Quem é o presidente da polonia

Presidente da Polônia veta lei de mídia após pressão dos EUA

Projeto restringia participação da norte-americana Discovery em canal do país

Quem é o presidente da polonia

O presidente da Polônia, Andrzej Duda Poder360 27.dez.2021 (segunda-feira) - 19h41

O presidente da Polônia Andrzej Duda vetou uma lei de mídia aprovado pelo Legislativo que abriria a possibilidade de restringir a operação do canal de televisão TVN no país. A emissora é uma propriedade da norte-americana Discovery.

A decisão atende a interesses de investidores estrangeiros na Polônia e foi tomada depois de pressão do governo dos Estados Unidos.

Duda argumentou que o dispositivo contrariava um acordo polonês com os EUA sobre relações econômicas e comerciais. A proposta estabelecia que controladores de fora do Espaço Econômico Europeu não poderiam ter participação majoritária em empresas de mídia polonesas.

Segundo a agência de notícias estatal da Polônia PAP, o presidente reconheceu que a lei provocou debates acirrados e que ele tinha “sérias reservas” ao projeto.

A legislação foi aprovada pelo Parlamento da Polônia no começo de dezembro. O partido conservador PiS (Partido Lei e Justiça) tem maioria na Casa. Duda é apoiado pela sigla.

EUA

O encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Varsóvia, Bik Aliu, agradeceu em seu perfil no Twitter o presidente pelo veto. “Obrigado, Sr. Presidente @AndrzejDuda pela liderança e compromisso com os valores democráticos comuns e por proteger o clima de investimento na Polônia. Juntos, os aliados são mais fortes!”, escreveu.

Em entrevista na última 2ª feira (20.dez), o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, declarou que o governo norte-americano estava “profundamente preocupado” com a lei. Segundo Price, o dispositivo “enfraqueceria gravemente a liberdade de mídia” na Polônia.

“Incentivamos o presidente Duda a reafirmar suas declarações anteriores em apoio à liberdade de expressão, à obrigatoriedade dos contratos e aos valores compartilhados que sustentam nosso relacionamento”, afirmou.

“E nós o encorajamos fortemente, encorajamos fortemente o presidente Duda a agir de acordo com esses valores em relação a esta legislação, porque se ela se tornar lei em sua forma atual, poderá afetar gravemente a liberdade da mídia e o clima de investimento estrangeiro na Polônia”.

o Poder360 integra o

De  Maria Barradas  & AP, AFP  •  Últimas notícias: 27/12/2021

Quem é o presidente da polonia

O presidente da Polónia vetou a polémica lei dos media, que os críticos acusavam de visar o canal de notícias TVN24, detido maioritariamente pela cadeia norte-americana, Discovery.

Andrzej Duda justificou o veto pela impopularidade da lei e para preservar a reputação da Polónia como país de negócios.

"Os contratos têm de ser mantidos" (...) "Para nós, polacos, é uma questão de honra", disse na conferência de imprensa em Varsóvia, onde anunciou o seu veto.

"Precisamos de regular o mercado com as empresas estrangeiras no mercado polaco. É necessário. Mas é preciso fazê-lo bem, sem manipulações legais, sem acrescentar no último momento emendas que estejam em conflito com a lei e as regras constitucionais, sem incomodar os nossos cidadãos", defendeu.

A lei vai voltar ao parlamento.

Duda quis também preservar os tratados e as relações com os Estados Unidos. Como estava redigida, a lei obrigaria o Discovery a vender a sua participação na TVN, o maior grupo privado de media, dono da TVN24, a estação considerada crítica do poder conservador de Varsóvia.

O diploma proibia empresas pertencentes a países fora do espaço económico europeu de operarem nos media nacionais, sendo o Discovery o único grupo nessas condições, como acionista maioritário do canal privado TVN.

A aprovação da lei desencadeou protestos em todo o país. A TVN recolheu num dia 2,3 milhões de assinaturas contra o diploma e as ruas encheram-se de manifestantes, milhares deles frente ao palácio presidencial.

Em 2018, a TVN foi multada pelo governo em 330 mil euros, por alegadamente "promover comportamentos violentos" ao emitir imagens de uma manifestação, a sanção económica mais elevada alguma vez imposta a um media na Polónia democrática.

No discurso em que justificou o veto, o presidente chamou ainda a atenção para o respeito pelo pluralismo mediático e liberdade de expressão.

Tanto a oposição polaca quanto a União Europeia defendiam que o diploma apresentava riscos graves para a liberdade e pluralismo dos media na Polónia. Bruxelas tinha mesmo ameaçado reagir se a lei entrasse em vigor.

O Discovery representa o maior investimento americano de sempre na Polónia e a empresa coloca agora o valor da TVN em 3 mil milhões de dólares.

Duda disse que a lei teria violado as disposições de um tratado económico entre a Polónia e os EUA assinado nos anos 90, e a Polónia poderia ter enfrentado possíveis penalizações que atingiriam os milhares de milhões de dólares se o tivesse assinado.

Quais foram os presidentes da Polônia?

Presidentes da Polónia no exílio (1939-1989).
Władysław Raczkiewicz. 30 de setembro de 1939. 6 de junho de 1947..
August Zaleski. 6 de junho de 1947. 7 de abril de 1972..
Stanisław Ostrowski. 9 de abril de 1972. 8 de abril de 1979..
Edward Bernard Raczyński. 8 de abril de 1979. 8 de abril de 1986..
Kazimierz Sabbat. 8 de abril de 1986..

Qual é o nome da capital da Polônia?

VarsóviaPolônia / Capitalnull

Quem é o Primeiro

Mateusz MorawieckiPolônia / Primeiro-ministronull

Quem foi Last Valença?

Foi um dos fundadores do sindicato Solidarność (Solidariedade) e presidente da Polônia, entre 1990 e 1995, sendo o primeiro após a derrocada do comunismo. Foi agraciado com o Nobel da Paz de 1983.