Quem é o líder da igreja assembleia de deus

Sess�o solene realizada, na noite de 3/6, presidida por Cezinha de Madureira (DEM), no Parlamento paulista homenageou o l�der da Igreja Assembleia de Deus Madureira, pastor Samuel Ferreira, e a pastora Keila Ferreira, presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assist�ncia Social (Ideas).

Samuel Ferreira lembrou dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Assembleia de Deus, refor�ando que a igreja est� presente em praticamente todos os cantos do Brasil, lembrando que em muitos casos a entidade est� presente onde o Estado n�o chega. O homenageado lembrou a��o recente do Instituto Ideas, que levou � cidade de Governador Valadares (MG) 20 carretas com gal�es de �gua mineral para suprir o abastecimento interrompido pela contamina��o do Rio Doce, ap�s rompimento de barragens na cidade de Mariana.

Cezinha de Madureira, vice-l�der do DEM e pastor da Igreja Assembleia de Deus, anunciou a entrega do Colar de Honra ao M�rito Legislativo do Estado de S�o Paulo ao casal de l�deres, refor�ando que se trata de uma comenda entregue em raz�o de servi�os de grande relev�ncia social. O deputado agradeceu a todos pastores presentes e a autoridades pol�ticas e sociais. O governador de S�o Paulo foi representado pelo coronel Jos� Roberto Rodrigues, chefe da Casa Militar do Estado e respons�vel pela Defesa Civil.

H� 105 anos no Brasil, as assembleias de Deus est�o representadas em todas as camadas da sociedade, inclusive no Congresso Nacional. Agente de mudan�a espiritual, a igreja age tamb�m em trabalhos sociais.

*Com colabora��o da assessoria do deputado Cezinha de Madureira.

por Marcelo Santos, em colaboração para CartaCapital.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa, de 86, da Assembleia de Deus Belenzinho, em São Paulo, e ex-presidente da Convenção das Assembleias de Deus (CGADB), está internado com Covid-19 em São Paulo.

A informação foi publicada por seu filho, José Wellington Júnior, em mensagem via Whatsapp. “Queremos pedir oração pelo nosso pai e Pastor Presidente José Wellington Bezerra da Costa que está internado com COVID”, escreveu Wellington Júnior, que hoje dirige a convenção que reúne cerca de 6 milhões de fiéis em 283 mil templos pelo País.

As Assembleias de Deus são o maior grupo evangélico do País. E também um dos mais poderosos e influentes. Nascido em São Luís do Curu, no Ceará, Bezerra da Costa é pai de seis filhos, entre eles, o deputado federal Paulo Freire da Costa (PL-SP) e a deputada estadual Marta Costa (PSD-SP), autora do projeto de lei 504, de 2020, que pretende proibir a diversidade sexual em publicidade infantil. Seu neto, José Wellington Bezerra da Costa Neto, juiz assessor da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, é um dos cotados para a vaga de Marco Aurélio, após sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, em março do ano passado, José Wellington afirmou que “se depender de evangélicos, Bolsonaro será reeleito”. O líder pentecostal disse ainda que considerava o presidente um homem honesto. “Quando votei nele sabia em quem estava votando. A boca doida dele, eu sabia que era assim”, disse, minimizando as declarações do presidente. Em outubro daquele ano, quando comemorou seu aniversário, o pastor recebeu a visita do presidente, acompanhado da esposa Michelle e os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), ambos evangélicos..

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Igreja Assembleia de Deus do Belenzinho confirmou a internação, mas explicou que não tinha autorização da família para falar sobre o estado de saúde e nem o hospital onde estava internado o pastor.

“O homem de Deus não se vende por qualquer importância”, pregou José Wellington Bezerra da Costa, 86 anos de idade, homem de negócios bem-sucedido, dono de mais de 100 empresas do ramo religioso, e poderoso chefão da Assembleia de Deus no Brasil, com cerca de 300 templos e 6 milhões de fiéis.

Encaixou em seguida: “A igreja” (referindo-se a dele, a mais influente entre as evangélicas), “não precisa de dinheiro do Estado”.  Não resistiu, porém, e foi direto ao que lhe interessava: instruir os pastores de sua denominação religiosa a como proceder em época de eleição e no manuseio de verbas públicas.

Ele é pai de três filhos (o deputado federal Paulo Freire Costa (PL-SP), a deputada estadual Marta Costa (PSD-SP) e a vereadora Rute Costa (PSDB-SP). E, no ano passado, os 3 tiveram acesso a R$ 25 milhões em recursos públicos. Nas eleições que disputaram, foram abertamente apoiados pela igreja do pai.

Na mais recente reunião com suas ovelhas em São Paulo, segunda-feira passada, Bezerra da Costa ensinou:

“A emenda só vai para o prefeito por intermédio do pedido do pastor da Assembleia de Deus. O eleitorado que ali está, irmãos, não é do prefeito, mas são irmãos em Cristo que estão nos apoiando para que os nossos candidatos continuem trabalhando.”

Disse que seus filhos são livres para escolher os prefeitos a serem beneficiados, e revelou como eles os abordam:

“Você quer dinheiro? Quer, mas chame então o pastor da Assembleia de Deus”.

Ouvido pelo jornal O Estado de S. Paulo, Bezerra da Costa confirmou tudo o que dissera, e disse mais:

“Quando o prefeito de uma cidade precisa de uma verba, evidente que mandamos o pastor da nossa igreja para que ele tenha conhecimento com o prefeito. O nosso deputado vai entender, naturalmente, se a verba for coisa lícita, mas pelos canais oficiais. A igreja não tem qualquer compromisso político.”

“O candidato da minha igreja, eu ponho ele no púlpito, eu ponho ele na minha casa, eu ponho ele no meu carro, eu ponho ele onde eu quiser. Quem trouxe a política para o ministério da Assembleia de Deus fui eu porque entendi que existem interesses da igreja, especialmente legais.” 

Transparência maior, impossível. Bezerra da Costa e seu rebanho apoiaram a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, e pretendem repetir a dose este ano.

Qual é o nome do pastor presidente da Assembleia de Deus?

José Wellington Bezerra da Costa (São Luís do Curu, 14 de outubro de 1934) é um pastor pentecostal brasileiro. É pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Paulo Ministério do Belém.

Como é o nome do líder da igreja evangélica?

O pastor é o líder espiritual que é designado para cuidar do rebanho, a sua função primordial é apascentar. Cabe a ele dar toda orientação ao rebanho. É o principal administrador da igreja.

Quanto ganha um pastor da Assembleia de Deus Belém?

Salários de Assembleia de Deus.

Quem são os líderes da igreja?

Os líderes da Igreja em todo o mundo são conhecidos como autoridades gerais e líderes gerais. As autoridades gerais incluem a Primeira Presidência, o Quórum dos Doze Apóstolos, os setentas autoridades gerais e o Bispado Presidente.