Todo complexo que inclui conhecimento crenças, arte, moral Direito costumes e outras capacidades

Diversidade Cultural Denise Machado Cardoso

Show

CULTURA  “Um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.” Edward Tylor, 1871

Cultura ou culturas?

Diversidade

Gestão Cultural  Estado Democrático de Direito A sociedade plural de hoje demonstra a necessidade da proteção para os diferentes, o que conduz ao desafio posto: como, a um só tempo, preservar a democracia, como regra de expressão da maioria, e ainda assim assegurar o pleno exercício dos direitos das minorias?

Desenvolvimento na Amazônia  Desenvolvimento não é só crescimento econômico.  Desenvolver implica em sustentabilidade: Crescimento econômico com equidade

Diversidade e particularidades

Muito Obrigada!

  • Yagolds
  • 17/04/2022
  • Ed. Moral
  • 60

Acultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, regras morais, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (tylor, 1871/1958, p. 1). sobre as características das culturas, de modo geral, marque a alternativa incorreta: a) existem características biológicas, psicológicas, sociais e culturais, de caráter universal, sendo encontradas em todas as culturas. b) não existem características iguais entre culturas distintas. c) existem características que são generalidades, comuns a vários grupos humanos, mas não a todos. d) existem traços que são particularidades exclusivas de certas tradições culturais. e) entre as características universais sociais está a vida em grupo e em algum tipo de família.


Responder!

Cultura é um termo que já teve várias definições. Atualmente aponta para algo que define quem somos, como pensamos e até o que desejamos. 

Por  Rodrigo Solano

 

A cultura tem sido objeto de estudo de várias disciplinas que se debruçam nas relações humanas, dentre as quais pode-se citar a sociologia, a antropologia e a comunicação, que absorve muitos dos desenvolvimentos das duas anteriormente citadas. Também a comunicação, ela mesma, acaba por ter diferentes tratativas a exemplo daquelas empregadas nas ciências humanas de cunho mais teórico e, nas ciências sociais aplicadas, muitas vezes direcionadas às atividades corporativas, a exemplo da administração de empresas e áreas correlatas. 

Hoje podemos dizer que a definição de cultura tem suas bases no vocábulo inglês “Culture” utilizado de Edward Tylor (1832 – 1917) e definido como um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Tal conceito assumiu a vanguarda no século XIX em relação à maneira que definimos cultura levando-se em consideração a conceituação antropológica do termo apresentada na obra de Roque de Barros Laraia (Cultura - um conceito antropológico, 1918 [1986]) que faz um apanhado histórico epistêmico de relevo sobre o tema.

Nessa mesma linha a abordagem contempla o fato de que através da comunicação oral, a criança vai recebendo informações sobre todo o conhecimento acumulado pela cultura em que vive. Ela está inserida num universo de significados definidos por uma determinada sociedade que pré-existe à sua própria existência como indivíduo, o que também é examinado pela Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura. Nós nascemos e a cultura já está lá para ajudar a configurar como pensamos . 

Um importante conceito na semiótica que tem interface com a cultura está o das “experiências colaterais” como o conhecimento prévio necessário para entender a relação denotativa signo/objeto ou seja, aquilo que é aprendido por um determinado indivíduo que lhe dará base para interpretação do mundo, o que tem relação com contexto sociocultural em que está inserido.

Psicanaliticamente falando a língua nos fornece um complexo de hábitos a serem adquiridos em sociedade, ou seja, a cultura tal como aborda Tylor também determina o que consideramos bom ou desejável. A linguagem tem ligação intrínseca com a fundação da psicanálise e pode ser interpretada como um dos principais veículos que dão à cultura a historicidade do saber que passa de geração em geração, algo, em princípio ausente em outras espécies. Aprender uma língua estrangeira é uma das melhores maneiras de se conhecer uma outra cultura. 

A linguagem porém evoluiu numa sequência cronológica em que envolve, respectivamente: a fala, a escrita, o papel a imprensa, a comunicação em massa e a era da informação, ou seja da cultura de plataformas. Essas instâncias envolvem novas configurações que determinam como pensamos, agimos e o que nos é desejável. 

Assim, acredito que uma abordagem eficaz para comprender a cultura é através da semiótica psicanalítica (clínica da cultura). Ela nos permite examinar os sintomas na sociedade, os aspectos sígbnicos que podem desencadear esses sitomas e vislumbrar interpretações e soluções para comunicação intercultural na contemporaneidade. 

A cultura é um conceito amplo e complexo sendo tema de estudo da sociologia e antropologia. Confira abaixo 10 questões sobre cultura comentadas pelos nossos especialistas.

Questão 1

O antropólogo inglês Edward Tylor (1832-1917) foi responsável por criar a primeira definição de cultura. Segundo o estudioso, ela representa:

(...) todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

(TYLOR, E. Primitive culture. Londres: John Mursay & Co, 1871).

Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar:

a) a cultura é universal e definida pela política, economia e educação das sociedades em que se desenvolve. b) a cultura é sinônimo de educação e envolve o saber sobre a arte, as leis e a moral. c) a cultura é conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. d) a cultura representa uma rede de significados que foi imposta pelos povos da antiguidade.

e) a cultura gera determinados padrões que são considerados corretos e utilizados por todos.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) a cultura é conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social.

A cultura é um conceito complexo das áreas da antropologia e sociologia e que envolve as tradições, as crenças, os comportamentos, os modos de fazer, a arte, a religião, a língua, a moral, os valores, as leis, etc.

Esse sistema complexo é determinado pela interação dos indivíduos ou mesmo pela transmissão de informações que acontecem de geração em geração. Assim, não podemos dizer que a cultura é universal e semelhante a todos os povos, visto que cada grupo social possui uma cultura com aspectos que se diferem.

Entenda tudo sobre O que é cultura?

Questão 2

Sobre a cultura popular e erudita é incorreto afirmar:

a) a cultura popular é espontânea e criada de forma orgânica por diversos povos. b) a cultura erudita é fruto de estudos acadêmicos e está à disposição da elite social. c) a cultura popular surge da interação de diversos saberes associados à linguagem popular e oral. d) A cultura erudita é considerada superior à cultura popular sendo acessível à todas as pessoas.

e) a cultura erudita é eleita como a mais “culta” sendo produzida e apreciada por pessoas com maior poder aquisitivo.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) A cultura erudita é considerada superior à cultura popular sendo acessível à todas as pessoas.

A cultura popular surge da interação dos indivíduos e reúne tradições que são transmitidas de maneira oral. Portanto, ela é espontânea e acessível a todos os públicos. Alguns exemplos são o folclore, a literatura de cordel, o artesanato, etc.

Já a cultura erudita surge dos estudos de artistas profissionais e especializados sendo, portanto, restrita à uma parcela da população (a elite). Como exemplos, podemos citar as artes plásticas, o teatro, a ópera, etc.

Leia mais sobre as diferenças entre as culturas popular e erudita.

Questão 3

Segundo o antropólogo brasileiro Everardo Rocha:

“______ é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo, e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, modelos e definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.” (ROCHA, 1988, p. 5).

O conceito que preenche corretamente a lacuna é denominado de:

a) relativismo b) antropocentrismo c) apropriação d) aculturação

e) etnocentrismo

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: e) etnocentrismo

O etnocentrismo é um conceito da antropologia que está relacionado com a superioridade de uma cultura sobre a outra. Assim, quando consideramos nosso hábitos, comportamentos e tradições superiores às de outrem estamos cometendo esse tipo de preconceito cultural.

Saiba mais sobre o Etnocentismo.

Questão 4

“Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo. b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem. c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira. d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.

e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.

Darcy Ribeiro foca na ambiguidade existente entre as características positivas e negativas da mistura étnica (brancos, negros e índios) que proporcionaram a criação de uma identidade brasileira.

Ou seja, para o autor, a pluralidade da nossa identidade não é somente boa, mas também ruim, uma vez que ela surgiu da violência entre colonizadores e colonos.

Saiba tudo sobre a Formação do Povo Brasileiro: história e miscigenação.

Questão 5

“(...) transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio envolvente, da sua interacção com a natureza e da sua história, e confere-lhes um sentido de identidade e de continuidade, contribuindo assim para promover o respeito da diversidade cultural e a criatividade humana.”

(Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, Paris, 2003)

São exemplos de patrimônio cultural imaterial, exceto:

a) danças e rituais b) feiras e festas c) linguagem e literatura d) vestimentas e utensílios

e) culinária e lendas

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) vestimentas e utensílios

O patrimônio cultural imaterial representa os elementos intangíveis (abstratos) de uma cultura e estão intimamente relacionados com as tradições, os costumes, os modos de fazer, os hábitos, os comportamentos. São exemplos da cultura imaterial: as festas, as feiras, os esportes, as danças, etc.

Por outro lado, o patrimônio cultural material reúne os elementos tangíveis (concretos) de uma cultura, os quais constituem a história de um povo. São exemplos: os monumentos, os objetos, as obras de arte, as construções, etc.

Das opções acima, a única alternativa que contempla elementos tangíveis do patrimônio material são as vestimentas e os utensílios.

Entenda melhor a diferença entre a Cultura material e imaterial.

Questão 6

“Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.”

(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008)

O trecho acima foi escrito pelo antropólogo Roque de Barros Laraia e está relacionado com o conceito de:

a) aculturação b) etnocentrismo c) eurocentrismo d) relativismo

e) xenofobia

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) relativismo

O relativismo é um conceito que está relacionado com a inexistência de uma verdade absoluta. Assim, algo é relativo e subjetivo dependendo das diferentes percepções que se tem sobre determinada coisa, pessoa, objeto, local.

