É normal uma grávida sentir muita dor nas costas?

A dor lombar na gravidez é algo muito comum entre as gestantes. O problema costuma surgir na segunda metade da gravidez e pode piorar conforme a gravidez progride. 

Portanto, se você é gestante e vem enfrentando esse problema, saiba que não está sozinha! No entanto, por mais que seja algo comum, é necessário conhecer as possíveis causas e formas de solucionar essa condição. 

Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

A dor lombar na gravidez é resultado do crescimento da barriga, aumentando o peso e consequentemente gerando uma sobrecarga na musculatura que sustenta a coluna.

Além disso, as mudanças hormonais são comuns e podem ocasionar no enfraquecimento dos músculos e articulações, fazendo com que trabalhem de forma mais excessiva. Tais fatores podem contribuir para que a lombalgia se manifeste.

Sintomas de alerta

Há alguns sinais de alerta que indicam que é fundamental buscar ajuda médica, são eles:

  • Se a dor nas costas for grave, constante ou apresentar piora com o passar do tempo;
  • Se a dor nas costas vier acompanhada de febre;
  • Se a dor nas costas acomete apenas um dos lados da coluna (pode indicar infecção urinária, principalmente em casos de febre, náuseas ou sangue na urina);
  • Se você perdeu a sensação em uma ou ambas as pernas, ou ainda, senti-las fracas ou descoordenadas.

10 dicas que podem ajudar a aliviar a dor lombar na gravidez

1. Faça exercícios físicos

É comum pensar que mulheres grávidas não podem se exercitar. No entanto, a prática de exercícios físicos durante a gestação traz uma série de benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê.

Caminhadas, hidroginástica, alongamentos e musculação auxiliam no fortalecimento muscular e na diminuição das dores. Lembre-se de conversar com seu médico antes e realizar todos os exercícios sob a orientação de um profissional, para evitar riscos e não realizar excesso de esforço.

2. Tome cuidado com a postura

Manter a postura adequada auxilia no alívio e prevenção das dores na lombar. Portanto, evite posições em que a coluna não fique ereta.

3. Evite levantar pesos

Evite realizar esforço físico muito intenso ou carregar e levantar pesos que possam ocasionar dores nas costas. Isso pode acabar sobrecarregando a coluna.

4. Escolha os sapatos adequados

É importante utilizar sapatos confortáveis durante a gravidez. Evite os saltos muito altos, eles podem acabar ocasionando em dores na coluna e causando impacto na região lombar.

5. Não permaneça muito tempo na mesma posição

Ficar muito tempo em pé ou sentada na mesma posição pode causar dores nas costas. Por isso, intercalar as posições proporciona maior conforto e alivia o incômodo causado pelas dores na região lombar.

6. Faça massagens e compressas de água quente

Assim como a água quente, as massagens ajudam a aliviar a tensão muscular. 

7. Lembre-se de dobrar os seus joelhos

Além de evitar carregar e levantar objetos pesados, é fundamental não expor as costas à riscos. Também evite realizar atividades que exijam muito esforço da sua coluna.

8. Aprenda técnicas de relaxamento

Técnicas de relaxamento podem ajudar a aliviar a tensão e o desconforto. Além disso, podem ser úteis para auxiliar em uma boa noite de sono.

9. Use travesseiros adequados para a coluna

Há no mercado alguns modelos de travesseiro que auxiliam a manter a coluna estabilizada durante todo o sono, evitando a sobrecarga da região lombar e, consequentemente, as dores nas costas.

10. Mantenha o peso adequado

O excesso de peso é um fator que pode sobrecarregar a coluna, resultando assim, em dores. Por isso, é importante manter uma alimentação equilibrada para evitar o excesso do ganho de peso, e assim, ter uma gestação saudável.

Gostou das dicas? Com elas fica mais fácil prevenir e amenizar as dores nas costas e assim, ter uma gestação mais saudável e tranquila. Lembre-se de sempre tirar todas as suas dúvidas com seu médico.

Conte com o NOT Ortopedia

Conte com a equipe de ortopedia do NOT. Os nossos especialistas possuem grande experiência em diagnosticar e tratar quadros relacionados à diversas patologias ortopédicas. Também contamos com um corpo clínico especializado em exames e cirurgia para a coluna.

NOT Ortopedia: há mais de 40 anos transformando vidas!

Entre em contato conosco clicando aqui e agende uma consulta. Se preferir, acione o atendimento pelo Whatsapp: (31) 97186 7073 ou baixe o nosso aplicativo “NOT Ortopedia” para marcar.

Quando devo me preocupar com a dor nas costas na gravidez?

A dor nas costas na gravidez nem sempre é perigosa, mas a gestante deve ir no médico se a dor nas costas permanecerem mesmo após todas as formas de a aliviar ou quando é tão intensa que a impede de dormir ou de realizar suas atividades diárias.

Estou grávida e estou sentindo muita dor nas costas o que pode ser?

Muitas mulheres sentem dor nas costas na gravidez, especialmente no terceiro trimestre. Geralmente, isso se deve ao peso do barrigão, que força a região da lombar para a frente. Além disso, conforme o seu corpo se prepara para o parto, os ligamentos ficam mais flexíveis, deixando a parte inferior da coluna dolorida.

Como aliviar as dores nas costas durante a gravidez?

Pratique exercícios físicos Se recomendado pelo obstetra, praticar exercícios físicos leves (como caminhada, pilates, natação e hidroginástica) pode aliviar – e muito – a dor nas costas na gravidez, porque fortalecem os músculos e aliviam a pressão no local.

Quais as dores que não são normais na gravidez?

Vejamos como identificar as principais causas de dor que podem estar associadas a problemas na gravidez!.
1 – Cólicas de Abortamento. ... .
2 – Dor da Gravidez Ectópica. ... .
3 – Infecção do Trato Urinário. ... .
4 – Descolamento prematuro de placenta. ... .
5 – A pré-eclâmpsia. ... .
6 – O trabalho de parto prematuro..