É correto afirmar que é uma célula eucarionte é formada basicamente por?

As células procarióticas e eucarióticas se diferenciam basicamente pela sua organização celular. Nas procarióticas, por exemplo, não se observa um núcleo definido.

É correto afirmar que é uma célula eucarionte é formada basicamente por?
Nos protozoários, fungos, plantas e animais as células apresentadas são eucarióticas

É muito comum ouvirmos falar que uma célula possui três partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, essa afirmação não está completamente correta, uma vez que existem células que não possuem um núcleo definido e delimitado por membrana.

A seguir conheceremos as principais características das células procarióticas e eucarióticas.

As células procarióticas (do grego pro: primeiro e karyon: núcleo) são estruturas relativamente simples e possuem como principal característica a ausência de um envoltório nuclear envolvendo o material genético. Nesse grupo de células, o DNA é circular.

Nas células procarióticas, também não há citoesqueleto e organelas membranosas, tais como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos e complexo golgiense. A presença de ribossomos é descrita, entretanto, eles são menores e menos complexos que aqueles encontrados em uma célula eucariótica.

Em razão da ausência de mitocôndrias, as moléculas da cadeia respiratória estão presentes na face interna da membrana plasmática. Além disso, nessas células, não ocorre o processo de endocitose e exocitose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É correto afirmar que é uma célula eucarionte é formada basicamente por?

As células procarióticas são encontradas nas bactérias

→ Células eucarióticas

As células eucarióticas (do grego eu: verdadeiro e karyon: núcleo) são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse grupo de células, é possível observar um envoltório nuclear delimitando um núcleo, uma das características mais marcantes desse tipo celular.

Além do núcleo verdadeiro, as células eucarióticas apresentam organelas membranosas e citoesqueleto. Processos como endocitose e exocitose estão presentes, além da divisão celular por mitose ou meiose, os quais não são observados em procariontes.

→ Quem surgiu primeiro?

As células procarióticas, como percebemos no texto, são bem mais simples que as células eucarióticas e surgiram muito antes dessas últimas. Estudos indicam que as células procarióticas surgiram há aproximadamente três bilhões de anos e as eucarióticas apareceram no planeta há apenas um bilhão de anos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes.

As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.

Sistema de membrana: separam os diversos processos metabólicos por conta do direcionamento das moléculas absorvidas e das diferenças enzimáticas entre as membranas (que formam diversos compartimentos). Essa separação de atividades permite às células eucariontes maior eficiência e tamanho.

Cromossomos e DNA: maior quantidade de DNA, e seus cromossomos apresentam histonas e ficam separados do citoplasma pelo envoltório nuclear.

Citoplasma: é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas). Pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como gotículas lipídicas e glicogênio. O espaço entre esses compostos é preenchido pela matriz citoplasmática ou citosol.

Citosol: contêm moléculas de água e diversos íons, aminoácidos, enzimas que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares).

Membrana plasmática: separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.

Organelas celulares:
• Núcleo: contém o DNA celular e controla as atividades da célula por meio dos genes;

• Nucléolos: localizam-se no interior do núcleo, onde há a síntese de ribossomos;

• Mitocôndrias: sua principal função é a de liberar energia gradualmente, das moléculas de glicose e ácidos graxos – processo de que resultam a liberação de calor e, principalmente, moléculas de ATP (adenosina-trifosfato);

• Vacúolos: são estruturas que armazenam substâncias diversas;

Continua após a publicidade

• Leucoplastos: armazenam amido;

• Complexo de Golgi: formado por diversas vesículas achatadas e circulares e relacionado com a síntese de carboidratos;

• Peroxissomos: caracterizados pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, de acordo com a reação RH2 + O2 -> R + H2O. Também possuem a maior parte da catalase celular (enzima que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio);

• Retículo Endoplasmático Rugoso: síntese de proteína;

• Retículo Endoplasmático Liso: síntese de lipídios;

• Lisossomos: contem enzimas hidrolíticas envolvidas na digestão celular;

• Cloroplastos: em células vegetais, contêm o pigmento envolvido na fotossíntese (clorofila);

• Cromoplastos: em células vegetais, contêm pigmentos não verdes;

• Leucoplastos: armazenam amido.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

  • Biologia
  • celular
  • Enem
  • fichas
  • Resumo
  • Vestibular

É correto afirmar uma célula eucarionte é formada basicamente por?

As célualas eucariontes são formados por células que apresentam basicamente membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo este delimitado por uma membrana denominada carioteca. membrana denominada carioteca.

O que é formada uma célula eucarionte?

As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.

É correto afirmar que a célula eucarionte?

4 resposta(s) A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

É correto afirmar que uma célula eucarionte é formada basicamente por Brainly?

Alternativa “b”. As células eucariontes são células que possuem um núcleo verdadeiro, com material genético envolvido por um envoltório nuclear.