Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
Entenda as especificidades dessa doença no sexo masculino. Foto: Alex Silva/Ilustração: Daniel Almeida/SAÚDE é Vital

Publicidade

Publicidade

É muito provável que não seja surpresa alguma, se te dissermos que metade das mulheres do mundo inteiro vão sofrer com a infecção urinária pelo menos uma vez ao longo de suas vidas. Mas e os homens? Será que eles também têm de ser preocupar com este mal?

“Potencialmente, todos nós corremos o risco de ter a condição, porque as bactérias por trás dela já estão em nosso organismo”, explica a médica Leda Lotaif, diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Indivíduos do sexo masculino, portanto, também podem ser vítimas dela.

A proporção é muito menor (para cada 10 mulheres afetadas pela cistite, apenas um homem contrai a infecção), mas não custa nada prestar atenção, não é mesmo? Fique por dentro de todas as particularidades dessa doença nos homens:

Eles são minoria entre as vítimas da doença porque as bactérias têm mais dificuldade de viajar pela uretra deles (maior que a feminina), mas também porque, durante o sexo, eles expelem por ali um líquido antimicrobiano. Tem mais: os homens fazem xixi o tempo todo e em qualquer lugar, o que diminui a probabilidade de enfrentar o tormento. Só que essa proteção costuma ter prazo de validade: vai até os 50 anos, período em que o aumento da próstata tende a acontecer.

Trata-se de um fenômeno natural à idade, mas que pode resultar no aprisionamento de urina na bexiga, cenário ideal a infecções. “Nesse caso, é preciso usar medicação para melhorar o esvaziamento do órgão”, diz o urologista Walter Koff, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ou partir para tratamentos que reduzam o volume da próstata em si.

Medidas protetoras

Cuide-se

Relação sexual segura e boa higiene ajudam a evitar os chabus infecciosos – em si e na parceira.

Continua após a publicidade

É a próstata?

Queixas ligadas à infecção urinária após os 50 anos pedem avaliação da glândula masculina.

Libera a comporta

Se a cistite for confirmada, não raro é preciso apelar para remédios que estimulam a bexiga.

Dose certa

Nada de usar antibiótico a menos ou a mais que o plano proposto pelo especialista.

Continua após a publicidade

  • Infecção Urinária
  • Próstata
  • Saúde do Homem
  • Xixi

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

Sangue no sêmen (chamado de hematospermia porque o esperma é misturado com sangue no sêmen) pode ser um sintoma assustador, mas normalmente não é um sinal de problema sério. O sangue no sêmen normalmente não é um sinal de câncer e não afeta a função sexual.

A maioria dos casos de sangue no sêmen são

  • Idiopáticas, isto é, surgem sem aviso e os médicos não conseguem encontrar a causa.

Tais casos solucionam-se sozinhos dentro de alguns dias a até alguns meses.

A causa conhecida mais comum é

As causas menos comuns incluem hiperplasia prostática benigna Hiperplasia prostática benigna (HPB) A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção. A glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece. Os... leia mais (um aumento benigno da próstata), infecções (por exemplo, prostatite Prostatite Prostatite é dor e inchaço, inflamação, ou ambos, da glândula da próstata. Às vezes, a causa é uma infecção bacteriana. Pode ocorrer dor na área entre o escroto e o ânus, ou na parte inferior... leia mais , uretrite Uretrite A uretrite é uma infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo. As bactérias, incluindo aquelas que são sexualmente transmitidas, são as causas mais comuns... leia mais ou epididimite Epididimite e orquiepididimite Epididimite é a inflamação do epidídimo (o tubo espiralado no alto do testículo que fornece o espaço e o ambiente para o esperma amadurecer), e orquiepididimite é a inflamação do epidídimo e... leia mais ) e câncer de próstata Câncer de próstata O câncer de próstata começa em uma pequena área da glândula prostática, um órgão encontrado apenas em homens. O risco do câncer de próstata aumenta com a idade. Os sintomas, como dificuldade... leia mais

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
(em homens acima dos 35 a 40 anos). Ocasionalmente, o sangue no sêmen ocorre em homens que têm tumores de vesícula seminal e testículos. Uma massa de vasos sanguíneos anormal (hemangioma Hemangiomas Os hemangiomas consistem em crescimentos excessivos e anômalos dos vasos sanguíneos, que podem surgir sob a forma de nódulos de cor vermelha ou púrpura na pele e em outras partes do corpo. ... leia mais
Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
) na uretra ou nos dutos que conectam os testículos à uretra (dutos espermáticos) pode causar o surgimento de muito sangue no sêmen.

Embora o sangue no sêmen possa ser alarmante, normalmente não é sério e não requer uma avaliação imediata. As informações a seguir podem ajudar os homens a decidir quando uma avaliação médica é necessária e a saber o que esperar durante a avaliação.

Certos sintomas e características são causa de preocupação. Incluem

  • Sangramento com duração superior a um mês (a menos que tenha havido uma biópsia recente da glândula prostática)

  • Um tumor que pode ser sentido no escroto

  • Viagem a uma região onde a esquistossomose é prevalente

Primeiramente, o médico faz perguntas sobre os sintomas do homem e o histórico médico. Em seguida, os médicos fazem um exame físico. O que eles identificam no histórico e exame físico frequentemente sugere uma causa para o sangue e os exames que podem ser necessários.

Os médicos perguntam

  • Quando notou o sangue pela primeira vez

  • Se tiver qualquer sintoma que possa sugerir uma infeção do trato urinário Infecções do trato urinário (ITUs) (por exemplo, sangue na urina, dificuldade em iniciar ou interromper o fluxo de urina, queimação durante a micção ou uma secreção do pênis)

  • Se tem tendência a sangrar excessivamente ou um distúrbio que cause sangramento

  • Se ele está tomando medicamentos antiplaquetários ou afinadores de sangue

Os médicos examinam os genitais buscando vermelhidão, tumor ou sensibilidade. Um exame de toque retal é feito para examinar a próstata quanto ao aumento, sensibilidade ou tumor.

Os médicos frequentemente podem determinar quais causas são prováveis após tomar conhecimento do histórico e fazer um exame. Por exemplo, os tipos de informação a seguir podem fornecer dicas. Em homens com próstata anormal detectada durante um exame de toque retal, um distúrbio de próstata é provável, como câncer de próstata Câncer de próstata O câncer de próstata começa em uma pequena área da glândula prostática, um órgão encontrado apenas em homens. O risco do câncer de próstata aumenta com a idade. Os sintomas, como dificuldade... leia mais

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
, hiperplasia prostática benigna Hiperplasia prostática benigna (HPB) A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção. A glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece. Os... leia mais ou prostatite Prostatite Prostatite é dor e inchaço, inflamação, ou ambos, da glândula da próstata. Às vezes, a causa é uma infecção bacteriana. Pode ocorrer dor na área entre o escroto e o ânus, ou na parte inferior... leia mais . Em homens com secreção uretral, é provável que tenham uma uretrite Uretrite A uretrite é uma infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga até o exterior do corpo. As bactérias, incluindo aquelas que são sexualmente transmitidas, são as causas mais comuns... leia mais . Em homens com sensibilidade no epidídimo, é provável que tenham uma epididimite. Entretanto, tais anormalidades podem não ser a causa do sangue no sêmen. Por exemplo, os homens mais velhos têm hiperplasia prostática benigna, ainda que poucos deles tenham sangue no sêmen.

Na maioria dos casos, especialmente em homens com menos de 35 a 40 anos e homens que recentemente passaram por uma biópsia de próstata, o sangue no sêmen não é sério e soluciona-se sozinho. Urinálise Urinálise e cultura de urina Uma urinálise, ou exame de urina, pode ser necessária na avaliação de distúrbios nos rins e trato urinário e também pode ajudar a avaliar distúrbios sistêmicos, como diabetes ou problemas no... leia mais

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
e cultura de urina Urinálise e cultura de urina Uma urinálise, ou exame de urina, pode ser necessária na avaliação de distúrbios nos rins e trato urinário e também pode ajudar a avaliar distúrbios sistêmicos, como diabetes ou problemas no... leia mais
Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo
são normalmente feitas. Normalmente não são necessários exames adicionais a menos que haja sintomas urinários que sugiram uma infecção ou outro distúrbio. Entretanto, se o médico suspeitar de certos distúrbios potencialmente sérios, exames adicionais são feitos, por exemplo, alguns médicos basicamente pedem exames para detectar câncer de próstata em homens acima dos 40 anos.

O tratamento é direcionado para a causa, se conhecida. Frequentemente, não é necessário nenhum tratamento e o sangue some por si mesmo. Às vezes, como é o caso após uma biópsia de próstata, o sangue no sêmen pode persistir por vários meses.

  • Na maioria dos casos, uma causa não pode ser encontrada ou o sangramento ocorre após uma biópsia de próstata.

  • O sangue no sêmen normalmente não é um sinal de câncer e não afeta a função sexual.

  • Uma avaliação mais detalhada é necessária principalmente para os homens com sintomas que duram mais do que um mês, que têm mais de 40 anos ou que têm descobertas anormais.

  • Os médicos podem precisar fazer exame para esquistossomose em homens que viajaram para a África, Índia ou certas partes do Oriente Médio.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Mulher gozando e mijando ao mesmo tempo