Unigranrio 2022 o gráfico representa como varia a velocidade de um móvel em função do tempo

Professor: Renan Oliveira UNIRV 1. (UniRV GO/2016) Sabemos que corrente elétrica está relacionada ao movimento ordenado dos portadores de carga elétrica em um condutor. Sobre os conceitos de corrente elétrica e o gráfico abaixo que representa a variação da corrente em função do tempo, julguem as afirmativas em V para verdadeira ou F para falsas. a) Em sólidos metálicos, os portadores de cargas elétricas que geram a corrente são elétrons, enquanto em fluidos são íons. b) No intervalo de 9 a 12 segundos a corrente elétrica é variável e podemos calcular a quantidade de carga que atravessa um seção transversal de um fio pela equação i Q / t. c) Para obtermos uma corrente elétrica em um fio de cobre é necessário que haja uma ddp. Conseguimos uma ddp em uma tomada residencial, em baterias, etc. d) A carga que atravessa uma seção transversal de um fio, de acordo com o gráfico, é de 9 C no intervalo de 0 a 3 segundos, de 9 C no intervalos de 9 a 12 s e de 54 C no intervalo de 0 a 12 segundos. 2. (UniRV GO/2016) Os circuitos elétricos são amplamente utilizados em nosso cotidiano. A seguir, uma figura ilustra uma associação de resistores em série e alimentado por uma tensão de 12 volts. Sobre esse circuito marque V para afirmativas verdadeiras ou F para afirmativas falsas. a) A associação esquematizada representa um circuito residencial para lâmpadas, desse modo, ao queimar uma lâmpada as demais continuam funcionando; b) a resistência equivalente no circuito representado é 3/4 ; c) a corrente que percorre em cada resistor se conserva; d) a intensidade da corrente que passa pelo último resistor equivale a 1 A. 3. (UniRV GO/2016) O gráfico representa a velocidade em função do tempo de um movimento de um móvel. Classificar cada afirmativa abaixo em verdadeira (V) ou falsa (F).

a) No trecho AB o movimento é acelerado. b) Nos trechos BC e EF o móvel está com velocidade constante. c) No trecho CD o movimento é retardado. d) No trecho DF o movimento é retardado. 4. (UniRV GO/2016) Um corpo de peso 600 N apoiado em uma superfície completamente lisa é puxado para cima por meio de uma corda paralela ao plano inclinado e os efeitos de atrito são desprezíveis. Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. Assinalar (V) se a proposição for verdadeira e (F) se for falsa. a) Se o movimento tem velocidade constante, a força F aplicada é de 300 N. b) A força de tração na corda, com velocidade constante é maior que F. c) A força normal à superfície é igual ao peso do corpo. d) Se o movimento agora adquire aceleração de 1 m/s 2, a força F ascendente é de 360 N. 5. (UniRV GO/2016) O gráfico abaixo indica a aceleração adquirida por um móvel em função do tempo sobre uma trajetória retilínea. E no instante t = 0 o móvel tinha a velocidade de 10m/s e se encontrava na posição 15 m. Assinalar (V) se a proposição for verdadeira e (F) se for falsa. a) A função horária da velocidade é dada por v = 10 + 3t. b) A função horária do espaço é dada por s = 15 + 10t + 3t². c) A velocidade do móvel se anula em t = 9 segundos. d) Após 2 segundos a velocidade será de 20 m/s.

