O que são programas no âmbito do gerenciamento de projetos?

Palavra de importância crucial para o universo empresarial, acadêmico e até mesmo pessoal, o gerenciamento de projetos traz consigo uma série de ideias, ações e regras necessárias para o crescimento de um negócio, de uma empreitada educacional/acadêmica ou de atividades pessoais.

Aprender como gerir projetos, e se aperfeiçoar sempre, fará de você um protagonista no âmbito profissional e, sobretudo, um potencial vencedor em seus objetivos acadêmicos. E isto é o que todos querem, correto? Por conta desta demanda resolvemos elaborar este manual com os principais conceitos usados dentro do gerenciamento de projetos.

E após esta leitura, sugerimos ler outro artigo nosso sobre as principais métricas utilizadas na elaboração e planejamento de projetos. 

Vamos começar!

Mas o que é um gerenciamento de projetos?

O que são programas no âmbito do gerenciamento de projetos?

A ideia de gerir projetos reforça a tese de que a organização, o planejamento, a construção de metas e a boa execução do que foi pensado é indispensável no mundo moderno para que empresas cresçam continuamente, profissionais se destaquem no mercado e pessoas consigam realizar sonhos de vida.

Assim, a gestão de projetos pode ser considerada todo o esforço e a compreensão que uma equipe produz sobre um objetivo, que deve por conceito ser temporário, com seu início, sua execução e a entrega do resultado, tudo em prazos estipulados e respeitados, já que estes são elementos centrais para o bom gerenciamento.

Projetos x operações

E o projeto em si deve ser colocado em uma prateleira à parte, dentro de uma empresa, já que muito se confunde um projeto (de caráter temporário), de operações, ou processos (que podem ser contínuos). Enquanto que o primeiro possui a necessidade de ter um início, meio e fim, o gerenciamento de operações faz parte de atividades rotineiras dentro de uma organização empresarial.

Então, para entendermos melhor:

Projetos

  • Tem início, meio e fim (temporários por definição).
  • Ele gera um resultado único
  • Possui recursos e objetivos bem definidos

Processos

  • Trabalho contínuo e corriqueiro dentro de uma empresa
  • Pode gerar objetivos diversas vezes
  • Gera resultados padronizados

Metas e objetivos

Da mesma maneira que um gestor deve saber claramente a diferença entre processos e projetos, ele deve dominar dois conceitos similares, mas não iguais, que são as metas e objetivos.  

No que diz respeito ao gerenciamento de projetos, os objetivos são bem claros e definidos. O objetivo é aquilo que a empresa ou o profissional deseja alcançar como fim, depois de todo um processo ter sido planejado e executado.

Já as metas são tarefas mais específicas que visam justamente alcançar objetivos. Elas se cruzam, se complementam, mas há uma diferença sutil que os grandes profissionais devem saber, compreender e utilizar dentro de uma organização, ou dentro de um projeto pessoal, seja acadêmico ou de vida.   

EAP, o que é e para que serve?

O que são programas no âmbito do gerenciamento de projetos?

Nesta fase inicial há uma necessidade de se entender conceitos como escopo (significa deixar claro o tamanho e os objetivos do mesmo), tempo (deixar claro quando ele irá começar e em quanto tempo ele deve evoluir até chegar ao seu fim) e custo (requer investimento, recursos, e deve gerar receitas e despesas).

Entender os pilares de um projeto é uma necessidade que gestores possuem, e quanto maior o seu conhecimento sobre estes conceitos, que abrangem também termos como gestão de pessoas, gerenciamento de riscos, e gestão estratégica, maior é a chance de que o seu trabalho seja bem sucedido e bem avaliado dentro do universo empresarial.

Um cronograma é necessário 

Não há nada mais fadado ao fracasso do que a falta de um norte bem definido no planejamento de um projeto. É daí que nasce a importância de um cronograma de ações, que delimita datas e prazos para que ações sejam entregues. O cronograma é uma representação do tempo que será investido por uma pessoa ou uma equipe na resolução de um objetivo específico.

Respeitar cronogramas é fundamental, entendê-los é ponto chave para o sucesso de uma empreitada. No gerenciamento de projetos ele é responsável por organizar uma sequência lógica de tarefas que fará uma meta ser conquistada.

Por consequência, o cronograma dará base para que o gestor consiga perceber o quão atrasada ou adiantada está uma tarefa, e fornecerá elementos para que o gestor incite a sua equipe a cumprir de maneira integral o planejamento feito.

Planejamento estratégico

O que são programas no âmbito do gerenciamento de projetos?

Compreender que o crescimento de uma empresa ou de uma carreira acadêmica possui uma relação bem estreita com a organização, o planejamento e a execução de ações pré-definidas vai separar o profissional bem sucedido do resto. Gerir projetos é dar a importância necessária para que os objetivos sejam alcançados.

O bom gestor será sempre aquele que buscará conhecimento técnico, feito através de uma pós-graduação, de um curso de especialização, de um MBA, e conhecimento plural, que se adquire com leituras e consumo de cultura. 

Não há mais dúvidas que a ideia de gestão profissional foi um dos fatores determinantes para o boom de grandes empresas mundo afora. Se antes os projetos eram planejados e executados através dos achismos de seus líderes, hoje ele é produzido tendo como base conhecimentos comprovados e ferramentas como o PMBOK®, referência no assunto, ou com o uso de EAP, indispensável hoje em dia.

Confira mais conteúdos com este através do nosso blog!

O que é plano projeto e programa?

A distinção básica entre plano, programa e projeto está, portanto, no nível de agregação de decisões e no detalhamento das operações de execução, ou seja, o plano tem maior nível de agregação de decisões que o programa e este, mais que o projeto.

O que é um programa segundo o PMBOK?

Um programa é definido pelo PMBOK® como um grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios estratégicos e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente.

O que são projetos programas e portfólio dentro de gestão de projetos?

Projeto é um projeto com vc ja conheçe, programa é o agrupamento de vários projetos que tem interesses em comum e portfólio é o agrupamento de portfólios e projetos com interesses estratégicos para uma organização.