É correto afirmar que uma célula eucarionte é formada basicamente por a?

Todos os seres vivos são constituídos por células que podem ser de dois tipos básicos: procariontes e eucariontes.

As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos. São maiores de que as células procariontes e de estrutura muito mais complexa. A riqueza em membranas das células eucariontes é a sua característica mais importante.

Sistema de membrana: separam os diversos processos metabólicos por conta do direcionamento das moléculas absorvidas e das diferenças enzimáticas entre as membranas (que formam diversos compartimentos). Essa separação de atividades permite às células eucariontes maior eficiência e tamanho.

Cromossomos e DNA: maior quantidade de DNA, e seus cromossomos apresentam histonas e ficam separados do citoplasma pelo envoltório nuclear.

Citoplasma: é envolto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e diversos compartimentos envoltos por membranas (organelas). Pode apresentar depósitos de substâncias diversas, como gotículas lipídicas e glicogênio. O espaço entre esses compostos é preenchido pela matriz citoplasmática ou citosol.

Citosol: contêm moléculas de água e diversos íons, aminoácidos, enzimas que têm papel na síntese e degradação de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias. Também estão contidos no citosol monômeros de proteína que são construtores de estruturas como microtúbulos e filamentos de actina (componentes do citoesqueleto, que dá forma às células eucariontes, participa dos movimentos celulares e mantém as organelas em seus respectivos lugares).

Membrana plasmática: separa o citoplasma do meio extracelular e apresenta permeabilidade seletiva, ou seja, ela tem papel fundamental para o equilíbrio químico da célula.

Organelas celulares:
• Núcleo: contém o DNA celular e controla as atividades da célula por meio dos genes;

• Nucléolos: localizam-se no interior do núcleo, onde há a síntese de ribossomos;

• Mitocôndrias: sua principal função é a de liberar energia gradualmente, das moléculas de glicose e ácidos graxos – processo de que resultam a liberação de calor e, principalmente, moléculas de ATP (adenosina-trifosfato);

• Vacúolos: são estruturas que armazenam substâncias diversas;

Continua após a publicidade

• Leucoplastos: armazenam amido;

• Complexo de Golgi: formado por diversas vesículas achatadas e circulares e relacionado com a síntese de carboidratos;

• Peroxissomos: caracterizados pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, de acordo com a reação RH2 + O2 -> R + H2O. Também possuem a maior parte da catalase celular (enzima que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio);

• Retículo Endoplasmático Rugoso: síntese de proteína;

• Retículo Endoplasmático Liso: síntese de lipídios;

• Lisossomos: contem enzimas hidrolíticas envolvidas na digestão celular;

• Cloroplastos: em células vegetais, contêm o pigmento envolvido na fotossíntese (clorofila);

• Cromoplastos: em células vegetais, contêm pigmentos não verdes;

• Leucoplastos: armazenam amido.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

  • Biologia
  • celular
  • Enem
  • fichas
  • Resumo
  • Vestibular

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nesse tipo celular, o material genético não está espalhado pelo citoplasma, como nas células procariontes, mas, sim, restritos à região do núcleo.

Quais são as principais características de uma célula eucarionte?

As células eucariontes são mais complexas do que as células procariontes. Uma das principais características é a presença de um núcleo delimitado por envoltório nuclear, o qual protege as moléculas de DNA existentes nessa região. É no interior do núcleo que ocorre a duplicação do DNA e a síntese de RNA (transcrição).

No interior do citoplasma da célula eucariótica estão mergulhadas diversas organelas membranosas que apresentam as mais diversas funções. Entre as principais organelas encontradas, podemos citar o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, as mitocôndrias, o peroxissomo, centríolos e cloroplastos (ausente em células animais).

A presença de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas, é observada tanto em eucariontes como em procariontes. Nos eucariontes, no entanto, essa organela apresenta-se livre no citoplasma ou, então, associada ao retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático rugoso. Os ribossomos dos organismos eucariontes são maiores e mais complexos do que aqueles que ocorrem em procariontes.

Nas células eucariontes, a cadeia respiratória, uma das etapas da respiração celular, ocorre na membrana interna das mitocôndrias. É no processo de respiração celular que a célula consegue obter a energia necessária para as suas atividades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existe nas células eucariontes ainda a presença de um citoesqueleto, uma espécie de rede formada por vários filamentos proteicos. Por causa dessa característica, essas células são capazes de realizar endocitose e exocitose, dois processos relacionados com o transporte de substâncias. Na endocitose, a célula capta substâncias do meio extracelular para o intracelular e, na exocitose, ocorre o processo inverso. O citoesqueleto garante a movimentação das vesículas com substâncias em seu interior.

As células eucariontes são capazes de realizar dois importantes processos de divisão celular: a mitose e a meiose. Na mitose, uma célula diploide dá origem a duas células diploides iguais à célula-mãe e, na meiose, uma célula diploide origina quatro células haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie.

Quais organismos possuem células eucariontes?

As células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização celular.

Quais são as principais diferenças entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte?

A principal diferença entre células procariontes e eucariontes é que nessas últimas observa-se a presença de um núcleo delimitado por um envoltório nuclear. Nas células eucariontes, é possível observar ainda a presença de citoesqueleto, organelas celulares membranosas e processos como endocitose, exocitose, mitose e meiose, os quais não ocorrem em células procariontes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

É correto afirmar que a célula eucariótica é formada basicamente por?

As célualas eucariontes são formados por células que apresentam basicamente membrana plasmática, citoplasma e núcleo, sendo este delimitado por uma membrana denominada carioteca. membrana denominada carioteca.

O que uma célula eucarionte é formada basicamente por?

As células eucariontes apresentam um núcleo definido, onde fica localizado o material genético, e uma membrana plasmática que protege e delimita a célula. Entre o núcleo e a membrana plasmática está o citoplasma, material gelatinoso intracelular onde ficam dispersas as organelas celulares.

É correto afirmar que a célula eucarionte?

4 resposta(s) A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A célula eucarionte é formada basicamente por parede célula ou membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

O que têm em uma célula eucarionte?

As células eucariontes são aquelas que apresentam um núcleo verdadeiro. Nessas células, o material genético está envolvido por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca, garantindo a proteção do DNA contra os movimentos do citoesqueleto da célula.