6. (UniRV GO/2016) Um corpo é abandonado do alto de uma montanha de 500 metros de altura em relação ao solo. Despreze a resistência do ar e admita que a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. Em cada afirmação, abaixo, marcar (V) se verdadeira ou (F) se falsa. a) O tempo gasto para atingir o solo é de 12 segundos. b) A velocidade ao atingir o solo é de 360 km/h. c) Após 4 segundos, o corpo se encontra a 420 metros do solo. d) A função horária do espaço em função do tempo é s = 6t 2. 7. (UniRV GO/2016) Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma (Antoine Lavoisier). O postulado de Lavoisier é recorrente nas Ciências. Seu postulado para a conservação das massas em uma reação química pode ser interpretado também para a energia mecânica. Sobre os princípios da Energia Mecânica, julgue as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas. a) Um estilingue, muito utilizado por crianças, quanto mais esticado, mais energia potencial elástica se armazena; em seguida, essa energia é transferida para a pedra, que adquire energia cinética. b) Desprezando-se todas as formas de atrito, podemos afirmar que uma pessoa com massa 70 kg escorregando por um tobogã (brinquedo de parques aquáticos) de 10 m de altura atinge a parte mais baixa do brinquedo com uma velocidade de aproximadamente 14 m/s. c) Um automóvel de 1 tonelada a 36 km/h aciona os freios e para 10 m após o acionamento dos freios. O módulo da força aplicada pelos freios do automóvel equivale a 5 10 3 N. d) A força gravitacional é uma força não conservativa, pois o trabalho realizado por essa força depende da trajetória. 8. (UniRV GO/2016) Um bloco é colocado sobre um plano inclinado conforme a figura. De acordo com os dados, assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas. Dados: massa = 100 kg; sen = 0,5; cos = 0,8; dinâmico 0, 1 ; estático 0, 2 ; g = 10 m/s 2. a) O bloco não desce pela superfície do plano. b) O bloco desce pela superfície do plano com uma aceleração de 4,2 m/s². c) A força de atrito estático equivale a 80 N enquanto a de atrito cinético 160 N. d) A força resultante sobre o bloco equivale 420 N. 9. (UniRV GO/2016) A descoberta de Michael Faraday contribuiu bastante para o desenvolvimento tecnológico. A imagem a seguir representa de forma simples tal experimento. Em relação ao eletromagnetismo e ao experimento de Faraday, assinale as afirmativas em V para verdadeiras ou F para falsas.

a) O experimento se refere ao princípio da indução. Quando se faz variar o campo magnético próximo à espira, o galvanômetro percebe uma corrente elétrica. b) O princípio da indução de Faraday permitiu a idealização dos motores elétricos. c) Se, em vez da barra se movimentar em relação à espira, a espira se movimentar em relação à barra, não há indução de corrente elétrica. d) A velocidade de aproximação ou afastamento da barra da figura não interfere na medida do galvanômetro. 10. (UniRV GO/2016) Ao entrarmos em uma piscina contendo água, vários efeitos podem ser observados e explicados à luz da Física. Considere as situações a seguir e julgue os itens em V para verdadeiros ou F para falsos. 3 (Dado: 1g / cm ) água I. Carregar uma criança dentro da piscina cheia de água é mais fácil do que carregá-la fora da piscina; II. Dentro da piscina cheia de água sentimos uma força apertando nosso abdômen; III. Ao deixar um objeto cair dentro da piscina, como por exemplo, um óculos de mergulho, ele cai em direção ao fundo da piscina. a) A situação I pode ser explicada pelo fato de fluidos exercerem uma força contrária à força peso de módulo igual ao peso do volume de fluido deslocado pelo objeto; a resultante entre o peso e o empuxo é o peso aparente. b) A situação II pode ser explicada pela pressão hidrostática causada pelo fluido, sendo quanto maior a profundidade, menor a pressão sobre o abdômen. c) A situação III é coerente somente se a massa específica do líquido na piscina for maior que a densidade média do óculos. d) Caso o peso aparente de uma pessoa de 70 Kg dentro da piscina contendo água seja igual a 500 N, o empuxo ocasionado pelo líquido da piscina é de aproximadamente 200 N. 11. (UniRV GO/2016) Julgue as afirmativas a seguir, em V para verdadeiras e F para falsas, utilizando as especificações do chuveiro elétrico e seus conhecimentos de eletricidade.

