Quais ações podemos fazer para promover a inserção social do idoso?

  • Ir ao conteúdo
  • Ir à navegação principal

  • Telegram
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Acessibilidade
  • Fale Conosco
  • Congresso
  • Senado

  • English EN
  • Español ES

Entrar

  1. Início
  2. Comunicação
  3. Notícias
  4. Esta página

Educação, cultura e esportes

19/06/2019 - 14:23  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Quais ações podemos fazer para promover a inserção social do idoso?

Benedita da Silva: "população idosa, com idade acima de 60 anos, deve dobrar no Brasil até o ano de 2042"

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 175/19, que fixa medidas para favorecer a inserção e a participação cultural dos idosos.

O texto insere dispositivos no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e prevê também o treinamento e a capacitação de profissionais de saúde que venham a atuar junto a esse público nessas atividades.

Apresentada pelo deputado Igor Timo (Pode-MG), a proposta estabelece que serão oferecidos aos idosos programas especiais de alfabetização e de atualização do letramento para facultar-lhes amplo acesso a ações culturais e educacionais. Segundo o texto, os programas da Universidade Aberta à Terceira Idade incluirão conteúdos e atividades culturais visando à ampliação da participação cultural dos idosos.

O projeto estabelece ainda que o poder público apoiará a realização de iniciativas e prêmios de caráter nacional visando promover a inclusão cultural da pessoa idosa.

O parecer da relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), foi favorável à proposta. Ela destaca que a população idosa, com idade acima de 60 anos, deve dobrar no Brasil até o ano de 2042, conforme projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões; de Educação; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 175/2019

Veja Também

Mais conteúdo sobre

Com o aumento de idosos no Brasil, muitas questões pertinentes são abordadas, como a socialização na terceira idade e a mudança na forma de olhar para o idoso, não enxergando-o como alguém mais velho, dependente e sem perspectivas. Essa transformação de paradigmas tem como objetivo oferecer a essas pessoas uma velhice com qualidade e bem-estar.

A terceira idade é uma etapa, assim como qualquer outra fase da vida humana, na qual o idoso encontra-se inserido, e que requer certos cuidados específicos para uma boa adaptação ao meio. Entre eles, incentivar a autonomia é extremamente importante para evitar o isolamento social e proporcionar uma visão ampla das reais necessidades dos idosos na atualidade.

Então, quer obter mais informações sobre a importância de favorecer a socialização e o convívio social ativo do idoso? Então, não deixe de ler este post, pois ele abordará essa questão de forma bem atualizada. Confira!

Qual a importância da socialização na terceira idade?

Nas últimas décadas, o envelhecimento populacional vem aumentando rapidamente devido a uma série de fatores, configurando-se como um grande desafio para a atualidade.

A socialização é algo fundamental em todas as etapas da vida. Entretanto, ao atingir a terceira idade, alguns obstáculos interferem no bem-estar. É claro que, diante desse quadro, há um estereótipo de que eles não conseguem isso ou aquilo, levando a uma generalização banal e esquecendo que cada pessoa é única e apresenta as suas potencialidades. 

Portanto, oportunizar ao idoso a socialização com autonomia, significa valorizar toda sua experiência para que ele possa se sentir útil, motivado a viver com qualidade e realizar aquilo que é possível, sem constrangimento, afugentando ou amenizando as mazelas da idade.

Como aumentar a interação social dos idosos?

A própria família poderá dar o ponta pé inicial e começar a promover situações que estimulem a interação do idoso. Nesse sentido, convidar seus parentes e amigos para refeições regulares, assistir a um bom filme juntos ou um simples café algumas vezes na semana, contribui para a formação de vínculos, diminui o isolamento e favorece a interação. 

Para idosos mais despojados, pode-se aplicar outras ações, como: 

  • incentivá-los a participar de organizações locais, bibliotecas e centros comunitários;
  • convidá-los para participar de serviços voluntários em que eles podem desenvolver um bom serviço;
  • propor a troca de livros com os amigos;
  • realizar mutirão para jardinagem e tricô.

São ideias de atividades relativamente simples, mas que apresentam resultados interessantes.

E os idosos com alguma limitação?

Vivemos na era digital, época em que a tecnologia se apresenta como possibilidade de transformação com muitas novidades e certamente tem atividades adequadas ao idoso com limitações. Veja algumas delas:

  • escolas de informática e diversos grupos focados em ensinar idosos a utilizar dispositivos móveis, como computadores, tablets e celulares;
  • a família do idoso pode convidar amigos e outros parentes para desenvolverem atividades compartilhadas;
  • organização de campeonatos com jogos e quebra-cabeça;
  • promoção de encontros com a participação de toda família, quando possível;
  • organização de algum tipo de apresentação teatral no conforto de sua casa;
  • realizar atividades dinâmicas é uma boa oportunidade de interação e descontração.

Sempre que possível, solicitar a ajuda do idoso, valorizando a sua experiência. Isso deixa-o mais feliz, bem-humorado e evita o estado apático que muitos assumem. 