O trecho acima enfatiza as diferentes visões que um antropólogo e um índio possuem do mesmo local: da floresta amazônica. Enquanto para o primeiro não passa de “amontoado confuso de árvores e arbustos”, para o segundo, o mesmo local é visto “como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas”.

Leia também sobre o Relativismo cultural.

Questão 7

“Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto (...) enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus’. Peguei e saí e ela ficou com cara de tacho’. Desde então, Thauane, você deu entrevistas, foi xingada e foi elogiada nas redes sociais.”

(BRUM, E. De uma branca para outra: o turbante e o conceito de existir violentamente. El País, 20 fev. 2017. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2017.)

A polêmica gerada pela situação descrita acima traz à tona o debate sobre:

a) apropriação cultural b) aculturação c) etnocentrismo d) miscigenação

e) relativismo cultural

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) apropriação cultural

A apropriação cultural é um conceito da antropologia determinado pelo uso de elementos de uma cultura por outra.

Entenda mais sobre a apropriação cultural.

Questão 8

“Os xamãs yanomami não trabalham por dinheiro, como os médicos dos brancos. Trabalham unicamente para o céu ficar no lugar, para podermos caçar, plantar nossas roças e viver com saúde. Nossos maiores não conheciam o dinheiro. (...) O dinheiro não nos protege, não enche o estômago, não faz nossa alegria. Para os brancos, é diferente. Eles não sabem sonhar com os espíritos como nós. Preferem não saber que o trabalho dos xamãs é proteger a terra, tanto para nós e nossos filhos como para eles e os seus.”

(KOPENAWA, D. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.)

As diferenças culturais existentes entre brancos e indígenas é notória. Sobre isso, é correto afirmar:

a) a religião indígena é monoteísta tendo a floresta como ser superior. b) a organização social dos indígenas é muito similar a dos brancos, sendo hierárquica e individual. c) os brancos e os índios possuem uma relação harmônica e compartilham saberes medicinais e religiosos. d) os xamãs, também chamados de pajés, representam os líderes espirituais e curandeiros dos indígenas.

e) na cultura indígena, o dinheiro é somente utilizado para pagar os processos de cura realizados pelo xamã.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: d) os xamãs, também chamados de pajés, representam os líderes espirituais e curandeiros dos indígenas.

Em todas as tribos indígenas existe um líder espiritual e curandeiro chamado de xamã ou pajé. Com uma idade mais avançada, ele conhece a história de seus antepassados e ainda todos os tratamentos de cura.

Nas outras alternativas, temos:

a) na religião indígena não existe somente uma figura de um ser criador. Eles costumam realizar rituais religiosos onde reverenciam a natureza e seus ancestrais. b) a organização social dos índios é coletiva, onde as pessoas compartilham habitações. c) hoje em dia, a relação entre os índios e os brancos é mais passiva, no entanto, ainda existem alguns problemas relacionado com a posse de terras.

e) a economia indígena é de subsistência, sendo baseada na divisão social do trabalho das mulheres, homens e crianças.

Saiba tudo sobre os Índios brasileiros.

Questão 9

A cultura afro-brasileira faz parte da herança cultural do nosso país. Ela reúne costumes e tradições de diversos povos africanos que desde a colonização habitam o território brasileiro.

De todos os elementos que atualmente fazem parte da nossa cultura, o único que não possui aspectos de origem africana é:

a) Tapioca b) Capoeira c) Jongo d) Umbanda

e) Candomblé

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: a) Tapioca

A tapioca é um alimento feito de mandioca e sua origem é tupi-guarani.

Nas outras alternativas, todos os elementos possuem aspectos da cultura africana:

b) Capoeira: considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira, ela foi criada no século XVII pelos escravos da etnia banto. c) Jongo: dança folclórica de origem africana, acompanhada por instrumentos de percussão. d) Umbanda: religião afro-brasileira que surgiu nos subúrbios do Rio de Janeiro em 1908.

e) Candomblé: religião monoteísta africana que cultua os orixás, entidades que representam a energia e a força da natureza.

Leia mais sobre as Principais características da cultura afro-brasileira.

Questão 10

“O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura. (...) Em algumas sociedades o ato de comer pode ser público, em outras uma atividade privada. Alguns rituais de boas maneiras exigem um forte arroto, após a refeição, como sinal de agrado da mesma. Tal fato, entre nós, seria considerado, no mínimo, como indicador de má educação.”

(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008)

O trecho acima expõe um exemplo de:

a) cultura popular b) padrão cultural c) apropriação cultural d) aculturação

e) patrimônio histórico

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) padrão cultural

Os padrões culturais representam o conjunto de valores e normas de uma cultura e que diferem em determinados contextos culturais e sociais.

Saiba mais sobre o conceito de Diversidade cultural.

Para continuar estudando, acesse: