A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil brainly

A importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil brainly

Áreas da Ciência >> Ciências da Saúde > Saúde Coletiva


A SAÚDE COLETIVA é uma área de conhecimento multidisciplinar construída na interface dos conhecimentos produzidos pelas ciências biomédicas e pelas ciências sociais. Dentre outros, tem por objetivo investigar os determinantes da produção social das doenças com o fito de planejar a organização dos serviços de saúde.

Em meados da década de 1970, os limites de acesso de grande parte da população brasileira aos serviços públicos de saúde desencadearam a organização de um movimento político responsável por um conjunto de reivindicações e pela formulação de princípios que fundamentaram a reforma sanitária brasileira. A universalização do acesso e a descentralização da gestão dos serviços de saúde marcam a organização do Sistema Único de Saúde do país.


O profissional formado em Saúde Coletiva pode gerir unidades de serviços de saúde, desenvolver propostas de políticas e ações que visem à promoção da saúde pública, e atuar na docência e na pesquisa acadêmica.


Especializações • Epidemiologia – estuda a distribuição na população e nos territórios de doenças e de seus mecanismos de transmissão • Gestão e análise dos serviços de saúde – estuda e promove a administração dos serviços de saúde • Promoção da saúde – estudo e desenvolvimento de políticas e estratégicas que favoreçam a promoção da saúde

• Saúde da família – estuda e desenvolve estratégias que possibilitem a promoção da saúde da família


Áreas de atuação profissional • Pesquisa acadêmica e docência em universidades e instituições de pesquisa • Gerenciamento de unidades de serviços de saúde • Auditoria com a emissão de pareceres sobre as políticas e ações das unidades de serviços de saúde

• Elaboração de políticas de promoção da saúde, atuação junto a Secretarias de Saúde e ao Ministério da Saúde


Onde estudar?
• Graduação: o curso de Saúde Coletiva ainda é muito recente, sendo oferecido por algumas universidades federais e estaduais.


• Pós-graduação: programas de pós-graduação em saúde coletiva são mais difundidos que os cursos de graduação, sendo oferecidos em diversas universidades, como por exemplo:
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz
Instituto de Medicina Social/UERJ


Para conhecer mais:
• Associação Brasileira de Pós-gradução em Saúde Coletiva – ABRASCO
• Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco

#84138

Aqui está a minha análise da sua redação: Ótimo uso do repertório, mas tente relacioná-lo com o tema de maneira explicativa. Exemplo: No entanto, isso não ocorre na prática, uma vez que o país secundariza a saúde pública. Erro de vírgula no segundo parágrafo. Correto: população, de nada vale... Você utilizou o mesmo repertório da Introdução no seu D1. Tente diversificar os repertórios. Erro de vírgula no segundo parágrafo. Correto: Entretanto, se torna... Você argumentou que a desinformação corrobora o processo de não reivindicação da saúde pública, porém você não falou porque isso acontece. Boa consequência, mas faltou um exemplo para tornar sua argumentação mais completa.

Seu segundo parágrafo ficou pouco argumentativo, pois você não defendeu seu ponto de vista de maneira expressiva nele. O ideal seria falar porque as pessoas do Brasil não elaboram levantamentos regulares acerca das necessidades urgentes, mas isso não ficou explícito.

Você repetiu o termo “se faz”, então, tente diversificar ele para que o texto não fique repetitivo. Palavras como o “é” podem ajudar. Ademais, vale ressaltar que, em muitos começos de frase, não foram aplicados conectivos, o que, por conseguinte, prejudica a conexão entre as ideias e, simultaneamente, a Competência 4. A dica é: coloque conectivos.

Por fim, sua redação ficou boa, mas os pontos supracitados devem ser melhorados. Creio que sua redação anterior estava melhor que essa, mas continue tentando que você chega aonde você quiser! Um abraço!

O impossível era impossível, até que alguém tentou e conseguiu.

É preciso reivindicar a fim de que a saúde seja valorizada no Brasil. Ainda que o país enfrente uma crise, os investimentos na saúde não devem ser cortados, visto que parte dos cidadãos dependem dessa assistência.

Qual a importância da área da saúde?

A área da Saúde é conhecida pela rotina de trabalho árduo e estressante e pela contínua pressão de reduzir sofrimentos e salvar vidas. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde define-se por um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doenças.

Qual é a importância da política na vida das pessoas?

O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.

Qual a importância da política na vida das pessoas Brainly?

A política serve como um gatilho para as ações realizadas entre os indivíduos na sociedade. Ou seja, ela desenvolve a sociedade como um todo e faz parte da estrutura social sendo crucial para a vida em sociedade.

O que é uma organização política no Brasil?

A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das leis e da Constituição.