(Fonte: http://www.lorenzetti.com.br/pt/detalhes_produto.aspx?id=1368, acesso em 13/102015). a) O chuveiro instalado em uma tensão de 220 requer mais corrente elétrica do que quando instalado em uma tensão de 127. b) O chuveiro instalado em uma tensão de 220, funcionando por 1 min, solicitará da rede de alta tensão uma carga de aproximadamente 1860 C. c) A conta de energia elétrica, com certeza, será mais barata em regiões em que a tensão oferecida pela companhia de distribuição é de 127 volts. d) Sabendo que o valor médio cobrado pela Celg Distribuição S.A é de R$ 0,46 por quilowatt hora, se esse chuveiro funciona 30 horas por mês, o custo desse aparelho na conta de luz será de aproximadamente R$ 94,00 (considere a voltagem do aparelho igual a 220 V). 12. (UniRV GO/2016) O circuito elétrico a seguir é alimentado nos pontos A e B por uma bateria de 12 V. Considerando o circuito, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo: a) A resistência equivalente entre os pontos A e B é R. b) Se R for igual a 1, a corrente elétrica que passa pela resistência equivalente é 6 ma. c) A corrente elétrica que passa pela resistência 4R é igual à corrente elétrica que passa pela resistência R ligada ao ponto A. d) Se R for igual a 2 k, a potência dissipada pela resistência equivalente será 48 mw. 13. (UniRV GO/2016) Dois corpos A e B de massas 2 kg e 3 kg, respectivamente, estão apoiados num plano horizontal conforme figura, que adquire uma aceleração de 2 m/s 2, com a força F aplicada horizontalmente. O coeficiente de atrito entre os corpos e a superfície é 0,2. Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo. k

a) O valor da força horizontal F aplicada em A é 20 N. b) A força que A exerce em B é de 8 N. c) A força de atrito entre a superfície e o bloco A é menor que a força de atrito entre a superfície e o bloco B. d) Quanto menor for a massa de um corpo, maior será a força de atrito atuando nele. 14. (UniRV GO/2016) Uma bola é lançada verticalmente de baixo para cima de uma altura de 60 metros em relação ao solo. A bola atinge o solo novamente ao fim de 4 segundos. Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2 e despreze a resistência do ar. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo. a) A velocidade inicial de lançamento da bola é de 20 m/s. b) A altura máxima atingida pela bola é de 90 m a partir do solo. c) Ao tocar o solo, o módulo da velocidade da bola é 35 m/s. d) Após 1 segundo, a velocidade da bola atinge em módulo o mesmo valor da velocidade inicial. 15. (UniRV GO/2015) Na figura os blocos A e B têm massas 2 kg e 3 kg, respectivamente e estão sendo acelerados horizontalmente sob a ação de uma força F de intensidade 50 N, paralela ao plano de movimento. O coeficiente de atrito de escorregamento vale 0,6, sendo a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. Assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. a) A aceleração do sistema é 5 m/s 2. b) A intensidade da força de interação trocada entre os blocos na região de contato é 20 N. c) A força de atrito entre o bloco A e o plano de apoio é 12 N. d) A força resultante que atua no bloco A é 25 N. UFGD 16. (UFGD/2016) Uma bola é lançada verticalmente de baixo para cima a uma velocidade inicial de 10 m/s. O lançamento foi feito da beirada de uma ponte que está a 40 metros de altura em relação à superfície de um rio sobre ela, de modo que a bola acaba por seguir em direção à água. Quanto tempo, após o lançamento, a bola atinge a superfície da água. Adote g=10 m/s 2. a) 8 segundos b) 7 segundos c) 6 segundos d) 5 segundos e) 4 segundos 17. (UFGD/2016) Uma vela, de altura H, é colocada diante de um espelho côncavo com raio de curvatura de 10 cm. A vela encontra-se a uma distância D do vértice do espelho, como mostra a figura abaixo, e produz uma imagem real, invertida e com altura h=h/2

Pode-se afirmar que a distância D é igual a a) 15,0 cm b) 12,0 cm c) 7,5 cm d) 8,0 cm e) 20,0 cm ] 18. (UFGD/2016) Um grande bloco de gelo a 0 ºC contém uma cavidade na qual são colocados 800 g de Mercúrio a 100 C. Qual será a massa fundida de gelo? São dados o calor latente de fusão do gelo (80 cal/g) e o calor específico do Mercúrio (0,033 cal/g ºC). Considere um sistema isolado. a) 3 g b) 33 g c) 80 g d) 100 g e) 800 g 19. (UFGD/2016) Quanto à formação do arco-íris, em um dia chuvoso e com incidência de raios solares, é correto afirmar que a) o arco-íris primário é produzido a partir da separação de cores da luz do sol ao entrar e sair difratada nas gotas de chuva. b) o arco-íris secundário é mais estreito e mais forte que o arco-íris primário e, por isso, é mais fácil de ser observado. c) quando muitas gotas de chuva são iluminadas pela luz solar, a interferência da luz refletida pela primeira face da gota e a luz refratada na interface água-ar causa a formação do arco-íris a 42 acima da linha do horizonte. d) a formação do arco-íris ocorre quando a luz solar é interceptada por gotas de chuva, em que parte da luz é refratada para o interior da gota, refletida na superfície interna e novamente refratada para o exterior da gota. e) o arco-íris é definido como a dispersão da luz monocromática do sol. 20. (UFGD/2016) Um feixe de luz que se propaga inicialmente no ar, com índice de refração n1, é refratado e atravessa três materiais transparentes com índices de refração n2, n3 e n4, como mostra a figura a seguir. Se 4 1 2 3, então: a) n1 < n2 e n2 > n3 b) n4 < n3 e n3 > n1 c) n3 < n2 e n2 < n1 d) n2 > n4 e n4 > n3 e) n4 > n3 e n3 > n1

21. (UFGD/2015) Quando uma corrente de 10 A passa por uma extensão elétrica de 20 metros de comprimento, há uma dissipação de energia de 1,8 Joules em 1 hora, devido à resistência elétrica interna da extensão. Supondo que todo o sistema esteja a uma temperatura constante, qual é a razão, expressa em unidades de, entre resistividade e a área da seção transversal do material que compõe a extensão? a) 1,0 10 6 b) 7,5 10 7 c)5,0 10 7 d)2,5 10 7 e) 1,0 10 7 / m 22. (UFGD/2015) No diagrama P-V da figura pode ser observada uma transformação cíclica de um gás ideal. Qual o módulo do trabalho total em joules realizado na transformação mostrada no diagrama P-V? a) 52,5 J b) 90,0 J c) 142,5 J d)195,0 J e)207,5 J 23. (UFGD/2015) Sabendo que as ondas podem ser classificadas tanto de acordo com sua natureza quanto de acordo com a direção de vibração e propagação, é correto afirmar que: a) as ondas sonoras se propagam no vácuo, como exemplo pode-se citar os filmes que mostram guerras estelares com explosões no espaço. b) as ondas eletromagnéticas necessitam de um meio material para se propagarem, como exemplo pode-se citar o éter luminífero. c) quanto à direção de propagação, sabe-se que nas ondas transversais a direção das vibrações coincide com a direção de propagação. d) quanto à direção de propagação, sabe-se que nas ondas longitudinais a direção das vibrações coincide com a direção de propagação. e) ondas tridimensionais são aquelas cuja propagação se dá apenas em um plano, tendo como exemplo as ondas sonoras. 24. (UFGD/2015) O para-raios foi construído por Benjamin Franklin, sendo constituído por uma haste de metal ligada a terra por um fio condutor. Em sua extremidade superior existe uma coroa de pontas metálicas capaz de suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica. Seu princípio de funcionamento se baseia no poder das pontas do condutor metálico. Quando uma nuvem eletrizada que esteja passando nas proximidades de um para-raios interage com ele, surge um forte campo elétrico entre as cargas elétricas da nuvem e as cargas que surgem na ponta do para-raios, oriundas do aterramento. O campo elétrico fica cada vez mais intenso até ultrapassar a rigidez dielétrica do ar (3 10 6 V/m), quando o ar se ioniza formando um caminho condutor até as nuvens. A partir desse momento, ocorrem as descargas elétricas. Disponível em <http://www.brasilescola.com/fisica/o-pararaios.htm>. Acesso em: 26 set. 2014.