Quais os benefícios do lazer e da interação na terceira idade?

Uma das modificações bem visíveis que acontece na vida social dos idosos é o tempo livre em maior quantidade. No entanto, não deixar esse tempo ocioso é fundamental para evitar a apatia, o isolamento, a tristeza, entre outros fatores prejudiciais.

O lazer é considerado pelos cientistas como sendo o tempo que cada um doa para si. Representa ocupações não obrigatórias às quais o sujeito se entrega por prazer. Não importa a modalidade: seja para brincar, repousar ou competir, a realização desinteressada propicia a sensação de bem-estar.

Diante desse contexto, o lazer passa ser extremamente importante para o idoso, pois preenche o vazio ocasionado pela falta de atividades, especialmente para os que já se aposentaram. Com o processo de envelhecimento, surgem novos interesses e preferências referentes ao lazer, o que favorece a socialização na terceira idade.

Quais outras atividades favorecem a socialização dos idosos?

Independentemente da idade, o convívio social faz bem a todos. Mas, para os idosos, a socialização ativa no meio ambiente ou em atividades familiares pode trazer mais benefícios e bem-estar. Pequenas atitudes e simples programações podem propiciar resultados significativos para o idoso.

Musicoterapia

Quem não gosta de música, não é mesmo? A musicalização ou musicoterapia é uma atividade importante para a socialização do idoso.

Arteterapia

Ajuda a desenvolver a criatividade e a expor os sentimentos e emoções por meio da produção artística. Pode trazer benefícios, como autoconhecimento, a reabilitação de movimentos, o desenvolvimento de novas habilidades e o principal deles, a interação social.

Terapia Ocupacional

Muito usadas em hospitais e casas de repouso, são atividades benéficas, pois permitem trabalhar tanto o corpo quanto a mente, especialmente na terceira idade.

Escolas abertas

Algumas escolas e universidades têm ampliado cursos voltados para os idosos com a intenção específica de promover a socialização e a troca de experiências, tão importante na terceira idade.

Esportes e dança

De forma geral, uma das funções é a interação social e com os idosos mais ainda. A instalação de academias ao ar livre, voltadas principalmente para a terceira idade, é uma maneira de promover a socialização e a aproximação de pessoas de diferentes gerações.

A terceira idade exige cuidados diferenciados para homens e mulheres?

O envelhecimento é um processo natural para qualquer pessoa, sendo indiferente o sexo, a posição social, a etnia e a nacionalidade. Portanto, não há distinção: a socialização pode beneficiar homens e mulheres, já que ambos merecem viver com qualidade e dignidade.

Após a aposentadoria, muitos se afastam do convívio social, perdem o contato com os colegas e tornam-se cada vez mais introspectivos. Nessa fase de transição, a socialização, o acolhimento, tanto para os homens quanto as mulheres, é de extrema importância para que não se sintam inúteis e não estejam suscetíveis a doenças de cunho emocional.

O post de hoje abordou a socialização na terceira idade como algo fundamental para a sobrevivência do idoso, além de alguns dos segredos da longevidade e de como ter uma vida social ativa e produtiva.

Portanto, é extremamente relevante valorizar o seu idoso ou idosa e promover ações que permitam a sua inserção social, dando voz e vez ao seu momento. Afinal, atingir a terceira idade significa chegar ao ápice de sua existência.

Então, gostou do material? Despertou em você o desejo de viver com mais qualidade, preparando-se para uma velhice mais feliz e ativa? Quer continuar lendo e informando-se sobre a fase mais interessante da vida? Então, conheça 5 dicas essenciais sobre como auxiliar a memória dos idosos!

Como podemos inserir o idoso socialmente?

5 dicas para promover a integração dos idosos que você não pode....
Grupos de apoio. A reunião com pessoas que passam exatamente pelo mesmo que a gente é sempre uma ótima maneira de interagir e trocar experiências, não é mesmo? ... .
Encontros para idosos. ... .
Atividades físicas. ... .
Aulas variadas. ... .
Viagens para idosos..

Quais as iniciativas para inclusão social do idoso?

Podemos citar, como principal meio de inclusão na atualidade, os grupos de convivência, que são espaços de inclusão social do idoso, promovendo sua participação, por meio de diversas atividades desenvolvidas, refletindo sobre o processo de envelhecimento, a qualidade de vida, e a valorização da própria vida (Kurz, & ...

O que podemos fazer para valorizar os idosos?

O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORAR A VIDA DOS IDOSOS?.
Melhoria na alimentação. ... .
Estimular o convívio social. ... .
Realização de atividades prazerosas. ... .
Estimular a religiosidade. ... .
Estimular atividades intelectuais..

Quais as principais atividades que são utilizadas para promover qualidade de vida ao idoso?

Nessa fase, as atividades físicas para idosos são fundamentais. Afinal, elas ajudam a retardar o envelhecimento, manter a mente ativa e o corpo fortalecido..
Natação. ... .
Hidroginástica. ... .
Caminhada. ... .
Alongamento. ... .
Musculação. ... .
Dança. ... .
Pilates..