O que representam essas imagens em relação à proposta do manifesto para a literatura da época? Resposta: Representam diferentes aspectos da cultura e da identidade nacional que, segundo o texto, deveriam ser incorporados à literatura.

Qual a importância dos manifestos Pau-brasil e antropófago para o modernismo brasileiro?

O Movimento Nativista Pau-Brasil e o Antropófago representaram uma das principais tendências estéticas do Modernismo brasileiro, e o impulsionou a um compromisso maior com a brasilidade. ... Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.

O que o manifesto antropofágico denúncia?

O Movimento Antropofágico é um desdobramento mais radical do Pau Brasil e uma retomada do Movimento Tropicalista, da década de 1960. ... O manifesto antropofágico colocou em questão o capitalismo do terceiro mundo: a dependência. Denunciou o bacharelismo das camadas cultas que copiavam os países capitalistas hegemônicos.

O que era a antropofagia?

substantivo masculino Indivíduo que se alimenta de carne humana. Etimologia (origem da palavra antropófago).

O que o movimento modernista defendia?

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.

Em que ano surgiu o movimento modernista?

O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.

Onde surgiu o movimento modernista?

Origem do modernismo e contexto histórico O movimento moderno se iniciou na primeira década do século XX, a princípio na Europa, chegando posteriormente ao Brasil por volta dos anos 20.

São características da primeira fase do Modernismo?

Características da 1ª fase do Modernismo Poesia sem rima e sem métrica. Ironias e linguagem informal. Humor e erros gramaticais. Assim eram as características marcantes da 1ª fase modernista.

Quais são os principais movimentos modernistas da 1º fase como eles se caracterizam?

Mário de Andrade chamou a primeira fase do Modernismo de “fase da destruição”, já que é totalmente contraditória ao parnasianismo ou simbolismo das décadas anteriores. ... A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta.

Quais são as principais características do modernismo?

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.

Quais as principais características do modernismo em Portugal?

Escola literária marcada pela inovação e revolução Representado por grandes nomes como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Branquinho da Fonseca, Alves Redol e José Régio, o Modernismo Português nasceu com três fortes e principais características: a revolução, a inovação e a ousadia.

Quais são os itens que fazem parte da liberdade formal dentro das características do modernismo?

No Brasil, a temática empregada no modernismo possuía sobretudo um caráter nacionalista-ufanista. Essa característica foi notada pela valorização da língua brasileira e do folclore, expressos pela liberdade formal dos versos livres e brancos (ausência de métrica e rima).



O que representam essas imagens em relação à proposta do manifesto para a literatura da época

Oswald de Andrade / Ilustração de Tarsila do Amaral

Para responder às questões de 1 a 5, leia a seguir o trecho final do "Manifesto da Poesia Pau-Brasil", de Oswald Andrade, publicado no jornal Correio da Manhã, em 1924, texto que representou um marco do movimento modernista brasileiro, estudado por você neste capítulo.

[...]

O trabalho da geração futurista foi ciclópico. Acertar o relógio império da literatura nacional.

Realizada essa etapa, o problema é outro. Ser regional e puro em sua época.

O estado de inocência substituindo o estado de graça que pode ser uma atitude do espírito.

O contrapeso da originalidade nativa para inutilizar a adesão acadêmica.

A reação contra todas as indigestões de sabedoria. O melhor de nossa tradição lírica. O melhor de nossa demonstração moderna.

Apenas brasileiros de nossa época. O necessário de química, de mecânica, de economia e de balística. Tudo digerido. Sem meeting cultural. Práticos. Experimentais. Poetas. Sem reminiscências livrescas. Sem comparações de apoio. Sem pesquisa etimológica. Sem ontologia.

Bárbaros, crédulos, pitorescos e meigos. Leitores de jornais. Pau-Brasil. A floresta e a escola. O Museu Nacional. A cozinha, o minério e a dança. A vegetação. Pau-Brasil.

1. Discuta com os colegas e o professor e levante hipóteses:

a. Qual é o objetivo de um manifesto, em geral?

b. Qual é o objetivo do "Manifesto Pau-Brasil", especificamente?

2. Em seu texto, Oswald de Andrade opõe dois tipos de literatura, uma tradicional e uma nova, proposta por ele e seus contemporâneos.

a. Identifique no texto termos e expressões que o poeta utiliza para descrever a literatura tradicional.

b. Identifique no texto termos e expressões que o poeta utiliza para descrever a nova literatura proposta pelos modernistas.

c. Com base em suas respostas aos itens anteriores, deduza: Qual era, em resumo, a proposta do manifesto para os rumos da poesia modernista brasileira? Justifique sua resposta com elementos do texto.

d. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Qual a importância da presença de tantos termos descritivos e adjetivos especificamente nesse texto?

3. Releia o trecho: "O melhor de nossa tradição lírica. O melhor de nossa demonstração moderna":

a. Quais elementos são colocados em paralelo nesse trecho?

b. Entre os dois tipos de literatura expostos na questão anterior, a qual esse trecho se refere e o que ele propõe que seja feito?

c. Reescreva-o, começando cada uma das frases pelo pronome nossa e transformando o termo melhor em determinante dos substantivos tradição e demonstração.

d. Reescreva o trecho do texto e sua resposta do item c, passando os substantivos tradição e demonstração para o plural e fazendo as alterações necessárias.

e. Discuta com os colegas e o professor: Qual é a diferença entre a função do termo melhor no trecho do texto e na construção feita por você no item c?

4. Releia os dois últimos parágrafos do texto, discuta com os colegas e o professor e, com base no restante do texto, conclua:

a. A qual termo citado anteriormente no texto se referem os adjetivos "Práticos. Experimentais. Poetas" e "bárbaros crédulos, pitorescos e meigos"? Justifique sua resposta com argumentos morfológicos, que levem em conta a flexão de gênero e número das palavras.

b. Levante hipóteses: Por que foi feita essa flexão e não outra?

5. Releia o trecho final:

"Pau-Brasil. A floresta e a escola. O Museu Nacional. A cozinha, o minério e a dança. A vegetação. Pau-Brasil."

a. O que representam essas imagens em relação à proposta do manifesto para a literatura da época?

b. Qual efeito de sentido a repetição do termo Pau-Brasil constrói no texto?

6. Leia as frases a seguir:

I. Vimos os prédios e as casas enfeitadas para o carnaval.

II. As camisas verde e vermelha estão sujas.

III. É livre, voluntária e gratuita a participação e o comparecimento.

As três frases seguem as regras de concordância da gramática normativa. É possível, entretanto, perceber ruídos ou ambiguidades que podem causar problemas de leitura em todas elas.

a. Identifique quais possíveis problemas de leitura pode haver em cada uma.

b. Sugira novas redações, que eliminem os problemas apontados no item a.

c. Discuta com os colegas e o professor e conclua: Memorizar regras de concordância é suficiente para produzir bons textos?

# RESPOSTAS (GABARITO)

Fonte: Português: Linguagens

Especial: Semana de Arte de Moderna de 1922


Page 2