De acordo com esse texto, o fenômeno de eletrização que surge no para-raios antes da descarga elétrica é a) atrito. b) contato. c) indução. d) ionização. e) radiação. 25. (UFGD/2015) Quando se considera a luz apenas com seu caráter ondulatório, NÃO É possível explicar o efeito: a) Doppler. b) Difração. c) Luminoso. d) Fotoelétrico. e) Joule. 26. (UFGD/2014) Um ovo irá submergir se for colocado em um recipiente com água logo após o momento em que a galinha o botou (ovo fresco ou recém-posto), pois sua densidade é maior que a densidade da água. No entanto, se um ovo é deixado por vários dias ao ar livre em condições normais de temperatura e pressão, geralmente irá flutuar se for colocado em um recipiente com água. Isso acontece, pois a casca do ovo é porosa e por ela é possível haver passagem de matéria, ocorrendo principalmente perda de água por evaporação e o preenchimento do espaço interno do ovo com matéria gasosa. Se um ovo estiver com 80 % de seu volume submerso em água pura (densidade da água igual a 1,00 g/cm 3 ), pode-se afirmar que: a) sua densidade é maior que 0,80 g/cm 3 ; b) sua densidade é de 1,25 g/cm 3 ; c) sua densidade é igual a 1,00 g/cm 3 ; d) sua densidade é igual a 0,80 g/cm 3 ; e) sua densidade é menor que 0,80 g/cm 3. 27. (UFGD/2014) Uma garrafa contendo 1 quilograma de água a 20 C foi colocada no congelador. Qual a energia necessária para transformar completamente toda a água em gelo a 0 C, sabendo que o calor específico da água é 4,2 J/g. C e o seu calor latente de solidificação é 333 J/g? a) 20 kj b) 42 kj c) 84 kj d) 333 kj e)417 kj 28. (UFGD/2014) Um feixe de luz branca (luz policromática), ao passar por um prisma, pode ser decomposto em várias cores monocromáticas. Qual fenômeno ótico é responsável por essa decomposição da luz branca ao interagir com o prisma? a) Difração b) Refração c) Interferência d)distorção e) Reflexão 29. (UFGD/2014) Sabe-se que para a radiação eletromagnética, a frequência é inversamente proporcional ao comprimento de onda e a energia é diretamente proporcional à frequência. Das alternativas abaixo, qual apresenta a radiação eletromagnética em ordem decrescente de energia? a) Infravermelho Visível Ultravioleta b) Visível Infravermelho Ultravioleta c) Infravermelho Ultravioleta Visível d) Ultravioleta Infravermelho Visível e) Ultravioleta Visível Infravermelho

30. (UFGD/2014) Qual a ordem de grandeza da quantidade de dados com lados de 1 cm que encheria completamente uma caixa cúbica com lados iguais a 1 m? a) 10 3 dados. b) 10 5 dados. c)10 6 dados. d) 10 7 dados. e)10 11 dados. GABARITO: 1) Gab: VFVV 2) Gab: FFVV 3) Gab: VVVF 4) Gab: VFFV 5) Gab: VFFF 6) Gab: FVVF 7) Gab: VVVF 8) Gab: FVFV 9) Gab: VVFF 10) Gab: VFFV 11) Gab: FFFV 12) Gab: FVVF 13) Gab: VFVF 14) Gab: FFVV 15) Gab: FFVF 16) Gab: E 17) Gab: A 18) Gab: B 19) Gab: D 20) Gab: B 21) Gab: D 22) Gab: A 23) Gab: D 24) Gab: C 25) Gab: D 26) Gab: D 27) Gab: E 28) Gab: A 29) Gab: E 30) Gab: C