Por que minha virilha é escura

Sou branca, mas tenho partes do corpo como: virilha e aréolas muito escuras.
o que pode ser? Existe algum tratamento para clareamento de virilha?

Há varios fatores que podem levar ao escurecimento dessas regiões; pode ser uma característica individual, ou ser agravada por algumas condições locais ou hormonais, até por ganho de peso. Mas tem como melhorar... nem sempre clarear totalmente, mas pode-se usar cremes clareadores menos irritantes nessas regiões

manchas cafe com leite sao diferentes de hipercromia de axila e virilhas.
existe sim, ácidos de clareamento e que preparam a pele para futuros procedimentos, como peelings

Manchas café-com-leite podem ter vários diagnósticos, no entanto, na localização que você relatou é comum o surgimento de escurecimento da pele, influenciada por fungos, umidade, produtos químicos, suor, urina, hormônios. Pessoalmente, após uma avaliação pode-se confirmar esta hipótese e realizar procedimentos para clarear e melhorar aspecto das lesões.

  • Tenho 43 anos e apareceu na parte inferior da minha coxa uma mancha café com leite e parece que está aumentando o tamanho, como proceder?
  • Faz um tempo que apareceram manchas em baixo das minhas axilas tipo feridas, eu sou jovem e eu tenho ficado um nervosa com isso por serem parecidas com as de sarcomas.. pode ser algum tipo de reação alérgica?
  • Olá! Se começa a surgir manchas na pele após a ferida da picada de um pernilongo sarar por exemplo, e também manchas no rosto no local da acne, pode ser pelo não uso do protetor solar? Ou apenas no caso da acne?
  • Gostaria de saber se toda mancha café com leite é uma Neurofibromatose. Tenho um neto de 05 anos tem manchas cafe com leite - quando é necessário procurar um geneticista?
  • Tenho uma marca de nascença enorme, ela pega a maior parte do braço direito, do peito até umbigo, e costas. Porém diferente de tudo q vi na internet, ela é mais clara que o resto da minha pele, bem mais clara. Tenho sérios problemas de auto estima, ansiedade, fora q imagino q n seja benéfico a minha…

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Axilas e Virilhas escuras: causas e soluções

Por que minha virilha é escura

Axilas e virilhas escuras são problemas que qualquer pessoa pode ter. Por essas áreas possuírem uma pele mais sensível e estarem em um local de dobra cutânea, são mais suscetíveis ao aumento da pigmentação – processo chamado de hipercromia. Mas esse problema tem solução!

Os fatores mais comuns na causa desses problemas são: alterações hormonais, gestação, tendência a diabetes, infecção de pele bacteriana, o atrito com roupas justas e de tecidos grossos, e o uso de alguns desodorantes com alto teor de cloridróxido de alumínio, álcool ou triclosan pode causar irritação ao reagirem com a pele, levando ao espessamento e à mudança de coloração. Os métodos depilatórios também podem causar esse escurecimento, a lâmina pode provocar uma dermatite de contato (alergia), já algumas ceras podem causar uma reação inflamatória.

A solução para o problema de axilas e virilhas escuras mais indicada é procurar um profissional dermatológico. Com o auxílio de um dermatologista será possível diagnosticar a causa específica do escurecimento, e após alguns exames como: exame de sangue ou raspagem do local. O tratamento será realizado de forma mais assertiva e eficaz.

Não existe apenas uma maneira de clarear as axilas e virilhas. Em alguns casos, peelings corporais ajudam muito, e alguns cremes clareadores também causam um bom efeito na pele escurecida. Mas se o problema for hormonal ou infeccioso precisará de um tratamento mais cuidadoso. Já se a causa for o método depilatório, a solução pode ser recorrer ao laser para eliminar os pelos.

Existem na internet muitos métodos caseiros, que prometem ajudar a ou até mesmo resolver o problema do escurecimento das axilas e virilhas. Mas tenha cuidado com alguns deles. Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são citadas como milagrosas na remoção das manchas, mas podem se tornar um pesadelo, deixando-as ainda maiores e mais escuras.

