Coito interrompido faz mal ao homem

Não há qualquer ciência envolvida no coito interrompido, provavelmente porque é mais antigo do que a própria ciência. É o simples ato de o homem retirar o pénis da vagina antes de ejacular. Exige muito autocontrolo e confiança por isso, pode ser um método contracetivo bastante falível. Nem todos os espermatozoides são libertados com a ejaculação, por isso, mesmo que ele retire o pénis antes do orgasmo, poderá ocorrer uma gravidez.

O coito interrompido envolve muito autocontrolo por parte do homem, que deverá saber quando está a atingir o orgasmo, para que possa retirar o pénis antes da ejaculação. A pré-
ejaculação contém alguns espermatozoides e, por isso, é pouco provável que o teu médico ou enfermeiro recomendem este método contracetivo.
 

O coito interrompido é um método contraceptivo, que embora desaconselhado pelos profissionais da saúde, pode reduzir as chances de engravidar, já que consiste na retirada do pênis de dentro da vagina momentos antes da ejaculação, diminuindo o risco do espermatozoide fecundar o óvulo e acontecer a gravidez.

Embora esse método seja ainda muito usado, não é totalmente seguro na prevenção da gravidez e, além disso, também não protege contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo.

Coito interrompido faz mal ao homem
O casal deve escolher o método contraceptivo que ofereça mais segurança

Métodos contraceptivos são técnicas que possuem como função principal evitar a gravidez. De uma maneira geral, eles podem ser classificados em métodos reversíveis e definitivos. Entre os reversíveis, existem os comportamentais, os de barreira, os hormonais e os de emergência.

→ O que é o coito interrompido?

O coito interrompido é um método comportamental ou natural, uma vez que se trata de uma mudança na prática sexual do casal em que não há a utilização de algum produto ou medicação. Essa prática caracteriza-se pela retirada do pênis do interior da vagina no momento próximo à ejaculação, evitando, assim, que o sêmen entre em contato com as genitais da mulher.

Esse método é um dos mais antigos já relatados e, para que funcione, é necessário que o homem tenha um grande autocontrole. O homem tem o papel primordial de conter a ejaculação para que ela não aconteça no interior da vagina, o que muitas vezes não é uma tarefa fácil.

O coito interrompido pode trazer graves problemas aos casais, uma vez que muitos se sentem insatisfeitos com esse tipo de relação. É preciso que tanto o homem quanto a mulher sintam-se bem com esse método para evitar desgastes na relação.

→ Coito interrompido é um método eficaz?

O método possui um índice de falha variável estimada em quatro gravidezes a cada 100 mulheres, sendo que o motivo principal do insucesso é a falta de autocontrole masculina. É importante destacar que alguns pesquisadores afirmam que, antes mesmo de ejacular, o líquido eliminado pode conter alguns espermatozoides, aumentando, assim, o risco de falha. Outros estudos, no entanto, desmentem essa afirmação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Tabelinha

→ Dicas para aumentar a eficácia do coito interrompido

Para aumentar a eficácia do método, duas dicas principais podem ser seguidas:

→ Urinar entre uma relação e outra;

→ Lavar bem as mãos e o pênis antes de iniciar uma nova relação.

Além disso, combinar o coito interrompido com outro método contraceptivo, como anticoncepcionais, pode diminuir muito a chance de gravidez.

Leia também: Pílulas anticoncepcionais

→ Principal desvantagem do coito interrompido

É importante frisar que o coito interrompido é um método que pode ser usado por qualquer pessoa, pois não possui contraindicação, além de ser uma alternativa que não afeta a fertilidade do casal. Entretanto, como desvantagem, destaca-se a não proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Veja também: Prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis

Lembre-se de que o melhor método contraceptivo é aquele que se adequa melhor ao seu estilo de vida. Converse com seu médico e com seu parceiro e escolha a forma que lhe dá maior confiança.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Quais são os riscos do coito interrompido?

Faz mal? Há quem acredite que o coito interrompido gere algum distúrbio no homem. Mas isso não passa de fake news. "Não há nenhum malefício para homem ou para sua saúde, só o fato de interromper o sexo bem no clímax", afirma a ginecologista.

O que faz o homem no coito interrompido?

O homem retira seu pênis da vagina da parceira e ejacula fora dela, mantendo seu sêmen afastado dos genitais externos da mulher. Também conhecido como “tirar na hora” ou “gozar nas coxas”. Funciona mantendo o esperma fora do corpo da mulher. Qual a Eficácia?

Quais os benefícios do coito interrompido?

A vantagem desse método contraceptivo é que por não ser necessário o uso de drogas ou outras substâncias acaba sendo uma alternativa para pessoas que possuem crenças religiosas que impedem o uso de outros métodos contraceptivos, e também para mulheres que se sentem muito mal com o uso de pílulas anticoncepcionais.

O que acontece quando o homem ejacula todos os dias?

Não desenvolve empatia, não cria conexão, não estimula o corpo com outros sentidos, aprende referências péssimas de comportamento e repertório sexual e abre porta para uma série de disfunções sexuais.