Utilização das plantas na sociedade atual

As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.

As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal.

Dentre as principais substâncias encontradas com ação farmacológica em plantas, podemos destacar os alcaloides, mucilagens, flavonoides, taninos e óleos essenciais. Os alcaloides atuam no sistema nervoso central e podem funcionar como calmantes, anestésicos e analgésicos. As mucilagens possuem poder cicatrizante, laxativo, expectorante, entre outras funções. Já os flavonoides estão relacionados com a função de anti-inflamatório, anti-hepatotóxico, entre outras. Os taninos destacam-se pela sua ação adstringente e antimicrobiana. Os óleos essenciais, por sua vez, têm poder bactericida, cicatrizante, analgésico, relaxante, entre outros.

As plantas medicinais normalmente são utilizadas após a indicação de amigos e familiares, uma vez que poucos médicos indicam o uso desses produtos. Elas podem ser usadas frescas, logo após a coleta, ou então secas, dependendo da espécie e de como ela deve ser preparada. O modo de preparo também varia com a espécie e deve ser avaliado cuidadosamente. Em alguns casos, por exemplo, utilizar a planta como chá pode fazer com que os efeitos dela percam-se.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso das plantas medicinais é grande, principalmente em virtude do custo, que é menor que o dos medicamentos encontrados nas farmácias. Além disso, muitas pessoas utilizam essas plantas com a falsa ideia de que elas apresentam risco menor quando comparadas aos medicamentos. Esse é um problema extremamente grave, pois algumas plantas utilizadas tradicionalmente nunca foram alvo de estudos toxicológicos e, mesmo assim, continuam sendo utilizadas. Além dessa errônea ideia, há ainda a noção de que seu uso não apresenta riscos porque elas são utilizadas há centenas de anos e por várias pessoas sem causar nenhum dano.

Hoje em dia encontramos estudos, apesar de não ser a quantidade ideal, que procuram comprovar a eficácia de determinadas plantas medicinais. O objetivo principal desses trabalhos é caracterizar os princípios ativos da planta através da fitoquímica e avaliar a ação dela no organismo para a criação de produtos fitoterápicos. Além disso, esses estudos tentam avaliar a quantidade segura de consumo de uma determinada planta.

O uso indiscriminado de plantas medicinais pode trazer sérios riscos à saúde, sendo assim, evite o uso de plantas que você não conhece bem e que não sejam alvo de estudos. Para saber mais sobre os riscos das plantas medicinais, clique aqui.

ATENÇÃO: Em casos de gravidez, evite o uso de plantas medicinais, muitas dessas plantas possuem alto poder abortivo.

IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS COMO FONTE DE NUTRIENTES, DE MATÉRIA-PRIMA E DE RENOVAÇÃO DO AR ATMOSFÉRICO

IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS PARA O MUNDO VIVO

Porque são importantes as plantas para o ser humano?

Renovação do ar:

• através do consumo de dióxido de carbono e da produção de oxigénio;

Alimentação:

• legumes, frutos, sementes, etc…

Matéria-prima para a indústria:

• madeira, cortiça do sobreiro, resina do pinheiro-bravo, etc…


Revê aqui a matéria/resumo/síntese de Ciências Naturais:

Em breve


EXERCÍCIOS

Em breve


O que tens de saber neste capítulo, segundo o programa e metas curriculares de Ciências Naturais – 6º ano:

DOMÍNIO: PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS

SUBDOMÍNIO: TROCAS NUTRICIONAIS ENTRE O ORGANISMO E O MEIO: NAS PLANTAS

  • Compreender a importância das plantas como fonte de nutrientes, de matéria-prima e de renovação do ar atmosférico
  1. Indicar diferentes órgãos das plantas onde ocorre a acumulação de reservas alimentares.
  2. Identificar alguns glícidos e lípidos em órgãos das plantas, através de atividades práticas laboratoriais.
  3. Descrever diferentes utilizações das plantas na sociedade atual, com base em pesquisa orientada.
  4. Referir a importância da transpiração para as plantas.
  5. Indicar a função dos estomas.
  6. Relacionar as trocas gasosas ocorridas nas plantas com a renovação do ar atmosférico.
  7. Descrever o modo como a desflorestação e os incêndios alteram o Índice de Qualidade do Ar.
  8. Indicar três medidas de proteção da floresta.

|   Voltar à lista de conteúdos do 6º ano – Ciências Naturais   |

Qual a utilidade das plantas na nossa vida?

Elas geram oxigênio, alimentos, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.

Como utilizamos as plantas no dia a dia?

As plantas são usadas pelo ser humano para fins econômicos, como no uso de madeira. As plantas também apresentam importantes funções econômicas. A madeira, por exemplo, é usada na fabricação de casas e móveis, e a celulose, um produto obtido das plantas, é usada na fabricação de papel.

Quais são as utilidades das plantas?

Existem plantas comestíveis que servem para a nossa alimentação, como os legumes e as frutas e plantas não comestíveis como catos. As plantas têm várias utilidades na nossa vida, para os tecidos como o algodão, nas peças de mobiliário com a madeira dos troncos, nos medicamentos, nos perfumes...

Quais as principais utilizações das plantas no dia a dia do homem?

Têm sabor e aroma agradáveis, por isso com essas plantas fabricamos perfumes e produtos de beleza. Na fabricação dos remédios e do fumo os vegetais também dão o sabor. Como alimento humano, cada vez mais espécies de vegetais vão sendo introduzidas na nossa agricultura e passam a ser utilizadas na nossa alimentação.