Qual a faixa de frequência perceptível para um cachorro que o ser humano não consegue escutar?

Provavelmente você já ouviu dizer que um cachorro escuta até 4 vezes mais do que os humanos. Mais uma vez isso não é bem verdade, e os nossos amigos peludos demonstram que também na audição nos superam e muito. A afirmação de que um cão ouve 4 vezes “melhor” do que nós, vem do fato de que os peludos identificam sons tão claramente quanto nós, mesmo eles estando 4 vezes mais longe da fonte do barulhinho. No entanto os caninos conseguem perceber e ouvir sons que são absolutamente inaudíveis para nós, principalmente nas freqüências mais altas.

O ouvido humano pode captar sons que estão numa faixa de vibração entre 20 e 20.000 ciclos por segundo, enquanto que os cães alcançam sons entre 18 e 40.000 ciclos por segundo. Ah, mas é claro que isso não é tudo. Tal como as narinas caninas que se movimentam, captando melhor os cheiros, as orelhas dos peludos também se movimentam, facilitando a percepção da origem dos sons e a captação dos mesmos. Um estudo realizado no Instituto de Fisiologia Pavlov, na Rússia, provou que um cão pode localizar a origem de um som em impressionantes 6 centésimos de segundo. É mole?! E você já reparou que as orelhas do nosso amigão parecem ser totalmente independentes? Enquanto uma procura um som á frente, a outra pode estar virada para trás, ou mais para a direita, ou mais para esquerda. E se você acha que as orelhas do seu cachorro servem só para ouvir, repense as suas convicções. Tal como em nós humanos, o aparelho auditivo também serve para dar equilíbrio ao cachorro, mas diferente de nós, as orelhas caninas também possuem um papel fundamental na comunicação entre os cães. Orelhas eretas e voltadas para frente indicam um cachorro confiante e até dominante. Um cachorro com orelhas “achatadas” na cabeça indicam um bichinho cordato e submisso. Elas ainda podem dizer se o cachorro está pensando em atacar, ou fugir de medo.

Com um aparelho auditivo tão bem dotado, não podemos deixar de pensar em quantos sons desagradáveis os nossos cachorros estão expostos no dia a dia, sem que a gente perceba. Barulhinhos de motores, estáticas, ruídos parecidos com o de uma unha arranhando uma folha de papel…

Só como curiosidade: Os gatos ouvem sons até 45.000 cps; os morcegos até 98.000 cps, e os golfinhos até 130.000 cps!

É bom lembrar sempre que embora todas as raças possuam o mesmo potencial genético para ativar seus sentidos, a seleção feita pelos homens ao longo de vários séculos, faz com que determinadas raças tenham determinado sentido mais apurado do que outras, por exemplo, os Terriers tem uma audição muito favorecida, enquanto que os Hounds possuem uma maior capacidade para identificar cheiros, ou possuem uma visão mais aguçada.

O nosso ouvido é sensível a uma gama específica de frequências (sons graves e agudos) e de intensidades (sons fracos e fortes) que definem o campo auditivo humano. Todas as vibrações acústicas que saem desses limites não são considerados como sons para os nossos ouvidos.  

Frequências ouvidas pelo ouvido humano e por alguns outros mamíferos

Qual a faixa de frequência perceptível para um cachorro que o ser humano não consegue escutar?

graphe S. Blatrix

O ouvido humano consegue discriminar sons compreendidos entre 20 Hz (a frequência mais grave) e 20 000Hz (frequência mais aguda). Por antropomorfismo, consideramos infrasons todas as frequências inferiores a 20 Hz, mesmo que certos animais, como a toupeira e o elefante, consigam ouvir sons 2 oitavas abaixo do ouvido humano; eles conseguem ouvir o som dum terramoto de apenas alguns Hz. Da mesma forma, classificamos de ultrasons todos os sons de frequência superior a 20 000Hz, apesar do cão e o gato ouvirem até 40 kHz e o morcego e o golfinho até 160kHz (respectivamente uma e três oitavas mais que o Homem).

Intensidades dos sons audiveis pelo ouvido humano

Qual a faixa de frequência perceptível para um cachorro que o ser humano não consegue escutar?

graphe S. Blatrix

O ouvido humano capta níveis de intensidade acústica compreendida entre 0 e 120 dB. Para que um som puro com a frequência de 1000 Hz seja perceptível pelo ouvido humano, é necessário que seja superior a 0 dB. A essa mesma frequência, 120 dB é a intensidade acústica mais forte suportada pelo ouvido humano. A cima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno (ver o capítulo " Ruido: atenção! Perigo!").

Curvas de audibilidade humana

Os aspecto referidos acima poder ser resumidos no gráfico que representa o campo auditivo humano (verde). A zona de conversação (verde escuro)

Qual a faixa de frequência perceptível para um cachorro que o ser humano não consegue escutar?

graphe P. Minary

A curva inferior representa os limiares auditivos nas diferentes frequências do ouvido humano saudável. Para cada frequência o limiar auditivo é diferente: as frequência que o ouvido humano melhor discrimina (a curva aproxima-se de 0) situam-se na gama média, entre os 1 e 3 kHz. É também nesta gama de frequências que o campo dinâmico auditivo é maior (0 a 130 dB). A curva superior representa o limiar de desconforto, acima do qual surge desconforto e/ou dor, e em que pode haver destruição das células do ouvido interno.

A zona de conversação define a banda sonora utilizada para a comunicação pela voz humana. Só quando esta zona é afectada é que a surdez se torna perceptível e surge dificuldade na comunicação.

Nota: É frequente ser referido o "Limiar de dor" (>120 dB), mas com efeito só existe dor se houver ruptura da membrana timpânica, o que por si só não é muito grave. Pelo contrário, não devemos esperar que surja desconforto auditivo para proteger o nosso ouvido de sons nocivos (ver o capítulo " Ruido: atenção! Perigo!").

Última atualização: 2018/06/06 16:25

Qual a faixa de frequência perceptível para um cachorro que o ser humano não consegue escutar *?

Como visto acima, a audição de cachorros vs seres humanos é diferente, sendo que a dos cães é bem mais abrangente. Isso significa que, a partir de 20.000 Hz (sons muito agudos), nós não ouvimos nada. Já seu filho de quatro patas pode não só ouvir, como ficar muito incomodado com o barulho.

Porque existem alguns apitos para cachorro que o ser humano não consegue escutar?

Isso ocorre porque a audição do cachorro é muito poderosa: os caninos escutam até quatro vezes mais que os humanos, em uma frequência de aproximadamente 50.000 Hz - enquanto os humanos só escutam até 20.000 Hz.

Porque os cachorros escutam um apito a longa distância e os seres humanos não conseguem?

Por quê? Os cães possuem uma capacidade auditiva diferente do ser humano. Assim, para efeitos de comparação, o ouvido canino é capaz de perceber sons com frequência entre 10 Hz (Hz = Hertz, uma unidade de medida da frequência de uma onda) e 40.000 Hz; já o homem percebe sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz.

Quem ouve melhor o homem ou o cachorro?

A audição dos cachorros é, sem dúvida nenhuma, uma de suas melhores habilidades. Algumas pessoas dizem que eles podem ouvir até 10x mais do que um ser humano. E isto, claro, tem um “fundo” de verdade. Muito embora a conta não seja exatamente esta, é sim verdade que os dogs conseguem ouvir muito mais sons do que nós.