Por que o joelho sai do lugar

As vezes qdo estou andando, do nada meu joelho parece que vai desencaixar,sair do lugar ao dobrar, ai vem uma dor aguda, tipo agulhada, depois o joelho fica doendo queima. Fiz uma ressonancia magnetica e o resultado foi condropatia grau IV. O que tenho a fazer?

Lesão grau IV significa que já existe área de osso exposto na patela e, provavelmente, você precisará de tratamento cirúrgico. Consulte um bom ortopedista especialista em joelho para te examinar, analisar as imagens da sua ressonância magnética e te orientar em relação aos tratamentos mais modernos existentes para esse tipo de lesão.

Precisa inicialmente avaliar o motivo de parecer sair do lugar. Já saiu efetivamente? Tem instabilidade patelar? Qual a localização da lesão? Tem fatores de risco para condropatia? Qual tratamento já realizou? Enfim, são muitas as questões a serem resolvidas para poder indicar o melhor tratamento. Procure um especialista em joelho!!!

Abraços.

Prezado paciente, Seu caso merece uma avaliação médica. É de fundamental importância que seja coletada história e realizado exame físico completo para determinar a causa de sua dor, até mesmo para confirmar que a causa dela seja a condropatia patelar. Esta sensação de "desencaixe" pode estar relacionada à fraqueza do músculo quadríceps femoral. Procure um especialista em joelho para avaliação. Espero ter ajudado. Forte abraço. Mario C. N. Pacheco Jr. Ortopedia e Traumatologia. Cirurgia do Joelho.

Rio de Janeiro - RJ.

Realmente essa sensação de "desencaixar" pode ser devido à um desequilíbrio na musculatura do quadril e da coxa que ocasiona um movimento errado da patela, podendo causar estalidos, sensação do joelho "raspando" e com o tempo iniciar dor, pois esse desequilibrio leva a sobrecarga, e como a parte lateral do joelho é mais forte, ele desvia a patela para lateral, causando um desgaste da cartilagem geralmente na parte lateral da patela (condropatia). O grau IV já é o último estágio (gastou toda a cartilagem e expos o osso), porém o tratamento inicial é com fisioterapia, inicialmente com analgesia para alívio da dor e posteriormente alongamento e fortalecimento do quadril e da coxa para reequilibrar o movimento da patela no joelho e assim melhorar a dor. Poucos casos podem necessitar de cirurgia se não melhorar com a fisioterapia, portanto, o ideal é acompanhar sempre com um especialista em joelho.

O certo é procurar um fisioterapeuta para realizar uma boa avaliação, se for constatada apenas a condromalácia, deve se realizar o tratamento para reparo tecidual da lesão e inflamação, quando a dor e a inflamação diminuir deve começa a fazer o reforço muscular do joelho. Isso pode demorar de 4 a 10 semanas de tratamento.

  • Após a cirurgia do platô Tibial, tenho dores fortes. É normal, ou tem alguma complicação?
  • Tenho condromalacia patelar de Grau 1 bem inicial, sou muito ativo e ando de skate vou conseguir regredir os sintomas para andar de skate normalmente?
  • Tenho condromalácia patelar. Depois do processo de fortalecimento e perda de peso (no caso de sobrepeso) é possível jogar vôlei?
  • Por favor, alguém que faz fisioterapia ou passa por uma cirurgia de joelho pode voltar a usar salto alto?
  • Com diagnostico de condromalácia grau 1, posso fazer concurso público de carreiras policiais (PCDF) ? tem cura quando e grau 1?
  • Quem trabalha como diarista, tendo condropatia 1, isso pode piorar a situação??
  • Meu joelho é completamente solto,não posso correr se não ele desecaixar e eu caiu,as vezes andando normalmente ele sair do lugar, e é uma dor muito forte e acaba ficando inchado,o que tenho?
  • Boa noite fui diagnosticada com condromalacia grau IV e meu ortopedista me passou medicação e fazer compressa quente ta certo? Meu joeljo incha ,trava e parece que desloca, fisioterapia pode ajudar tb?
  • Boa noite, eu tive um derrame articula no começo do ano, mas quem olha de longe nem parece que tem algo errado, porque meu joelho ñ está inchado, eu consigo correr, carregar peso, só que eu não consigo fechar ele totalmente parece que tem algo dentro impedindo isso, e as vezes quando eu ando ele da…
  • Tem condromalacia partelar nível 4, gostaria de saber se esporadicamente poderei subir escada?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Aline Moura precisou de cadeira de rodas para sair da quadra Alexandre Loureiro/COB - 06.8

A atleta Aline Moura torceu o joelho durante a disputa de basquete entre Brasil e Canadá na terça-feira (6), no Pan Lima 2019. Com fortes dores, ela teve de sair da quadra em cadeira de rodas.

O ortopedista Gabriel Pecchia, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, explica que essa é uma das lesões mais comuns em esportes como basquete e futebol. Porém, não se limita apenas às atividades físicas. "Pode acontecer também no dia a dia ao escorregar, cair na calçada ou prender o pé em um buraco. A torção também pode ser mais frequente entre as mulheres por terem o joelho valgo [para dentro]", diz.

Leia também: Como evitar torção ao levantar peso, como ocorreu com dominicana

A torção do joelho acontece quando há a rotação do corpo em cima dessa articulação. "É como se o osso da tíbia [canela] virasse para um lado e o fêmur [osso da coxa], para o outro, então o joelho, que fica no meio desses ossos, torce", explica. Pecchia afirma que a dor da torção é intrínseca e súbita, podendo dar a sensação de que o joelho saiu do lugar e voltou.

A patela, osso da frente do joelho, inicialmente não é afetada. Porém, ao torcer o joelho e cair, o impacto do osso contra o chão pode provocar uma fratura.

Publicidade

Saiba mais: Entenda a doença incurável que afeta joelho do ginasta Arthur Nory

Ao torcer o joelho, Pecchia afirma que é preciso fazer a compressa gelada por cerca de 30 minutos, usar muletas para evitar o esforço do membro, fazer um exame de raio-X para descartar a possibilidade de lesões e imobilizar o joelho, seja com joelheiras de velcro ou com imobilizadores que pegam a área do começo da coxa até o tornozelo. Segundo o médico, é preciso também passar por uma avaliação física e por uma ressonância magnética para verificar se houve rompimento ligamentar.

Ele alega que, dependendo do grau da torção, pode haver o rompimento de um ou mais ligamentos, levando à indicação cirúrgica para a reconstrução desse tecido. Após a cirurgia, ou se não houver indicação para o procedimento, é necessário fazer fisioterapia. Para evitar a ocorrência de torções, Pecchia afirma que é necessário fazer o fortalecimento muscular da área dos quadríceps (coxa) e dos glúteos.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Caminhadas podem causar artrose nos joelhos: