O que acontece se não comer antes do treino?

Olá, leitores e internautas que acompanham a coluna Saúde e Bem-Estar da Folha de Pernambuco

Não é indicado treinar assim que se termina uma refeição. A questão é fisiológica: quando comemos o nosso corpo volta à concentração de sangue para os nossos órgãos da digestão, como o estômago e intestino. Logo, as outras áreas no nosso corpo ficam com menos demanda sanguínea para o metabolismo. Isso ocorre também quando vamos nos exercitar. O esforço físico vai desviar uma maior quantidade de sangue para os nossos músculos. Agora imagina só se você divide as funções? Imagina se você se alimenta e logo em seguida vai fazer aquele exercício intenso?

Pois é, nem vai ter sangue suficiente para os órgãos fazerem bem a sua digestão assim como para realizar os movimentos de força no exercício. Claro que o tipo de alimento também interfere no período de espera para iniciar os exercícios. Os alimentos mais sólidos (carnes, frango, inhame, batata, feijão) devem ser ingeridos com preferência 2-3 horas antes dos treinos.

Porém, alimentos mais pastosos ou até líquidos (“shakes protéicos, sucos, vitaminas) podem ser ingeridos até 1 hora antes do exercício. Existem também alguns suplementos que foram originalmente criados pensando nestas questões, assim alguns deles são utilizados mais próximos ao exercício mesmo. O estômago cheio durante o seu treino pode gerar refluxo e até mesmo vômitos. A digestão prévia é necessária. Se alimentar é fundamental para quando falamos de esforço físico. Precisamos de energia durante o treino e isso vem do alimento. Não se esqueça de levar estas informações em consideração.

Busque a sua melhor versão!

Saúde em Pílulas

Câncer - Rodrigo Dienstmann, diretor científico da Oncoclínicas Precision Medicine, explica que se o diagnóstico precoce do câncer segue sendo o jeito mais efetivo de garantir melhores chances de respostas às terapêuticas aplicadas, a chamada oncologia de precisão traz respostas assertivas para que a medicação adotada atinja o alvo com grande eficácia e sob medida para as características da doença de cada indivíduo. O especialista afirmou, no 8º Simpósio Internacional Oncoclínicas, que a individualização da linha de cuidado integral, desde o diagnóstico mais preciso até a definição da conduta de tratamento mais indicada, tende a ditar o tom para o tratamento de câncer agora e nos próximos anos. A genômica se faz cada vez mais presente no combate ao câncer. “Com o rastreamento do genoma e do DNA desses tumores, conseguimos saber suas particularidades e assim, encontrar a melhor forma de combater o seu avanço. E isso tem sido feito e os avanços nesses mapeamentos acontecem todos os dias, coletamos informações clínicas e genéticas para construirmos a base da inovação científica”.

Vestibular - Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da Uninassau - Centro Universitário Maurício de Nassau, no Recife. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 4 de dezembro no site vestibularmedicina.uninassau.edu.br. Este ano estão sendo ofertadas 150 vagas. As inscrições são feitas de forma on-line e a prova acontece no dia 13 de dezembro. O exame vai abordar questões de Linguagem, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. O resultado oficial do Vestibular de Medicina da Uninassau será divulgado no dia 23 de dezembro

Palavra do Especialista


O que acontece se não comer antes do treino?

Médico Paulo Almeida: "Tosse é a queixa mais frequente em consultas de pneumologia" - Foto: Digital Fisher MED

Entenda sobre a Tosse Crônica

Tosse é a queixa mais frequente em consultas de pneumologia. Ela pode ser dividida em aguda, duração menor do que três semanas, e crônica com duração acima de três semanas. A tosse aguda é autolimitada e suas causas comuns são gripes ou resfriados que levam a infecção das vias aéreas superiores. Já a tosse crônica, que tanto desconforto causa ao paciente e as pessoas ao seu redor, é quem faz o paciente procurar a consulta médica, desde que o paciente não seja tabagista. Os fumantes acham que é “normal tossir”. A queixa crônica tem com causas em cerca de 90% dos casos:

Asma,
Sinusite
Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Muitas vezes mais do que um destes três fatores poderá estar presente. Asma e sinusite com rinite é frequente nos pacientes alérgicos que não têm sua patologia bem controlada. A doença do refluxo (DRGE) é comum nas pessoas que estão acima do peso e nos idosos. Há ainda as tosses provocadas por efeitos colaterais de certas medicações como os anti-hipertensivos e os colírios para o glaucoma. No seu diagnóstico é importante a consulta com o especialista que através de uma boa história clínica auxiliado as vezes por exames de imagem como tomografia dos seios da face, teste de função pulmonar e a investigação de doença do refluxo poderá chegar a um diagnóstico mais preciso.

Seu tratamento é complexo pois muitas vezes será necessário tratar dois ou até mesmo três fatores responsáveis. A melhora clínica não é imediata e em alguns casos poderá demorar até 90 dias. Também é preciso realizar mudança de hábitos pelo paciente como evitar alimentos que possam piorar o refluxo como café, chocolate, bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas principalmente à noite. Importante também elevar a cabeceira da cama.

É necessário otimizar o tratamento da doença alérgica que leva ao descontrole da rinite alérgica, da asma ou da sinusite para a melhora dos sintomas de tosse. Como complicações a tosse crônica não tratada pode causar ao paciente dor torácica por fratura de costelas, incontinência urinária, pior no sexo feminino, e até perda de consciência.

Paulo Almeida é médico pneumologista do M-Tórax 
CRM/PE: 5037
@palmeidatorax

Veja também

O que acontece se não comer antes do treino?

Plágio

Esposa de presidente mexicano acusa Ralph Lauren de plagiar desenhos indígenas

O que acontece se não comer antes do treino?

Mobilidade

Gratuidade de ônibus no dia das eleições em Pernambuco será debatida na terça-feira (25)

Faz mal não comer antes do treino?

Ou seja, segundo a ciência, não comer antes de treinar não faz diferença na perda de gordura, mas faz no treino em si, como mostra uma outra pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Segundo este e outros vários estudos, comer antes de treinar faz com que você tenha um desempenho melhor nos exercícios.

É necessário comer antes do treino?

A alimentação pré-treino é importante pois fornece a energia que você irá gastar durante a execução das atividades. Ela pode variar bastante, de acordo com o tempo: o ideal é que você faça uma refeição de 30 a 60 minutos antes do início dos exercícios.

O que acontece se eu treinar e não comer?

Além da questão energética e muscular, não se alimentar depois do treino pode causar mal-estar no organismo. Isso porque o corpo pode ter uma crise de hipoglicemia (pouco açúcar no sangue), que é capaz de causar tontura e até desmaios.

É preciso comer antes ou depois do treino?

A indicação da nutricionista é sempre consumir uma fonte de carboidrato antes do treino e, no caso de atividades mais longas (acima de 50 minutos), acrescentar uma fonte de proteína. Depois do treino, é importante repor os nutrientes.