Como lavar o cabelo com queda

Seu cabelo está caindo muito? A queda de cabelo é um assunto que preocupa muita gente. Durante o banho ou ao pentear, é normal que caiam alguns fios, mas quando você começa a perceber tufos por todos os cantos da casa, esse pode ser um sinal de alerta. Existem muitos fatores que influenciam essa perda, como o excesso de caspa, falta de higiene, uso de químicas muito agressivas, ou a alopecia de tração. Mas existem algumas maneiras de combater esse problema. O DermaClub listou 4 cuidados para evitar a queda de cabelo. Veja só!

1) Lavar o cabelo regularmente

Passar muitos dias sem lavar o cabelo pode não ser uma boa ideia. Além de ficar opaco e poroso, o couro cabeludo pode desenvolver vários problemas, como um acúmulo enorme de secreção, sebo e outros resíduos de poluição no local. Você pode acabar desenvolvendo caspa, coceira, foliculite e a queda acentuada dos fios. Sendo assim, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados e, uma vez na semana, apostar numa esfoliação no couro cabeludo com um shampoo específico.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

2) Dar um tempo nos procedimentos químicos

Procedimentos químicos também podem ser um risco, principalmente para cabelos mais frágeis. Se faz escova progressiva, coloração e outras técnicas desse tipo com frequência, o ideal é tratar o cabelo uma semana antes com produtos hidratantes e que ajudem a amenizar danos aos fios. Ao sentir que os fios estão caindo mais após a química, dê um tempo nesses procedimentos.

3) Não prender o cabelo todos os dias ou fazer penteados muito apertados

Penteados muito apertados podem acabar gerando alopecia de tração. O problema pode refletir em falhas no cabelo devido à falta de elasticidade das fibras dos folículos pilosos, resultando no rompimento dos fios. O mesmo vale para as pessoas que colocam tranças, megahair ou passam longos períodos com o cabelo preso.

4) Tratar a formação de caspa

O excesso de caspa também pode causar a queda dos fios devido ao quadro inflamatório que se forma no couro cabeludo. O problema também pode gerar descamação, coceira e o surgimento de mancha vermelha na cabeça. A melhor maneira de controlar o problema é lavar o cabelo com shampoo para caspa e antioleosidade.

Produtos relacionados

*Ficou com dúvidas? Procure o seu dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e agende uma consulta!

Lavar o cabelo não parece uma tarefa nada complicada e a maioria das pessoas não pensa duas vezes antes de realizar o processo, muito menos cogita que pode estar fazendo algo errado. Afinal, é algo que nos acostumamos desde a infância. Porém, a verdade é que a lavagem dos fios exige um pouco mais de atenção, principalmente na maneira de aplicar o shampoo.



Alguns erros afetam a saúde do couro cabeludo e podem resultar na queda de cabelo e no aparecimento de caspa. Confira os erros mais comuns e (re) aprenda a lavar o cabelo:

1. A frequência das lavagens

Neste caso, o problema pode ser tanto a lavá-lo mais ou menos frequência que o necessário.

Espaçar demais as lavagens resulta em coceira e irritações no couro cabeludo. Contudo, se exceder na quantidade de lavagens, pode deixar o couro cabeludo seco e resultar na produção extra de oleosidade para compensar.

Então, qual seria a frequência ideal? Infelizmente, não existe um número que valha para todas as pessoas, já que é preciso levar em consideração fatores como o tipo de cabelo (seco, normal, oleoso ou misto), se ele passou por processos químicos, a textura dos fios (liso, cacheado, ondulado etc.), dentre outros.



Se seu couro cabeludo não é oleoso ou se você tem cabelo cacheado ou crespo, é possível lavar o cabelo cerca de duas vezes na semana é suficiente.

2. Não molhar o cabelo o suficiente

Para que a limpeza seja efetiva, o shampoo só deve ser aplicado quando todo o cabelo estiver encharcado. A água ajuda a soltar o óleo, sujeira e resíduos de produto da raiz do cabelo.

Quando os fios não estão completamente molhados, o produto não espalha direito e, para “compensar”, a tendência é exagerar na quantidade de de produto.

Ao fim do processo, lembre-se de retirar bem o shampoo antes de aplicar o condicionador para não diminuir sua eficácia. Se possível, no enxague final, utilize água fria para selar as cutículas e dar brilho aos fios.



3. Aplicar o shampoo às pressas

Quando a limpeza é feita às pressas, os resíduos vão se acumulando nos folículos capilares, o que pode resultar na queda.

Para retirar as impurezas, é importante espalhar bem o produto, massageando o couro cabeludo, com movimentos circulares. A massagem ajuda a melhorar a circulação na região e, com isso, a saúde dos fios.

4. Esfregar o shampoo com força

Massagear o shampoo é benéfico para a saúde do couro cabeludo, mas isso deve ser feito delicadamente. Esfregar a região com força pode resultar na quebra dos fios e até machucar o couro cabeludo.

Para evitar arranhões e cortes no couro cabeludo, aplique o produto usando a ponta dos dedos e não as unhas.



5. Aplicar shampoo nas pontas

Aplicar o shampoo nas pontas do cabelo pode ressecar os fios e causar nós difíceis de desembaraçar, facilitando a quebra.

Espalhe o produto da raiz, onde é produzida a oleosidade natural do couro cabeludo, até metade do comprimento. A água corrente naturalmente irá levar o shampoo às pontas durante a lavagem, o que é o suficiente.

Comece a lavagem pela frente da cabeça, próximo à testa, e siga em direção à parte de trás.

6. Usar o mesmo shampoo sempre

A ideia de que os fios se “acostumam” com o produto após algum tempo é um mito, ainda assim é preciso variar o tipo de shampoo conforme as necessidades do cabelo – que costumam variar periodicamente.



Isto é, no auge do verão, provavelmente os fios irão precisar de uma limpeza mais robusta. Já no inverno, quando o clima está mais seco, a necessidade de hidratação tende a ser maior.

Além disso, fios que passaram por processos químicos, como alisamento ou tintura, pedem cuidados específicos para se manter saudáveis.

7. Abusar do shampoo a seco

Ele é uma mão na roda para os dias mais corridos, mas seu uso deve ser a exceção e não a regra. Com o tempo, ele entope os folículos capilares e deixa os fios sem vida.

Entre lavagens, utilize o shampoo a seco, no máximo, duas vezes.



VEJA TAMBÉM

Gel de babosa desincha, trata manchas e melhora imunidade: veja receita muito fácil

Nanoblading: método simula fios reais e deixa sobrancelhas com aspecto natural

A queda de cabelos excessiva é sintoma destes 11 problemas

Quantas vezes devo lavar o cabelo com queda?

A taxa de queda diária dos fios não diminui ao se evitar lavá-los. Ela só se acumula para cair tudo de uma vez em uma próxima lavagem. Assim, a quantidade de cabelos que vão cair semanalmente é a mesma, lavando uma vez na semana ou diariamente.

Como lavar um cabelo que está caindo muito?

Lave com cuidado “O couro cabeludo pode ser sensível às mudanças bruscas de temperatura, por isso é melhor lavar o cabelo em temperatura morna, sem que ocorra desconforto”, indica Bel Takemoto. Fica a dica: evite usar água muito quente!

Quando o cabelo está caindo é bom lavar todos os dias?

Muitas pessoas acreditam e reproduzem a ideia de que lavar muito o cabelo contribui para que o mesmo caia. Contudo, isso está longe de ser verdade, segundo a dermatologista Daniela Aidar. “Lavar muito o cabelo, todo o dia, por exemplo, não aumenta a queda de cabelo.