Como conviver com a diferença

2082 palavras 9 páginas

CURSO ATUALIZAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGOGICAS

O DESAFIO DE CONVIVER COM AS DIFERENÇAS

CURSISTAS:

TUTORA:

BAHIA
ABRIL/2013

RESUMO

Há uma grande dificuldade em se conviver com as diferenças sejam elas raciais, econômicas, culturais, religiosas ou físicas. Dessa forma, dificulta-se também o relacionamento humano, acentuando-se o preconceito, gerando a exclusão. É de extrema importância saber lidar com as diferenças como também é uma necessidade humana aceita-las para uma melhor convivência com o próximo. Dessa forma, espera-se com esse projeto que os educandos reflitam as atitudes que cada um deve ter na construção de um mundo mais justo com mais amor, compreensão e

…exibir mais conteúdo…

Nesse aspecto, a escola configura-se como um ambiente privilegiado de convivência, uma vez que ocupa espaço de tempo e lugar na vida social das pessoas desde os anos iniciais de formação do cidadão.
Sabe-se que o desrespeito surge e se manifesta de várias formas e, portanto cabe aos educadores tomarem uma posição consciente, começando por identificar e combater atitudes que comprometam tanto o convívio escolar, quanto na sociedade como um todo.
Logo, estratégias que fomentem discussões e direcionamentos atitudinais são necessárias, no sentido de universalizar um convívio baseado na equidade de direitos e deveres entre todos e de cada indivíduo.
Dessa forma, percebe-se a importância de um projeto que marque formalmente uma prática que precisa fazer parte do cotidiano das escolas.
O trabalho do desafio de conviver com as diferenças é assessorar os diferentes espaços onde crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e diferenças estão incluídas. Nessa perspectiva, o território de aprendizagem da educação está organizado como uma modalidade que perpassa todos os outros territórios.
O que se pretende é contribuir para acurar o olhar acerca daquilo que é específico da Educação Especial e das diferenças, ao mesmo tempo em que se referenda a importância de assegurar a esses alunos um lugar que lhe

Relacionados

  • Os desafios dos portadores de deficiência na sociedade

    1250 palavras | 5 páginas

    os desafios dos portadores de deficiência na sociedade Sistema de Ensino Presencial Conectado serviço social Ji-paraná 2013 DESIGUALDADE,DIVERSIDADE E VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA Trabalho interdisciplinar, individual, apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral. Sob a orientação dos professores: (Marcia Bastos,Giane Albiazzetti,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.) Ji-Paraná….

  • Resposta de Conflitos de Nemo

    920 palavras | 4 páginas

    Respostas dos Desafios propostos Filme escolhido: Procurando Nemo CONFLITOS: destacar 3 cenas de conflitos mais relevantes no filme e descrever a forma/metodologia de solução usada na situação, comparando o material estudado; 1 - Descrição da cena - Nemo acorda o seu pai Marlin para ir a escola seria o seu primeiro dia , apesar de aceitar que o filho vá , o pai fica muito nervoso pois a vida inteira sempre protegeu e nunca deixou Nemo sair da sua casa chamada Nemona . Conflito….

  • Resumo de aulas

    893 palavras | 4 páginas

    educação para pessoas surdas e a libras, onde a escola tem que ser uma escola inclusiva, que tem como proposta não diferenciar estudantes em nenhuma situação de ensino, que acaba tornando a escola um lugar aberto para as diferenças e preconceitos, Sabemos que existem inúmeros desafios em relação a Educação Inclusiva mais precisamos supera-los com urgência, onde os professores deve construir um ambiente de educação de qualidade para todos, inovando, ousando e atendendo a necessidade de cada aluno, algo….

  • Educação inclusiva

    7504 palavras | 31 páginas

    ELIANE DE ABREU SALDANHA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Projeto apresentado para integralização da disciplina de trabalho de graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Monitor: Euclides Matiasso Gazola INDAIAL 2011 SUMÁRIO 1 TEMA 03 2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 03 3 OBJETIVOS 03 3.1 OBJETIVO GERAL 03 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 03 4 PROBLEMA 04….

  • Resumos dos livros: a diversidade cultural como pratica na educaçao e educaçaõ de jovens e adultos

    3764 palavras | 16 páginas

    diversidade cultural como prática na educação, de Fátima e Silva de Freitas, aborda várias situações relacionadas à cultura, a questões étnicas e à educação, procurando discutir e minimizar as dificuldades enfrentadas pelos educadores ao administrar as diferenças em sala de aula. Os temas foram organizados em quatro capítulos, culminando, cada um deles, com sugestões de filmes, livros e textos, atividades de autoavaliação, além de questões para….

  • A educação nos dias atuais

    2015 palavras | 9 páginas

    A educação nos dias atuais Educação é de fato um processo natural, que se dá com a pessoa natural. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. A aprendizagem é um fenômeno natural e deve preparar o cidadão para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A educação não é um produto que se encontra nas prateleiras dos supermercados, mas é a transmissão de culturas e conhecimentos que recebemos e retransmitimos todos os dias. A educação não….

  • Sociologia - conhecimento

    1785 palavras | 8 páginas

    Estudo de Sociologia – O conhecimento como característica da humanidade Todos os animais se comportam de um modo em que é possível observar regularidades que regem suas vidas, por exemplo: eles se agrupam, competem, se reproduzem, entre outras coisas, de acordo com o ambiente e suas características. Assim, os animais desenvolvem um comportamento próprio que visa à preservação e o aprimoramento de sua espécie. Isso é transmitido geneticamente, não precisa ser ensinado. Assim como os outros animais….

  • A escola diante da deficiencia mental

    1532 palavras | 7 páginas

    A escola comum diante da deficiência mental 1 INTRODUÇÃO Presenciamos nas últimas décadas, que as escolas e seus educadores têm se deparado com uma desafiadora questão: a de incluir as pessoas com necessidades educacionais especiais nas salas de aulas da rede regular de ensino. Vários estudos revelam que, historicamente, até o século XVI, não existia a preocupação da sociedade em oferecer atendimento às pessoas consideradas “diferentes” dos ditos “normais”. Se adentrarmos a fundo na história….

  • Redação

    963 palavras | 4 páginas

    Redação Nota 10 Redação 1 O valor da diferença O desafio de se conviver com a diferença na sociedade é complicado, mas necessário. Diante da grande pluralidade cultural e étnica que se choca com freqüência no mundo globalizado é preciso, além de tolerância, respeito incondicional aos direitos humanos. Diariamente, nos deparamos com pessoas das mais variadas culturas, opiniões e classes sociais. Muitas vezes, são nossos vizinhos, colegas e amigos. Essa convivência enriquece nossas vidas….

  • desafio profissional anhanguera

    1614 palavras | 7 páginas

    UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP POLO DE Niterói CURSO DE GEOGRAFIA Fábio Mendes Moraleida DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TUTORA EaD RITA DE CASSIA MEDEIROS GOMES. Niterói / Rio de Janeiro 2014 DESAFIO PROFISSIONAL: A Escola Municipal Saber Conviver possui um Projeto Pedagógico Curricular que prima pelo respeito às diversidades e ao multiculturalismo. Prestes a promover uma homenagem aos….

Trabalhos Populares

O que é conviver com as diferenças?

Conviver com as diferenças é um exercício a ser praticado diariamente e que exige habilidades como paciência, flexibilidade, humildade e, acima de tudo, respeito. Conflitos e desafetos existem em todos os lugares porém não devem prejudicar o relacionamento profissional dos indivíduos.

Como conviver e respeitar as diferenças?

Como aceitar as diferenças.
Observe as suas próprias atitudes. ... .
Dê exemplo sempre. ... .
Converse com as crianças. ... .
Exponha as crianças ao que é diferente para elas. ... .
Mostre que o respeito à diversidade faz bem. ... .
Faça brincadeiras que estimulem a integração. ... .
Busque exemplos de representatividade..

O que é o desafio de conviver com as diferenças?

O trabalho do desafio de conviver com as diferenças é assessorar os diferentes espaços onde crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e diferenças estão incluídas. Nessa perspectiva, o território de aprendizagem da educação está organizado como uma modalidade que perpassa todos os outros territórios.

O que fazer para aceitar as diferenças?

A dificuldade que temos, no geral, é de entender que tolerar as diferenças não nos obriga a gostar delas, mas apenas que não temos o direito de tentar muda do outro. Assim como vivemos buscando ser quem somos com nossos sonhos e desejos, gostos e dificuldades, as outra pessoas buscam o mesmo.