Qual o nome do astrônomo que criou o primeiro modelo heliocêntrico?

Na história ocidental, o heliocentrismo é uma importante doutrina que impactou a forma de pensar sobre o lugar da humanidade no universo. Assim, ela fez oposição com as ideias também da Igreja Católica no século XVI. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Publicidade

O que é o heliocentrismo

O heliocentrismo é a doutrina que afirma que o Sol (Helios, em grego) é o centro do cosmos. Em geral, ela é colocada em oposição ao geocentrismo, que afirma que a Terra é quem ocuparia a centralidade.

Contexto

As posições dos planetas e do Sol sempre foram uma temática controversa na história ocidental. Na historiografia, há o registro de que Aristarco de Samos, entre os anos 310 a 250 a.C., havia formulado um modelo heliocêntrico.

Séculos depois, Hipátia de Alexandria, entre 360 a 415 anos d.C., retomou as ideias de Aristarco. Curiosamente, ela é a primeira mulher dedicada à filosofia ocidental registrada na história. No entanto, acabou sendo assassinada por cristãos em conflitos políticos.

Assim, o heliocentrismo causou um maior impacto apenas no século XVI com Nicolau Copérnico e seu modelo com planetas orbitando ao redor do Sol. Na época, a Santa Inquisição vigorava, e o dogma da Igreja Católica aceitava apenas o modelo geocêntrico – ou seja, a Terra como o centro do universo.

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico ou Mikolaj Kopernik (1473-1543) nasceu na Prússia, e foi responsável por desenvolver um modelo científico da posição da Terra, do Sol e de outros planetas em um modelo heliocêntrico.

Publicidade

Copérnico viveu em um momento agitado: apesar do grande poder da Igreja Católica e seus dogmas, havia a emergência da Reforma Protestante e o Renascimento. Assim, a publicação de sua teoria ficou conhecida mais tarde como Revolução Copernicana.

Heliocentrismo e geocentrismo

Se heliocentrismo significa simplesmente o Sol como o centro do universo, o geocentrismo é a doutrina que afirma que a Terra ocupa essa centralidade. Atualmente, por mais que pareça mais óbvio que o modelo heliocêntrico é o correto, por muito tempo as dúvidas eram mais fortes.

Além disso, ter a Terra – que é o planeta habitado por humanos – como o centro do universo fazia parte de uma questão filosófica e cosmológica maior. Por isso, o conflito entre ambos os modelos não era apenas de argumentos matemáticos, mas também de crenças.

Publicidade

Depois de Copérnico, cientistas que desenvolveram sua teoria puderam provar e generalizar alguns resultados. Um dos exemplos é Johannes Kepler, que elucidou sobre o movimento de órbita dos planetas ao redor do Sol.

Heliocentrismo e a igreja

Para a Igreja Católica do século XVI, o paradigma vigente era o do geocentrismo. Afinal, as criações de Deus estavam centradas na Terra, e os escritos bíblicos dariam sustentação à tese geocêntrica. Logo, contrariar essa ideia era um insulto aos dogmas cristãos e era punido.

Além disso, especialmente com o movimento renascentista, o heliocentrismo ficou vinculado a uma valorização da Ciência. Portanto, a negação da ideia geocêntrica era também uma oposição ao poder e ao dogmatismo religioso daquele cristianismo.

Heliocentrismo e a filosofia

Uma das primeiras preocupações da filosofia foi com a cosmologia, ou seja, como o cosmos se organiza, se originou, e o sentido da vida humana nesse universo. Nesse âmbito, vários filósofos tentaram responder às questões de formas diferentes.

Nesse sentido, o embate entre o argumento heliocêntrico e geocêntrico é importante porque retoma algumas reflexões sobre a cosmologia. Em outras palavras, este é um contexto para pensar sobre o lugar da humanidade no universo.

Publicidade

Vídeos sobre o heliocentrismo

Para poder lembrar do conteúdo com maior facilidade e clareza, é importante falar sobre ele e escutar outras pessoas discutindo o tema. Além disso, é bastante útil relacioná-lo com outros assuntos. A seguir, confira alguns vídeos que podem ajudar nessa tarefa:

Os diferentes modelos

Para ter uma visão mais geral sobre diferentes modelos cosmológicos, assista ao vídeo acima. Nele, será abordado outras ideias além do heliocentrismo, sendo possível compará-lo e diferenciá-lo com variadas teorias.

Hipátia de Alexandria

Hipátia foi uma filósofa importante de seu tempo, e foi responsável por resgatar elementos do argumento heliocêntrico. Saiba mais sobre sua figura e como suas ideias podem ser trazidas hoje para debater temas contemporâneos.

Nicolau Copérnico

Copérnico foi responsável por trazer à tona a teoria heliocêntrica – uma ideia que era considerada revolucionária em seu tempo. Assim, entenda mais sobre quem foi esse cientista e como seus pensamentos se relacionaram com seu tempo.

Galileu Galilei

Após Copérnico, uma das figuras que se destacaram por reafirmar o heliocentrismo foi Galileu Galilei. Ele enfrentou também as pressões da Igreja Católica, e teve de lidar com o impacto de seus estudos. Saiba mais.

As influências de Galilei

As pesquisas de Galilei reafirmaram a teoria heliocêntrica de Copérnico. Para além disso, suas ideias influenciaram toda a tradição ocidental da Ciência que veio após ele. Entenda mais sobre como se deu essa influência.

Desse modo, o heliocentrismo não é apenas uma doutrina que defendeu que os planetas – inclusive a Terra – giram ao redor do Sol. A partir dessa ideia, outros estudos astronômicos foram possíveis. Portanto, ela é parte importante da história da ciência.

Referências

A hipótese heliocêntrica na Antiguidade – Diana Paula Andrade Pilling, Penha Maria Cardoso Dias;

Copérnico e a teoria heliocêntrica: contextualizando os fatos, apresentando as controvérsias e implicações para o ensino de ciências – Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento.

Como foi criado o modelo heliocêntrico?

A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. No entanto, somente no século XVI d.C. foi que Nicolau Copérnico sistematizou uma teoria que contrapunha o modelo geocêntrico, sendo denominado heliocentrismo.

Quem foi o criador do modelo heliocêntrico?

Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo e matemático polonês, deu forma ao sistema Heliocêntrico, onde a palavra “hélio” representa o nome do deus Sol dos romanos.

Que astrônomo propôs a teoria heliocêntrica no século 21?

O nome de Nicolau Copérnico (1473-1543) é bastante conhecido, sem dúvida, por estar ligado a uma das maiores revoluções científicas da Era Cristã: a Revolução Copernicana. Copérnico alterou a posição da Terra, bem como adicionou a ela dois movimentos, o de rotação e o de translação.

Quem foi o primeiro cientista que tomou no século 16 o modelo heliocêntrico?

Séculos mais tarde, Copérnico foi o primeiro cientista a formalizar a teoria heliocêntrica, produzindo literatura, provas e modelos matemáticos substanciais sobre ela. “Como se estivesse em um trono real, o Sol governa a família de planetas que giram ao seu redor”, estabeleceu o astrônomo.