A melhor solução é prevenir

Como dito popular, é melhor prevenir do que remediar, sendo assim segue algumas dicas para evitar o escurecimento de axilas e virilhas:

– Evite desodorantes e cremes com álcool na composição;

– Abuse dos cremes hidratantes nessas áreas mais sensíveis;

– Dê preferência a depilação a laser, elas são menos agressivas a pele;

– Acostume-se a usar roupas de tecidos mais leves, e não tão justas ao corpo;

– Lembre-se de usar cremes específicos para o seu tipo de pele;

– Não esqueça o protetor solar, o sol intensifica o problema.

Mas, se você já se encontra com esse problema, procure um dermatologista.

Manchas escuras nas axilas e virilhas costumam incomodar algumas pessoas, especialmente agora no calor, quando usamos roupas curtas, biquínis e deixamos o corpo mais à mostra.

Virilha e axilas: por que escurecem?


As manchas surgem principalmente devido ao grande atrito que há nessas regiões. A pele fica mais espessa e inflamada, o que acaba estimulando a produção de melanina, levando ao seu escurecimento. Isso acontece especialmente em pessoas mais morenas, que têm tendência à hiperpigmentação.

Além disso, esse escurecimento pode ocorrer em pessoas com alergia a desodorantes ou que tiveram inflamação devido à depilação. Pacientes com diabetes, sobrepeso e síndrome metabólica também são mais acometidos.

Evite as manchas na pele com alguns cuidados 

Com algumas medidas simples e diárias, podemos minimizar o atrito dessas regiões e prevenir o escurecimento. É importante:

Manter a região bem arejada

Investir na perda de peso e controle do diabetes (se presente) 

Evitar procedimentos agressivos, como a depilação com cera e lâmina, sobretudo na área da virilha e axila. 

Se a depilação não puder ser dispensada, invista em produtos calmantes e reparadores que evitam a inflamação, como a água termal, hidratantes ou pomadas com corticoides após as sessões.

Tratamentos que ajudam a clarear a pele

Para tratar esse tipo de mancha pode ser indicado desde o uso de dermocosméticos clareadores até a realização de peelings e lasers (como a luz intensa pulsada, Nd YAG, lasers fracionados ou laser de picosegundos). Ainda pode ser prescrito o uso domiciliar de ativos tópicos clareadores, como hidroquinona e alfa hidroxiácidos, além disso, podem ser associados o ácido kójico, alfa arbutin, entre outros.

A escolha da terapia vai depender de vários fatores, como o grau de hiperpigmentação, a cor da pele, tempo das manchas e causa. 

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.

Quer saber como cuidar melhor da sua pele? Agende sua consulta aqui! 

Quer saber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamentos da pele? Veja mais no Blog da Vilarinho! 

Um problema comum entre muitas mulheres, as manchas escuras teimam em invadir a virilha, axilas e a região interna das coxas, motivando a busca por receitas caseiras e que, muitas vezes, acaba piorando a situação.

Limão com açúcar, aveia com fubá e até pasta de argila são usadas para eliminar de vez as inimigas mortais dos biquínis e decotes. O que pouca gente sabe é que estas soluções que parecem simples e milagrosas podem se tornar um pesadelo, deixando as tão incômodas manchas ainda maiores e mais escuras.

Por que minha virilha é escura

Veja os melhores tratamentos para o problema e entenda por que as receitas caseiras não ajudam

“Receitinhas caseiras não funcionam e podem até colocar sua saúde em risco. O limão, por exemplo, é ácido e quando exposto ao sol, pode queimar e provocar lesões graves na pele. O ideal é procurar um especialista e investir em tratamentos seguros”, explica a dermatologista da Unifesp, Solange Teixeira.

A seguir, a especialista explica por que as manchas nestas regiões ficam mais acentuadas e aponta as soluções para clarear a pele que escureceu.

Por que a pele escurece nestas regiões?

As axilas, virilha e as coxas são áreas que se localizam na parte interna dos membros, fazendo com que elas sofram maior atrito do que as demais, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele.

“Quando nos movemos, há o atrito e, consequentemente, irritação (é comum a pele ficar cheia de bolinhas vermelhas) e, muitas vezes, uma certo ardor, semelhante a sensação de assadura. Então, a pele, para se proteger da agressão, cria uma camada espessa, que com o passar do tempo tende a ficar escura”, explica Solange.

Segundo a dermatologista, os outros motivos causadores do problema são: alergias; irritações causadas por cremes; depilação com lâmina e assaduras. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a matéria completa no site Minha Vida. 

Veja também: