O que significa Deus é o nosso refúgio?

Confiança no Senhor Diante das Aflições

HASD: 33 (Castelo Forte) / 274 (Firme nas Promessas).

TEMA: Confiança no Senhor diante das aflições.

PROPÓSITO: Levar os ouvintes a olhar com certeza da salvação que somente em Deus podemos obter e fazer com que todos possam desenvolver a confiança que há em Cristo Jesus.

A) Este salmo é inspirador em tempos de crise para o povo de Deus.

1. Os elementos que temos nesse salmo nos mostram confissão gloriosa do poder, cuidado, auxílio e amor de Deus.

a) Este salmo levou Martinho Lutero a compor o magnífico hino “Castelo Forte” (HASD 33), quando enfrentou a fúria da Igreja romana e muitas vezes Lutero tinha que travar lutas espirituais com o inimigo. Baseando-se no Salmo 46 esse reformador viu em Deus o seu refúgio e fortaleza contra os ataques do diabo.

b) Sabemos que em Deus podemos obter forças para enfrentar os problemas e crises que assolam o nosso mundo e podemos saber que no Senhor teremos a vitória nas tribulações.

TESE: O mundo está em comoção, mas podemos ter confiança em Deus que é o nosso refúgio e fortaleza nas dificuldades.

I - Como podemos ter auxílio em meio a tanta confusão e incertezas?

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.

1. Deus é refúgio, fortaleza e socorro.

a) Refúgio (מַחְסֶה): Lugar para onde se foge para escapar de um perigo; asilo, retiro. Aquilo que serve de amparo, de proteção. Dicionário online.

b) Fortaleza (עֹז): Refúgio, proteção.

c) Socorro (עֶזְרָה): Ajuda, assistência.

d) Essas três palavras expressam uma confiança que é total e sem rival, ou seja, uma confiança inabalável em Deus e na Sua providência.

e) Não sabemos como, mas o Senhor provê o socorro em momento oportuno.

2Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;

a) Acontecimentos atuais tem feito com que as pessoas vivam com medo e com isso acabam perdendo a sua confiança até mesmo em Deus.

b) Precisamos lançar fora o medo, pois precisamos seguir o que diz 1João 4:18:

18No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.

c) Se o amor a Deus lança o medo fora, significa que temos que nos aperfeiçoar no amor verdadeiro e genuíno, pois “nós amamos [a Deus] porque Ele nos amou primeiro” (1Jo 4:19).

d) Quando o Senhor garante a Seu povo que está com ele e este confia, não tem nada a temer.

e) A comunidade da fé expressa confiança no Senhor e isso não é somente em palavras belas ou formosas, mas nas atitudes e decisões que cada membro da comunidade toma.

a) O medo tem tomado conta dos corações de muitas pessoas atualmente. Somente a fé em Cristo é que pode trazer certeza e coragem diante dos pavores deste mundo.

b) Paulo, o grande apóstolo de Cristo, quando esteve diante da morte não temeu, mas dirigiu os seus olhos para o futuro glorioso que está reservado a todos os salvos do Senhor.

c) “O apóstolo estava a olhar para o grande além, não com incerteza ou terror, mas com esperança e anelante expectativa. Ao encontrar-se no lugar do martírio, não via a espada do carrasco ou a terra que tão logo haveria de receber o seu sangue; olhava, através do calmo céu azul daquele dia de verão, para o trono do Eterno”. Atos dos Apóstolos, p. 511.

d) Além de combater o medo, a fé também derruba as barreiras da incredulidade e do ceticismo tão presentes no mundo atual.

II - Há algum lugar onde possamos encontrar paz e alegria?

1. Há um rio nesta cidade (verso 4).

a) A Jerusalém terrestre não possui um rio que corta a cidade.

b) Trata-se de uma imagem futura e escatológica da Jerusalém celestial (Ap 22:1, 2).

c) Esse rio parte da base do santuário celestial e de onde irrigará toda a cidade de Deus e a Terra futuramente (Ez 47:1-12; cf tb Is 51:3).

d) Vemos assim que o plano divino para o Seu povo não irá falhar, pois que o Senhor Jesus não conhece a derrota.

Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho (354-430 d.C), havia escrito uma de suas obras chamada A Cidade de Deus. Nesta obra ele narra que há duas cidades em conflito: A primeira é chamada de A Cidade dos Homens, onde é composta por pessoas cujos interesses são carnais para a satisfação egoísta e onde Deus não é prioridade para os homens terrenos, amantes do pecado.

A segunda cidade é chamada de Cidade de Deus, onde há habitantes que são os seres celestiais e pessoas que tem por objetivo fazer a vontade de Deus, nas quais são movidas pela devoção e amor ao Senhor.

Embora alguns conceitos teológicos não concordemos com este autor, essas duas ilustrações nos mostram duas realidades que estamos vivenciando no mundo espiritual e nos conscientizam o que precisamos priorizar em nossas vidas.

a) Embora tenhamos ainda lugares na Terra que mostram beleza exuberante, não podemos esquecer que ainda a morte nos alcança, mesmo em meio a calmaria que um lugar desses pode nos proporcionar.

b) Ainda compartilhamos o mesmo destino dos filhos de Adão, ou seja, a morte.

c) Em nosso íntimo desejamos o lugar em que haja paz e que a morte não nos alcance.

d) Esse lugar existe, mas não nesta criação, não nesta Terra que está contaminada pelo pecado e pelo mal. É para lá que Jesus quer nos conduzir, para que futuramente Ele restaure esta criação.

III - Estamos sozinhos neste mundo?

7O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

1. O Senhor é um Deus pessoal.

a) No mundo pagão, vemos que havia muitos deuses. Havia os deuses pessoais, que se relacionavam com as pessoas e os impessoais, que não se relacionavam com os seres humanos.

b) Isso aumentava cada vez mais a angústia e a violência no mundo social, pois o homem cada vez mais ficava vazio em uma crise que conhecemos muito bem hoje como a crise existencial.

c) O Deus que a Bíblia apresenta, além de ser real e poderoso, é pessoal e que Se relaciona com as Suas criaturas. Ele Se revela como “o Deus de Jacó” (Sl 46:7). Ele está próximo dos que sofrem, pois tem interesse na salvação de todos.

d) Quando o Senhor está próximo do Seu povo, este não tem falta de nada; todas as bênçãos estão incluídas em Suas declarações.

9Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo.

10Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

1. Precisamos de defensores humanos para exercer a nossa fé em Deus?

a) Como o texto bíblico nos mostra, o Senhor defenderá o Seu povo e da nossa parte o que é preciso fazer é somente confiar Nele.

b) Não precisamos nos preparar para uma guerra civil ou militar, mas as nossas lutas estão realmente na oração, pois a nossa luta não é física realmente, mas espiritual (Ef 6:12).

12porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

c) Já que é assim, precisamos nos preparar e estar atentos em oração.

d) A nossa segurança eterna está somente em Deus, não em armas. O Senhor está acima de tudo, controla os eventos e será exaltado entre as nações - a perspectiva suprema do triunfo glorioso do Senhor.

2. Ore, confie e entregue tudo a Ele.

5Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.

b) Busque a Ele em primeiro lugar, pois o nosso reino não é deste mundo (Mt 6:33).

33buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

c) Você que está cansado deste mundo, descanse Nele, entregando todos os planos e projetos nas mãos Daquele que não falha (Mt 11:28-30).

28Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

3. Ele está julgando a Terra e logo voltará.

31 porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

7Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

c) Salmo 73:2, 3, 17, 27.

2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.

3Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.

17até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.

27Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.

O Salmo 46 possui muitas lições verdadeiras para nós e é um cântico maravilhoso e que recorda ao povo de Deus dos grandes feitos que o Senhor faz em favor do Seu povo.

Se usarmos apenas uma pequena frase em relação as dificuldades e aflições que tentam nos assolar neste mundo, esta frase seria: “confiança em Deus”.

Gostaria você se refugiar nesse Deus maravilhoso e Poderoso, na qual defende o Seu povo de perigos terríveis?

Mesmo que não entendamos o por quê de tantas mortes de pessoas inocentes, Deus em Sua misericórdia quer dar a você a chance de ir a Ele agora, enquanto você está vivo. E se você está vivo até hoje, isso é sinal de que Cristo quer falar ao seu coração neste momento, a fim de que você vá a Ele, mesmo com os seus defeitos e pecados. Ele prometeu e vai cumprir as Suas promessas para aqueles que creem na Sua providência.

Mesmo que a morte venha de repente sobre você, tenha a certeza de que o Senhor te livrará de uma existência sem Ele, como aconteceu com muitos ultimamente.

Mas enquanto tu vives, venha a Ele neste momento!

17O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.

21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Quem é o seu refúgio?

Deus é o nosso refúgio na Bíblia. Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

O que fala o Salmo 46 quer dizer?

No Salmos 46, o Salmista nos apresenta uma oração para os momentos de maiores adversidades da nossa vida. Ele está seguro, não importa o que aconteça. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade”. Não importa o que aconteça, qual o tamanho da adversidade.

Como explicar o Salmo 46 1?

(Salmo 46:1) Deus é o nosso refúgio O Salmo começa com um verso de adoração ao Senhor Deus, por conta do seu cuidado em tempos difíceis. A partir da confiança em Deus pode-se encontrar forças e refúgio nesses momentos para que possamos lidar com eles de forma assertiva.

Onde buscar refúgio e fortaleza?

Salmos 46 Ouvir Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.